Guppys

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
nrgnrg
Membro Júnior
Registado: terça nov 01, 2011 10:42 pm

terça nov 01, 2011 10:56 pm

Boa noite!
Queria esclarecer umas duvidas sobre Guppys...
Acho que tenho uma femia grávida: a barriga esta um pouco maior do que quando a recebi e tem o pontozinho preto e anda quase sempre no fundo do aqua..(penso que é por ter a barriga pasada, é sinal de estar grávida né?)
Desde já, agradeço a quem responder e também agradeço dicas que achem nessecário indicar, porque sou novato no assunto.
Cumps. :wink:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta nov 02, 2011 2:54 pm

Se ela estiver inchada, com o ponto gravítico ( o tal ponto preto no abdómen ) estiver de maior dimensão e mais escuro do que o habitual, apresentar uma actividade um pouco mais reduzida, procurar locais mais escondidos e os machos estiverem quase sempre atrás dela, é muito provável que o parto esteja próximo.

Assim que notar o nascimento dos bébés, separe-os para um aquário à parte. Isto se pretender fazer criação, pois os guppys adultos comem os bébés.

Quando fiz a primeira reprodução dos meus guppys fiz o seguinte:
Assim que notei que o parto estava próximo, separei a fêmea para uma maternidade ( onde existe uma divisão para a fêmea e outra para onde os bébés caem, ficando separados da mãe ).
Depois de um dia, a fêmea, tendo parido cerca de 20 alevinos, já tinha parido tudo, então coloquei-a novamente no aquário e coloquei os bébés num outro aquário já previamente ciclado e preparado.
Desses 20 e poucos sei que salvei à volta de 17. Os mais fraquinhos morreram.

A partir da minha primeira reprodução sempre tive sucesso com os mesmos métodos.
De momento não tenho guppys, mas já cheguei a ter 200 bébés novos a cada mês. Quando não tinha espaço para tanto aquário aqui em casa, comecei a deixar os pais comer os filhos, mas havia sempre 1 ou 2 que escapavam.

Não sei se estava informado sobre isto tudo, por isso peço desculpa se já tinha estes conhecimentos :oops: .

Boa sorte.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

quarta nov 02, 2011 6:00 pm

Nitara Escreveu:Se ela estiver inchada, com o ponto gravítico ( o tal ponto preto no abdómen ) estiver de maior dimensão e mais escuro do que o habitual, apresentar uma actividade um pouco mais reduzida, procurar locais mais escondidos e os machos estiverem quase sempre atrás dela, é muito provável que o parto esteja próximo.

Assim que notar o nascimento dos bébés, separe-os para um aquário à parte. Isto se pretender fazer criação, pois os guppys adultos comem os bébés.

Quando fiz a primeira reprodução dos meus guppys fiz o seguinte:
Assim que notei que o parto estava próximo, separei a fêmea para uma maternidade ( onde existe uma divisão para a fêmea e outra para onde os bébés caem, ficando separados da mãe ).
Depois de um dia, a fêmea, tendo parido cerca de 20 alevinos, já tinha parido tudo, então coloquei-a novamente no aquário e coloquei os bébés num outro aquário já previamente ciclado e preparado.
Desses 20 e poucos sei que salvei à volta de 17. Os mais fraquinhos morreram.

A partir da minha primeira reprodução sempre tive sucesso com os mesmos métodos.
De momento não tenho guppys, mas já cheguei a ter 200 bébés novos a cada mês. Quando não tinha espaço para tanto aquário aqui em casa, comecei a deixar os pais comer os filhos, mas havia sempre 1 ou 2 que escapavam.

Não sei se estava informado sobre isto tudo, por isso peço desculpa se já tinha estes conhecimentos :oops: .

