Aquário de Caramujos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta fev 02, 2012 8:26 pm

Olá a todos!

Ando a montar o meu novo projecto: um aquário de caramujos. E surgiu uma dúvida.
Há algum problema em colocar areia de rio sem conchas ( que sempre usei nos meus outros aquários ) neste aquário que só terá caramujos ?
A dúvida surgiu-me porque vi ( informação não fidigna, tirada de um site ) que a areia fina poderia matar os caramujos, pois eles comiam-na e ao caminhar sobre ela não conseguiam fechar mais. Isto é verdade ?

O setup do aquário ( que está a actualmente a acabar de ciclar ) é o seguinte:
Litragem: 40 litros
pH: 7.5
Amónia: 0
Temperatura: 27ºC
Equipamentos: Filtro interno, termostato, pedra difusora p/oxigénio e luz
Plantas: Anúbias, cabombas, rabos de raposa e uma que não conheço a espécie ( a parte de baixo das folhas é roxa e as folhas são um pouco frisadas ).
A fauna que irá ter é a seguinte:
Alguns planorbis red ramshorn ( planorbis corneus rubrum ), 3 ampulárias douradas ( Pomacea bridgesi ) e 2 neritinas zebra ( Neritina natalensis ).

Espero que me esclareçam a dúvida e podem comentar à vontade :wink: .
Muito obrigado desde já.
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quinta fev 02, 2012 8:56 pm

acerca do areao, não faz mal não ter conchas, basta ires vendo se não está acida demais que poderá causar descalcificação nas conchas(principalmente nas ampularias) ja me disseram que as neritinas comem plantas(depende da planta) eu tive algumas temporariamente com musgo de java e as gajas nao comiam, o aqua tem tampa? as ampularias tendem a sair da agua, principalmente para desovar, de resto ta fixe, eu mantenho os meus caracois a 25º mas isso já são opinioes
se vais ter varios planorbis, aconselho te futuramente a comprares umas helenas, é que esses malandros têm de beleza o que os ratos têm de reprodução :twisted:
tens muitas plantas? se sim o uso da pedra difusora nao esta a fazer nada, as ampularias respiram ar, e os outros são tao pequenos que nao consomem quase oxigenio na agua nenhum
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

sexta fev 03, 2012 10:13 am

Boas,

Não há qualquer tipo de problema usares areia.

As neritinas natalesis não comem plantas... um dos motivos porque não tenho neritinas é que elas andam sempre a por bastantes ovos por todo o aquario e custam a tira-los e os ovos não eclodem em agua doce.

Cumprimentos
<p>NAMAST&Eacute;</p>
Nitara
Membro Veterano

sexta fev 03, 2012 2:43 pm

Ok.

O aquário é tapado sim. Tive o cuidado de analisar todos os buracos da tampa do aquário quando o adquiri e nenhum é suficientemente largo para as ampulárias ou as neritinas caberem.
Tenho bastante plantas. Toda a parte de trás e laterais do aquário estão plantados. Sendo assim vou retirar a pedra difusora.

Já conhecia o facto dos planorbis reproduzirem muito :wink: . Aliás, ontem reparei em dois planorbis ( dos normais, não dos vermelhos ) a deambularem pelo aqua. O mais provável é terem vindo com as plantas. Aqueles piolhos!

O resto da malta ( ampulárias, neritinas e os red ramshorn ) já estão encomendados.
Mais uns dias de ciclagem e já podem vir.

Obrigado pelas respostas e podem continuar a comentar à vontade :wink: .
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta fev 03, 2012 6:18 pm

As neritinas não comem as plantas, a minha passa por cima das plantas e só come as algas mais nada...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sexta fev 03, 2012 7:24 pm

umas fotos é que era bacano :)
já agora, adoro as neritinas, acho que vou por umas 2 no meu aqua.
adoro peixes, c&atilde;es, gatos, e recentemente descobri uma paix&atilde;o por degus, por favor v&atilde;o ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Nitara
Membro Veterano

sexta fev 03, 2012 7:26 pm

Não posso tirar fotos de momento. Peço desculpa.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sexta fev 03, 2012 7:30 pm

okok, no problem :)
adoro peixes, c&atilde;es, gatos, e recentemente descobri uma paix&atilde;o por degus, por favor v&atilde;o ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Nitara
Membro Veterano

sexta fev 03, 2012 7:33 pm

As neritinas são realmente muito bonitas.
Também gosto muito das ampulárias douradas, são um '' clássico '' nos aquários com caramujos e muito bonitas.
Os red ramshorn atraem-me muito por causa da cor. São uns piolhos que dão muito nas vistas dentro de um plantado.
Nitara
Membro Veterano

sexta fev 03, 2012 10:28 pm

Olá outra vez.

