Se ela estiver inchada, com o ponto gravítico ( o tal ponto preto no abdómen ) estiver de maior dimensão e mais escuro do que o habitual, apresentar uma actividade um pouco mais reduzida, procurar locais mais escondidos e os machos estiverem quase sempre atrás dela, é muito provável que o parto esteja próximo.
Assim que notar o nascimento dos bébés, separe-os para um aquário à parte. Isto se pretender fazer criação, pois os guppys adultos comem os bébés.
Quando fiz a primeira reprodução dos meus guppys fiz o seguinte:
Assim que notei que o parto estava próximo, separei a fêmea para uma maternidade ( onde existe uma divisão para a fêmea e outra para onde os bébés caem, ficando separados da mãe ).
Depois de um dia, a fêmea, tendo parido cerca de 20 alevinos, já tinha parido tudo, então coloquei-a novamente no aquário e coloquei os bébés num outro aquário já previamente ciclado e preparado.
Desses 20 e poucos sei que salvei à volta de 17. Os mais fraquinhos morreram.
A partir da minha primeira reprodução sempre tive sucesso com os mesmos métodos.
De momento não tenho guppys, mas já cheguei a ter 200 bébés novos a cada mês. Quando não tinha espaço para tanto aquário aqui em casa, comecei a deixar os pais comer os filhos, mas havia sempre 1 ou 2 que escapavam.
Não sei se estava informado sobre isto tudo, por isso peço desculpa se já tinha estes conhecimentos

.
Boa sorte.