Aquario de Betta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quinta jan 19, 2012 11:10 pm

Boas

pretendo adquirir um Betta Macho, tenho um aquario pequeno e algumas plantas reais, gostava de saber se:
para ter tudo é preciso algum tipo de luz especial?
tenho de colocar um filtro ou uma bomba com pedra difusora?
vale a pela meter um limpa-fundos/vidros tambem (tendo algum receio que o Betta o mate) ?
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta jan 20, 2012 3:50 pm

É melhor dizer primeiro o tamanho do aqua...depois digo-lhe tudinho :wink:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sexta jan 20, 2012 5:40 pm

Olá!

Para ter um Betta tem que ter um aquário de 15 litros (mínimo), sendo um aquário de 30 litros o ideal.

Necessita também de ter no seu aquário: filtro, termostato (pois os Bettas são peixes de água quente) e iluminação.
Pode por plantas naturais e alguns peixes que convivam bem com o Betta. Para ter outros peixes no aquário, é necessário um aquário de maiores dimensões. Dos peixes que já juntei com Bettas, nunca tive problemas com: Tetra-Néons, Tetra-Cardinais, Rasbora-Arlequins e Corydoras. Por experiência própria não o aconselho a juntar o Betta com Guppies (devido as suas caudas que podem ser confundidas pelo Betta, levando-o a pensar que o Guppy é da sua espécie).
Já tive um Betta com Camarões-Caridina e outro com Camarões-Red-Cherry, e os Bettas nunca os atacaram, embora existam pessoas em que esta junção não deu bom resultado e defendem que os Bettas não se devem juntar com camarões.

Se decidir montar o aquário, não se esqueça de fazer a ciclagem antes de por o/s peixe/s, e depois de já estar o aqua montado, não se esqueça da limpeza do aquário (TPA's (Trocas Parciais de Água), limpeza do fundo do aquário, limpeza dos vidros do aqua, etc.)

(Desculpe o testamento :P)

Boa sorte!!! :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Titanum
Membro Veterano

sexta jan 20, 2012 6:12 pm

Nao ha problema, o meu aqua tem 27cmx14cmx15cm (comp., Larg. e Alt.)

preciso entao de um mini filtro e barato, alguem me pode dar uma ideia?
termóstato? nos videos que vejo n vejo termostatos nos aquarios, pensava que era um peixe qe se ambientava a qualqer amiente aquatico.

A ciclagem da agua, como devo fazer? e qual a iliminaçao?
Titanum
Membro Veterano

sexta jan 20, 2012 6:16 pm

o problema é que qeria dar boas condições ao peixe mas n abusar muito nos gastos...
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

sexta jan 20, 2012 7:17 pm

Esse aqua é muito pequeno para um beta, tem apenas 5,6 litros brutos de volume.
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sexta jan 20, 2012 7:55 pm

Titanum Escreveu:Nao ha problema, o meu aqua tem 27cmx14cmx15cm (comp., Larg. e Alt.)

preciso entao de um mini filtro e barato, alguem me pode dar uma ideia?
termóstato? nos videos que vejo n vejo termostatos nos aquarios, pensava que era um peixe qe se ambientava a qualqer amiente aquatico.

A ciclagem da agua, como devo fazer? e qual a iliminaçao?

Esse aquário não dá para por um Betta.

Se decidir comprar um aqua maior, informe-se bem sobre a manutenção dos Bettas e de um aquário de água quente (sim, porque os Bettas são peixes de água quente, e um dos maiores erros que é cometido ao comprar um Betta é pensar que "eles se habituam a qualquer tipo de aquario", coisa que é mentira. Eles num aquário de 2 litros e com água fria não vivem, SOBREVIVEM :roll:)

Deixo aqui um tópico com bastantes informações úteis, nomeadamente, a ciclagem:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52138

Boa sorte! :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta jan 20, 2012 8:56 pm

O aqua é muito pequeno, se quiser um betta compre um de 18 litros é optimo para ele...Precisa de um termostato fraquito de 25 watts (custa entre 15 a 20 euros) um filtro de cascata (entre 10 a 20 euros), para plantas naturais é melhor umas luz que emite UVB...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jan 20, 2012 9:22 pm

Como já aqui disseram, o aquário é demasiado pequeno para um betta.

Se quiser mesmo ter um betta, adquira um aquário maior acima de 20 litros.
A lista de produtos/equipamentos necessários:
- Termostato. Bettas são peixes de água quente e não aguentam qualquer água, como a maioria dos vendedores transmite.
- Filtro de limpeza. Eu no meu aquário tenho o Trixie AquaPro M700 ( que também tem oxigénio incluído ). Num aquário com apenas um betta creio que não é estritamente necessário um filtro externo, até porque os bettas não apreciam uma corrente de água muito forte.
- Plantas naturais. Os bettas adoram aquários plantados. Há plantas naturais bastante fáceis de cuidar, assim como rabo-de-raposa, elódea, cabomba, anúbia, musgo de Java, feto de Java, etc.
- Substrato. Eu sempre usei substrato fértil com todas as plantas naturais. Húmus de minhoca tratado é muito bom.
- Luz. Normalmente a luz vem incluída no aquário. A maioria das lojas vendem luzes para aquário.
- Testes. Teste de pH, GH, KH e amónia são indispensáveis para medir/controlar os parâmetros da água.
- Anti-cloro.
- Medicamentos. É uma boa ideia ter sempre um medicamento para o íctio ( doença mais comum entre os peixes de aquário ). Eu tenho sempre um medicamento para o íctio e para fungos para uma urgência.
- Alimentação. Eu dou ao meu betta Tetra BettaMin, TetraMin Peixes Tropicais, artémia congelada, dáfnia liofilizada, tubifex vivo, larvas recém-nascidas de tenébrio vivas e TetraNatura Bloodworm em geleia.

Não esquecer:
- Fazer a ciclagem
- Fazer TPA's
- Manter os parâmetros adequados às espécies mantidas no aquário e verificar se estes são compatíveis
- Pesquisa sobre as plantas e peixes pretendidos de modo a conhecer o seu modo de vida, cuidados, parâmetros, etc.

De repente, lembro-me destas dicas, mas alguém poderá lembrar-se de outras.
Espero que corra tudo bem nesta iniciação à aquariofilia.
Boa sorte :wink: .
Titanum
Membro Veterano

sexta jan 20, 2012 9:25 pm

Ok, obrigado a todos
Titanum
Membro Veterano

sexta jan 20, 2012 9:39 pm

Deixo a luz sempre ligada?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jan 20, 2012 9:46 pm

Não.
O fotoperíodo ( tempo em que o aquário recebe a luz ) deve variar entre as 8 e as 12 horas diárias.
Eu ligo as luzes do meu aquário às 9h da manhã e apago-as às 19h da tarde.

Os peixes têm de descançar de noite, pelo que a luz deve sempre estar desligada neste período.
Titanum
Membro Veterano

sexta jan 20, 2012 10:01 pm

eu tenho uma Lampada 5.0 de repteis ligada, aquece a agua e fornece tambem UVb´s ás plantas, é bom ou nao? enquano n comprar o grande c/ luz incluida
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta jan 20, 2012 10:05 pm

ou tem muita pouca agua ou entao não é de uvb, essas de 5.0 mal aquecem
Titanum
Membro Veterano

sexta jan 20, 2012 10:12 pm

está muito perto da água e o aqua tambem é pequeno, enquanto n tenho o outro, mais vale um aqua pequeno que um globo ou um copo n?
Responder

Voltar para “Peixes”