Hoje vi à venda uns Caramujos Diamante ( Vittina sp. ).
Acham que posso acrescentar dois à fauna já existente ? São de fácil manutenção ou diferem muito da manutenção das ampulárias, neritinas, etc. ?

Obrigado.
Deeaadman
Membro Veterano

sexta fev 03, 2012 10:35 pm

costumo ver muitas ha venda dessa especie, os cuidados são tipo as neritinas e creio que a reprodução seja tb como das neritinas
Nitara
Membro Veterano

sábado fev 04, 2012 12:40 pm

Ok, obrigado.

Entretanto, surgiu-me uma ideia, mas preciso da vossa opinião para saber se é aconselhável ou não, as vantagens e as desvantagens.

Há muitas folhas velhas de árvores caídas no chão na minha zona. Muitas são grandes ( 15 cm ) e muito bonitas.
Estive a ver alguns aquários que tinham como substrato o mesmo que eu, mas que acrescentaram folhas secas de árvores.

No meu substrato ( de cor creme e castanho ) ficava muito bem folhas castanhas secas de árvores. Ainda mais a constrastar com as folhas verdes das minhas plantas. E creio que daria um ar mais natural ao aquário.

Gostaria portanto de saber algumas coisas sobre a utilização de folhas secas de árvores apanhadas na rua num aquário de caramujos:
- São nocivas às espécies que pretendo manter ?
- Destabilizam os parâmetros ?
- Sujam a água ?
- Se puder mantê-las, que tratamento devo efectuar antes das colocar no aquário ?

Agradecia alguma ajuda nestas questões. Não passa de uma ideia, portanto gostaria da vossa opinião.

Obrigada.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado fev 04, 2012 1:19 pm

Estas a falar com um grande apreciador de folhas nos aquários...Tens muitas que podes por, mas as mais seguras são as de plátano, carvalho e as de amendoeira da índia (só comprando)...

1º - apanhe as da arvore, não apanhe as do chão..Elas tem de estar mesmo secas do genero tocas na folha ainda na árvore e a folha caí...
2º - passa muito bem com água corrente, para retirar todas as impurezas...
3º - as que não fores utilizar seca-as e poem num saco de plástico, as que utilizares tens duas hipoteses: ou colocas no aqua directamente ou colocas numa rede, mas como queres para decoração poem no substracto fica lindo...Elas ao principio vão boiar, mas depois vão ao fundo...

Não são nocivas para os caracóis nem outro animais aquáticos, mas alteram uns parametros (o pH). O pH vai ficar mais ácido nada que se note muito a não ser que coloques muitas...Tens de retirá-las passado 15 dias pois estas vão-se desfazendo...E por ultimo elas colocam a tão conhecida cor de chá no aquário, e só algumas pessoas gostam de ver esta cor no aqua...Boa sorte :)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Deeaadman
Membro Veterano

sábado fev 04, 2012 1:23 pm

mas o aquario vai ser so pa caracois? se sim não aconcelho o uso de folhas, caso uses vai vendo as conchas, pois com folhas a agua acidifica, o que descalcifica as conchas, eu tenho troncos no meu nano, e tenho de repor o calcio na agua para (principalmente as ampularias) porque nota se muito rapidamente nas conchas
agua acida é boa pa camaroes, má pa caracois
Nitara
Membro Veterano

sábado fev 04, 2012 1:51 pm

Deeaadman Escreveu:mas o aquario vai ser so pa caracois? se sim não aconcelho o uso de folhas, caso uses vai vendo as conchas, pois com folhas a agua acidifica, o que descalcifica as conchas, eu tenho troncos no meu nano, e tenho de repor o calcio na agua para (principalmente as ampularias) porque nota se muito rapidamente nas conchas
agua acida é boa pa camaroes, má pa caracois
Sim, o aquário vai ser exclusivamente para caracóis.

Obrigada pela ajuda de todos.
Vou pensar melhor. Fico mais descansada pelo facto de não serem nocivas aos caracóis, mas o facto de alterar o pH e se desfazerem depois de algum tempo deixa-me um pouco com o pé atrás ...
Responder

Voltar para “Peixes”