Nano-Reef

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
CAPRICIOSO
Membro
Registado: domingo out 17, 2010 3:42 pm

domingo jan 29, 2012 3:20 pm

Boas pessoal após alguns meses de ter um aqua de água doce, quente e alguns contratempos acho bastante fácil a sua manutenção, se mantivermos as Tpa semanais e não inventarmos muito( Como controlo semanalmente a Amonia e o ph não tive nenhuma baixa)

Gostava daqui por uns meses Montar um Mini- Reef andei a pesquisar pela net e constatei que existem alguns casos de sucesso se quisermos por exemplo colocar dois clown-fish (Amphiprion ocellaris) e alguns corais
o que pensam de projectos como este aqui referido axam viável?

http://www.aquahobby.com/tanks/b_tank0308c.php

Aguardo respostas
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo jan 29, 2012 6:28 pm

Queres que seja sincero? Também tive a mesma ideia e depois de pesquisar IMENSO ler tudo e mais alguma coisa desde o ciclo do aqua até ao equimamento necessário decidi que não tinha nem dinheiro nem paciência... :lol: Lol ainda por cima queres corais, isto não é como água doce para teres corais tens de ter várias luzes especiais...Depois em relação aos aparelhos também tens de ter alguns, não é por ser nano que dá menos trabalho aliás pelo contrário...Cada coral é á volta de 25 até 200 euros...E os peixes a mesma coisa...Além disso os peixes de água salgada são muito territoriais, logo só poderias por, por exemplo num nano de 50 litros talvez dois ou três peixes...Depois precisas de rocha viva que é a mesma coisa que a cerâmica na água doce, a rocha é que faz a filtragem biológica, mas custa a volta de 16euros/quilo, e elas são pesadas...Se estiveres mesmo muito interessado e se estiveres disposto a largar 500 euros lê muito mesmo, para não te enganares e depois ir tudo pelo cano abaixo...As únicas vantagens que encontrei (comparando com água doce) é que precisas de limpar menos vezes, e os peixes são super resistentes...

Mas pronto se estiveres mesmo convencido, lê estes tópicos todos e ficas a perceber melhor o que estou a falar:

http://www.aquariofilia.net/forum/index ... opic=92568
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass
Membro Veterano

domingo jan 29, 2012 6:35 pm

Outra coisa que esqueci-me de mencionar os corais são extremamente sensíveis e morrem facilmente...Precisam de ser alimentados, etc.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

terça jan 31, 2012 10:48 am

Rikass Escreveu:Outra coisa que esqueci-me de mencionar os corais são extremamente sensíveis e morrem facilmente...Precisam de ser alimentados, etc.

Nem todos :wink:

Mas pronto não é pelo preço elevado dos corais/peixes/ material que nao te aconselho ...mas sim porque nanos aquarios ainda para mais de agua salgada são dificeis de estabilizar...há muitos factores e paramentros a controlar que não há na agua doce. Para alem disso a maior parte das pessoas que tem nanos de agua salgada tem um aqua maior onde utilizam sempre a agua desse aqua maior para tpas do nano.

Já agora digo-te assim para um aquario de 50cm para pores a funcionar como aquario de agua salgada vais gastar mais de 250€ só em material como iluminação, escumador , bombas. Depois falta a rocha viva, areia viva etc etc etc e no final é capaz de chegar a 500€. Se fores para um aquario de 100cm gastas mais ou menos o mesmo e é muito mais facil de controlar

Cumps
<p>NAMAST&Eacute;</p>
Rikass
Membro Veterano

terça jan 31, 2012 5:44 pm

Vai acabar por gastar mais em rocha viva...Mas com 100 cm queres dizer que tamanho? Já tou curioso :twisted:
nazgull
Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m

terça jan 31, 2012 6:08 pm

imaginei um nano de 50 x30 x30 e depois disse 100 cm e imaginei tambem de 30 de profundidade e altura.

E o valor gasto não difere assim muito em material de um para outro.

Há que saber comprar e onde comprar :wink: para mim um aquario de agua salgada tem que ter uns 60cm de largura porque se for muito estreito perde-se muito espaço com a rocha.

Apesar de serem bonitos não tenho nenhuma curiosidade em mante-los. Tenho um amigo meu que tem um de 1000litros mas nem assim me convence.
<p>NAMAST&Eacute;</p>
Rikass
Membro Veterano

terça jan 31, 2012 6:31 pm

Pois, que inveja ;) Gostava de ter e já tive com essa ideia na cabeça, mas li bastante e acabei por me convencer que não tinha dinheiro...

Mas manda-me por mp lojas que aches em conta...
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quarta fev 01, 2012 9:05 pm

tou como o nazgul, salgados só na casa dos outros, :twisted:
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

quarta fev 01, 2012 11:36 pm

Eu também, mas no meu caso é porque tenho falta de paci€€€ncia...
nazgull
Membro Veterano
Peixes|||Tarentola m

quinta fev 02, 2012 1:39 pm

Eu gosto de completar ciclos de viva, ou seja manter, reproduzir e fazer o mesmo com a descendencia. E poucos são os peixes de agua salgada a reproduzir em cativeiro. Pois muitos deles necessitam do ciclo das luas e marés o que é bastante dificil criar num aquario.

Cumps.
<p>NAMAST&Eacute;</p>
CAPRICIOSO
Membro
Registado: domingo out 17, 2010 3:42 pm

sexta fev 03, 2012 11:34 pm

Obrigado pelas dicas, é que andava mesmo a pensar que um nano reef era um ideia brutal.

Agora já vi que nem por isso vou ponderar outras opçoes ou compro um maior ou opto por mais um pequeno tipo so para lagostins ou camaroes e caracóis tenho visto algumas coisas engraçadas nos folhetos da sera... não sei é se é viável como eles dizem nos panfletos....
Rikass
Membro Veterano

sexta fev 10, 2012 1:17 pm

É viável e é muito giro de se observar...Comprei um camarão madeira fico deliciado a vê-lo a comer as micro particulas ao pé da coluna de água :P :P :P

O camarão madeira (atyopsis moluccensis) é este caso não saibas:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Responder

Voltar para “Peixes”