Termostato forte demais

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo nov 20, 2011 1:59 am

Boas a todos já tenho o aquário :D O aquário tem de medidas 100/40/30 (comprimento/altura/profundidade) E da aquapor...E veio com um termostato, filtro, lampada uvb, termometro, fundo e móvel...Quando vou ver o termostato dizia lá 200 watts e eu fiquei a pensar não será muito forte fui perguntar e disseram-me que o kit já vinha feito e que não podiam mudar nada...A senhora disse-me que podia por programado para 26 que ficava nos 27/28 (graus) na mesma, mas não é so isso o próprio filtro diz lá 1000 litros por hora ou uma coisa assim...Queria perguntar se está tudo bem ou se é melhor comprar um termostato menos forte...Off topic: eu estive a ver vários produtos daquelas das bactérias e um deles da tetra diz que se puser lá posso por alguns peixes só passado 24 horas ou seja goodbye ciclagem ou não? Já agora o filtro diz filtragem mecânica e biológica isso é bom? Vem com a esponja e um saquinho com carvão para limpar é so ferver os mesmos?

É mesmo este o meu:
http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_se ... 5_21w.html

E o kit é este ( http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_ki ... 5_21w.html ) que curiosamente diz o respectivo termostato e filtro que vem por isso podem analisar e ver se está tudo bem ou tenho de mudar algo...
Obrigado.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

domingo nov 20, 2011 3:46 pm

Rikass Escreveu:Boas a todos já tenho o aquário :D O aquário tem de medidas 100/40/30 (comprimento/altura/profundidade) E da aquapor...E veio com um termostato, filtro, lampada uvb, termometro, fundo e móvel...Quando vou ver o termostato dizia lá 200 watts e eu fiquei a pensar não será muito forte fui perguntar e disseram-me que o kit já vinha feito e que não podiam mudar nada...A senhora disse-me que podia por programado para 26 que ficava nos 27/28 (graus) na mesma, mas não é so isso o próprio filtro diz lá 1000 litros por hora ou uma coisa assim...Queria perguntar se está tudo bem ou se é melhor comprar um termostato menos forte...Off topic: eu estive a ver vários produtos daquelas das bactérias e um deles da tetra diz que se puser lá posso por alguns peixes só passado 24 horas ou seja goodbye ciclagem ou não? Já agora o filtro diz filtragem mecânica e biológica isso é bom? Vem com a esponja e um saquinho com carvão para limpar é so ferver os mesmos?

É mesmo este o meu:
http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_se ... 5_21w.html

E o kit é este ( http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_ki ... 5_21w.html ) que curiosamente diz o respectivo termostato e filtro que vem por isso podem analisar e ver se está tudo bem ou tenho de mudar algo...
Obrigado.
Teoricamente o termostato é demasiado potente, mas pela minha experiência isso não deve ser problema.

O meu primeiro aquário foi também um aquário em kit, curiosamente da aquapor, tinha 30 litros e veio com um termostato de 75W. Colocava-o programado na temperatura 22ºC/23ºC e ele mantinha a temperatura do aquário por volta dos 26ºC.

Hoje em dia tenho um aquário de 100 litros e, imagina, uso o mesmo termostato. Ou seja, 75W têm chegado para manter a temperatura do meu aquário de 100 litros nos 26ºC, mas creio que ele está programado para os 27ºC ou 28ºC (não tenho a certeza).

Portanto penso que desde que o programes correctamente não terás problemas.

Quanto ao filtro, este deve ter uma potência 5 ou 6 vezes superior à capacidade do aquário. O teu é um pouco superior... mas não vejo nenhum inconveniente, a não ser que este provoque demasiada agitação à superfície e incomode os peixes. Nesse caso deves substituí-lo.

A filtragem biológica é boa, e na prática existe em qualquer filtro, mesmo os que têm "apenas" filtragem mecânica, porque em condições normais até estes desenvolvem colónias de bactérias no seu interior e que são responsáveis pela degradação de compostos tóxicos noutros menos nocivos para os peixes. (Amónia > Nitritos > Nitratos).
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo nov 20, 2011 9:59 pm

Ok, e em relação as bactérias eu vi o tal produto da tetra que dizia que bastava por a quantidade dita no rótulo e passado 24 horas ficava pronto a usar ou seja já podia por peixes...Outra coisa queria comprar troncos deste género: http://www.youtube.com/watch?v=L0mPqJaf ... re=related
Alguém me poderia indicar um sitio que fique em conta...Mandem por mp...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Peixes”