ajuda!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

domingo fev 26, 2012 12:25 pm

bom dia, preciso de ajuda com o meu aquário:
tenho o aquário montado à quase um mes, e esteve 2 semanas a ciclar, o setup é este:

80 x 40 x 30

filtro: eheim pickup 2010 (500 litros por hora)
litragem: 90 litros (não está cheio até cima)
luz: 1 lampada 18 watts, PENSO que a volta dos 6400 graus kelvin.

flora:

1 valisneria spiralis
1 valisneria nana
1 rotala wallichii
1 egeria densa
1 anubia
1 anubia nana
1 gymnocoronis spilanthoides (que tem vindo a perder bocados das folhas de baixo, que ficam a tona de agua, se me ajudassem com isso agradecia)
1 porção de musgo de java preso a uma pedra
e vou colocar um tronco com microsorum narrow (um tipo de feto de java) e vesicularia dubyana christmas (tipo mudgo de java)

fauna:

4 tetra neon rosa ou hemirammus erythrozonus (vou colocar mais um ainda esta semana)
3 tetra neon (neon mesmo, nao e cardinal)
1 plecocostomus (sei que vai crescer, mas quando o comprei, há 6 meses nao sabia)
1 tubarão martelo
1 platy
2 camaroes red cherry
outro integrado na "equipa de limpeza" cujo nome desconheço, mas é pequeno.

amonia: 0
ph: 7.2 (tem-se revelado dificil descer)
nitratos e nitritos: nao possuo os testes

e agora o problema: hoje reparei que um dos neons estava quieto no fundo do aquário, a um cantinho, e quando olhei por cima vi que tinha uma pequena coisita semi transparente num dos lados, quase que parecia uma escama levantada, depois quando olhava para os outros peixes, vi que outro dos neons tinha uma coisa tipo bolha esbranquiçada por cima da boca, alguem me diz o que poderá ser? e tenho um produto da sera chamado mycopur que é para fungos, acham que os deva mudar para outro aquário e tratar com este produto?
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

domingo fev 26, 2012 4:53 pm

Os neosn estão assim porque esse pH é insuportável para eles...pH ideal para neons: 6.5 suportam até 6.9/7.0 MAX o platy gosta desse pH e os camarões e o tubarão também agora os neons...esquece esse pH não dá mesmo para eles...Mas poem umas fotos dos neons que tem doença para tentar perceber o que é...
Antes de por os peixes no aquário: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo fev 26, 2012 7:13 pm

Olá doctorbrinco.

Como Rikasss disse, há incompatibilidade de parâmetros. Os néons provavelmente estão assim porque não toleram águas alcalinas e muitas vezes nem mesmo neutras.
Preferem um pH ácido a rondar os 6.5.
São peixes oriundos de locais onde as águas podem atingir pH até 5.5 ou, nalguns casos, até menos, por isso acho que já deu para perceber que não gostam mesmo de pH alcalino :wink: .

E talvez seja de estarem neste pH que estejam assim doentes.
O stress causado pelo pH desadequado pode enfraquecer bastante o sistema imunitário dos peixes e estes ficam muito mais frágeis e é frequente o aparecimento de doenças.

Uma foto ajudava imenso para identificar a dita doença.

Boa sorte :wink: .
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo fev 26, 2012 8:19 pm

pois eu queria descer o ph, tenho turfa e até deixo 2 baldes cheios com agua com aquasage e turfa, para depois fazer a mudança de agua, mas mesmo assim não e facil, agora tenho um tronco, espero que o ph desça.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

domingo fev 26, 2012 8:31 pm

Não te preocupes com o ph a 7.2, o problema de certeza que não vem daí e se o tens estável não vale a pena inventar.
Compra o teste de nitratos é muito importante, porque é pelo valor de nitratos que vais saber se estás a fazer as tpa's na altura certa.
A gymnocoronis spilanthoides e rotala não se vão aguentar só com 18w.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo fev 26, 2012 8:34 pm