Boa sorte.
nada a acrescentar :D :D :D
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
nrgnrg
Membro Júnior

quarta nov 02, 2011 6:04 pm

Por acaso ja sabia sim xD mas nao faz mal nenhum... Eu vi uma coisa estranha e por isso ja pus a mae na maternidade... ela estava um pouco gordinha mas agr reparei que estava um pouco mais magra e com pouca cor... acho que foi por ela nao andar a comer nada porque anda sempre nos cantos do aquario escondida (acho que por estar grávida) e pos isso coloquei.a na maternidade e dei.lhe comida... acho que esta um pouco melhor mas nao tenho a certeza =X se souberes algo sobre isto dis qualquer coisa sff.
Obrigado e abraços!
nrgnrg
Membro Júnior

sexta nov 04, 2011 12:26 am

alguem responde? :x
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

sexta nov 04, 2011 12:04 pm

maternidades são autenticos cemiterios, mais vale prender os machos na maternidade e deixar a femea solta para parir á vontade, em maternidades o taxa de exito de femeas é baixo
mete os machos num taparuwer a boiar no aqua e deix A FEMEA SOLTA SEM STRESSES
nrgnrg
Membro Júnior

sexta nov 04, 2011 4:57 pm

Quando a coloquei na maternidade ela ficou muito bem, nao ouve stress, mas acho que ja nao ta gravida, esta diferente, eu experimentei solta.la para ver se ela ja n andava no fundo e ela ja nada mais mas ainda vai ao fundo, mas tambem reparei que o macho andava sempre a tentar fazer algo na barriga dela. o que pode ser?
doctorbrinco
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 5:40 pm

ABORTO EM PEIXES??? LOL!!!
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
doctorbrinco
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 5:41 pm

pessoal, tou a brincar, não me chamem burro :D :D :D :D
nrgnrg
Membro Júnior

sexta nov 04, 2011 6:35 pm

Eu começei a achar que ja nao tava gravida antes de a por na maternidade, quando vi isso é que pus!
porque ela estava um pouco sem cor e tal como disse no topico acima...
ve la se sabes o que é pofavor. (lê os topicos para te informares e depois responde porfavor =x) :?
Deaadman
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 9:27 pm

sim as femeas abortam quando stressam
se ela anda parada ao mudares de sitio so vai piorar, não stresses a bixa, quantas femeas tens pa cada macho?
Deaadman
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 9:28 pm

e não, elas quando estao gravidas nao perdem cor nem deixam de comer,nem ficam no fundo do aqua, o mais certo é ela estar doente, elas quando estao gravidas o pontinho preto que sempre têm fica maior, muito maior
doctorbrinco
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 9:42 pm

Deaadman Escreveu:sim as femeas abortam quando stressam
se ela anda parada ao mudares de sitio so vai piorar, não stresses a bixa, quantas femeas tens pa cada macho?
Abortam?
incrível!!!
já aprendi uma coisa nova :lol: :lol: :lol:
Deaadman
Membro Veterano

sexta nov 04, 2011 10:02 pm

tal como quase todos os animais femeas
nrgnrg
Membro Júnior

sexta nov 04, 2011 10:07 pm

ui... tanta coisa para explicar xD
1º a femia nao deixou de comer, nao comia porque andava sempre no fundo do aqua...
2º eu acho que ela nao esta stressada, acho que ela ja esta melhor ja tem mais cor e ja nao anda quase nunca no fundo... mas ainda atenho na maternidade...
3º eu cumeti erros quando adquiri o aqua pk ainda n estava bem informado... ao fim de +- 2 semanas ainda n tinha feito o teste do pH e ja tinha comprado mais peixes (no principio começei com 5 e depois comprei mais 4 mas como o pH estava mt alto so sobraram 3) agr ja o tenho á mais de 1 mês ainda com os 3 peixes 2 guppys 1 macho e 1 femia e 1 platy( dos 9 que tinha eram 3 femias guppys e 2 machos guppy, 1 macho platy e uma femia platy e 1 casal de molly) amanha vou comprar mais uns poucos( 1 macho guppy e 2 femias guppy, 1 femia platy + 1 casal platy e 1 ou 2 casais de molly) uma das femias guppy que murreu eu achava que estava grávida e para ter a certeza abri-lhe a barrriga para confirmar e estava memso grávida (pk assim ja fico com uma ideia de quando estao grávidas) mas esta eu pensava que estava e depois parecia que ja nao estava.... nao sei o que se passou... Acho que nao falta nada aqui... qualquer coisa dis :p e ja agora tenta.me ajudar :o
Responder

Voltar para “Peixes”