Guppys

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
nrgnrg
Membro Júnior
Registado: terça nov 01, 2011 10:42 pm

terça nov 01, 2011 10:56 pm

Boa noite!
Queria esclarecer umas duvidas sobre Guppys...
Acho que tenho uma femia grávida: a barriga esta um pouco maior do que quando a recebi e tem o pontozinho preto e anda quase sempre no fundo do aqua..(penso que é por ter a barriga pasada, é sinal de estar grávida né?)
Desde já, agradeço a quem responder e também agradeço dicas que achem nessecário indicar, porque sou novato no assunto.
Cumps. :wink:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta nov 02, 2011 2:54 pm

Se ela estiver inchada, com o ponto gravítico ( o tal ponto preto no abdómen ) estiver de maior dimensão e mais escuro do que o habitual, apresentar uma actividade um pouco mais reduzida, procurar locais mais escondidos e os machos estiverem quase sempre atrás dela, é muito provável que o parto esteja próximo.

Assim que notar o nascimento dos bébés, separe-os para um aquário à parte. Isto se pretender fazer criação, pois os guppys adultos comem os bébés.

Quando fiz a primeira reprodução dos meus guppys fiz o seguinte:
Assim que notei que o parto estava próximo, separei a fêmea para uma maternidade ( onde existe uma divisão para a fêmea e outra para onde os bébés caem, ficando separados da mãe ).
Depois de um dia, a fêmea, tendo parido cerca de 20 alevinos, já tinha parido tudo, então coloquei-a novamente no aquário e coloquei os bébés num outro aquário já previamente ciclado e preparado.
Desses 20 e poucos sei que salvei à volta de 17. Os mais fraquinhos morreram.

A partir da minha primeira reprodução sempre tive sucesso com os mesmos métodos.
De momento não tenho guppys, mas já cheguei a ter 200 bébés novos a cada mês. Quando não tinha espaço para tanto aquário aqui em casa, comecei a deixar os pais comer os filhos, mas havia sempre 1 ou 2 que escapavam.