Também esqueci de referir a amónia.
É muito importante medir os seus níveis.
As doenças podem também vir de níveis elevados de amónia.
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo fev 26, 2012 9:52 pm

a amonia esta a zero, e quanto a luz, infelizmente nao tenho hipotese de colocar outra, posso é colocar um filtro para ajustar a temperatura de cor, acha que ajuda?
epicrates
Membro Veterano

domingo fev 26, 2012 11:16 pm

Mudares os kelvins não adianta, isso só faz com que seja mais amarelo, branco ou azulado.
O aqua pode tar com um pico de nitritos ou nitratos visto teres montado a pouco tempo.
Rikasss
Membro

segunda fev 27, 2012 1:14 am

epicrates Escreveu:Não te preocupes com o ph a 7.2, o problema de certeza que não vem daí e se o tens estável não vale a pena inventar.
Compra o teste de nitratos é muito importante, porque é pelo valor de nitratos que vais saber se estás a fazer as tpa's na altura certa.
A gymnocoronis spilanthoides e rotala não se vão aguentar só com 18w.
E depois eu é que não tenho experiência nenhuma na aquariofilia não é? Se o user tem um pH de 7.2 não deve ter neons eu não falei em baixá-lo, pois como disse mais vale deixá-lo estável agora não fazer nada? :lol: :lol: :lol:
Com o tronco vai baixar de certeza, mas também depende do tamanho do mesmo se este for pequeno lógico que não vai fazer diferenças agora se ocupar um bom bocado já faz diferença...Também tem folhas de plátano, carvalho ou amendoeira da índia...
epicrates
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 1:27 am

Mas tu conheces mais algum parâmetro sem ser o ph??
As tuas respostas são todas pré fabricadas do lês, experiência zero...
O problema pode ser desde uma má ambientação a um pico de nitritos ou nitratos visto que o aqua tem um mês, agora por um ph de 7.2...
:lol:
Rikasss
Membro

segunda fev 27, 2012 1:46 am

:lol: :lol: :lol: Pois certamente que não tem experiência nenhuma...Já falámos harmoniosamente noutros tópicos porque decide embirrar comigo agora? Tenho aquários tento sempre ter tud impecável estudo bastante e e diz-me que não tenho experiência nenhuma? Faça-me uma pergunta qualquer e se souber responder faço um belo testamento para si da minha autoria...Está cá para ver se pré fabrico as respostas? Só vê estes tópicos? Eu sei que fiz outra conta, mas o nome é o mesmo...Agradecia que não me trata-se por tu outra vez...
epicrates
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 2:24 am

Eu só embirrei contigo, como dizes, no outro tópico onde faltaste descaradamente ao respeito ao autor do tópico. Porque neste, tu é que vieste embirrar comigo... o meu primeiro post aqui foi dirigido ao autor do tópico.

Btw, andar a editar post é batota...
Rikasss
Membro

segunda fev 27, 2012 3:32 pm

Pois uma pessoa não pode acrescentar nada nem corrigir erros ortográficos?O botão editar está lá para alguma coisa serve...Mas pronto acabou a discussão por aqui?
doctorbrinco
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 5:09 pm

ok, obrigado pessoal.
também já tenho vindo a ler muita coisa sobre aquários, e a verdade (podem ver noutros topicos) é que na teoria sei bastantes coisas, mas na pratica acaba por ser mais dificil, e depois há o meu pai, que é uma grande condicionante, e muitas coisas são feitas como ele quer, apesar de eu saber que não é o mais correto :roll:
já pus um produto da hagen para baixar o ph, vou pondo poucas quantidades diariamente, sei que nao e o melhor, mas perfiro desce-lo agora, e depois colocar turfa na água que vou trocar, acho que é o melhor a longo prazo.
doctorbrinco
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 6:13 pm

amonia está entre os 0 e o.25 mas é dificil de ver com este teste da gota.
Responder

Voltar para “Peixes”