Acidente / Incidente com aquário: ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda abr 16, 2012 7:53 am

O meu mini aquazinho de 33L ...apesar da placa fininha de esferovite por baixo para ajudar a amortecer eventuais e pontuais excessos de carga... começou a verter. Consegui passar água suficiente para encher um mini-mini aqua de 20L que lá tinha desativado no qual coloquei expeditamente algum areão do aqua original, todas as plantas e todos os peixes/camarões e 2 caracóis que tinha no aquario de 33L, bem como todo o equipamento(incluindo filtro nhanhento e peganhento).

No mesmo dia e quase a panicar fui a uma loja da especialidade, na qual - e apesar de estarem em cima da hora de fecho) me ajudaram a escolher um aqua maior (foi pegar no de 20L e acrescentar um "0" :D ), que está a ciclar. Estou a usar solução de bactérias, para acelerar a ciclagem.

Estou a substituir 20% da água do aqua de 3 em 3 dias.( do pequenino - 20L- onde estão os peixes), devo fazê-lo mais ou menos, ou assim está bem?)...
Penso coloca-los no grande dentro de 2 semanas... isso é tempo suficiente? é que o de 35L foi ciclado em 4 semanas... e com solução de bactérias também.

já vão 4 dias, ainda não morreu nenhum ser vivo
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda abr 16, 2012 8:39 pm

angeleyes20 Escreveu:O meu mini aquazinho de 33L ...apesar da placa fininha de esferovite por baixo para ajudar a amortecer eventuais e pontuais excessos de carga... começou a verter. Consegui passar água suficiente para encher um mini-mini aqua de 20L que lá tinha desativado no qual coloquei expeditamente algum areão do aqua original, todas as plantas e todos os peixes/camarões e 2 caracóis que tinha no aquario de 33L, bem como todo o equipamento(incluindo filtro nhanhento e peganhento).

No mesmo dia e quase a panicar fui a uma loja da especialidade, na qual - e apesar de estarem em cima da hora de fecho) me ajudaram a escolher um aqua maior (foi pegar no de 20L e acrescentar um "0" :D ), que está a ciclar. Estou a usar solução de bactérias, para acelerar a ciclagem.

Estou a substituir 20% da água do aqua de 3 em 3 dias.( do pequenino - 20L- onde estão os peixes), devo fazê-lo mais ou menos, ou assim está bem?)...

Penso que é sufeciente se só tem caracóis, camarões e uns pequenos peixes até pode só tirar 10 ou 15% da água semanalmente que é sufeciente, para não haver tantos choques de parametros

Penso coloca-los no grande dentro de 2 semanas... isso é tempo suficiente?

É sufeciente...Claro que pode ser mais tempo tipo 3 ou 4 semanas, mas 2 chega e o acelerador de bactérias é treta não uso á montes de tempo r não me morreu peixe nenhum...Por isso deixe as coisas seguirem o seu rumo naturalmente, nada de químicos...Mas se comprou use...

é que o de 35L foi ciclado em 4 semanas... e com solução de bactérias também.

já vão 4 dias, ainda não morreu nenhum ser vivo
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça abr 17, 2012 2:09 pm

Obrigada Rikass. Vou seguir o aconselhado. Quando vi que de facto o aquario estava a verter.... paniquei completamente.

=)é com alegria que comunico que ainda está tudo vivo.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta abr 27, 2012 6:35 am

Rikass só para dizer que ainda não morreu nenhum ser vivo... em breve postarei imagens do aquario novo já com ocupantes.

:D obrigada pelas dicas
Rikass
Membro Veterano

sexta abr 27, 2012 4:56 pm

De nada estou á espera das imagens :arrow: :wink:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

domingo mai 13, 2012 1:40 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Como prometido Rikass.
neste momento:
3 kuhlis
3 molly balão +1alevim
1guppy macho
2 corydora
4 gurami anão cobalto.
3 camarões red cherry
2 caracóis helena

apenas plantas naturais.
um tronco
duas ânforas

filtro externo : cerâmica, zeolite e carvão ativo.

:) obrigaadaaaaa
Rikass
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 2:50 pm

Muitos parabéns por fazer um comunitário com compatibilidade de ph's muitos iniciantes misturam logo néons com guppys, etc. que são completamente incompativeis a nível de parâmetros e depois a confsão....Os meus parabénts também pela beleza do aquário ;)
Rikass
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 2:52 pm

Só faria mais uma coisa punha mais plantas no aquário principalmente umas de crescimento rápido na parte de trás ficaria mais preenchido de resto optimo...Diga-me uma coisa está com uma praga de algas no aquário é? Se sim arranje um comedor de algas siamês e, se quiser, para comer as algas dos vidros um ancistrus ;)
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado mai 19, 2012 11:12 am

Agora surgiu-me um problema...e de que maneira...

Surgiu um gurami com íctio. era só uma pintinha... usei um medicamento... resolveu-se. um dia depois surge outro peixe com íctio....usei o medicamento... resolveu-se.... e agora surgiu uma molly com ictio.... e um gurami a nadar meio de lado e uma gurami femea morta (sem sinais aparentes de doença e o comportamento era normal)

estou a tratar... para fungos e bactérias com dois medicamentos líquidos biodegradáveis.

mas alguma coisa está obviamente mal...
os parâmetros estão normais... nenhuma amónia, quase nenhuns nitritos e poucos nitratos.
Temperatura= 25ºC
fiz a troca parcial
alimento com sera

em simultaneo nasceu um alevim de molly (pelo menos um alevim de molly balão)

suspeito da qualidade da água... se bem que uso aquasafe.
o que posso fazer para parar isto?
Rikass
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 3:56 pm

Sinceramente não sei, mas se não consegues identificar a doença, faz o tratameto com esha2000 este medicamento trata de 18 doenças diferentes logo é muito bom e é biodegradável...Se ainda tens alguns nitritos arranja algumas plantas flutuantes (ex: lentilha de água ou alface de água) que elas tratam disso num instante...O único probema é que tanto a lentilha de água como a alface de água desenvolvem-se e procriam muito rápido por isso tem de se ir tirando algumas com a rede e deitar fora...
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

domingo mai 20, 2012 1:29 pm

estou a usar esha e exit em conjunto...são do mesmo fabricante e segundo o mesmo não tem problema usar em conjunto.
Tenho lentilha de água desde a montagem do aqua. de 2 em 2 semanas retiro imensaaaaaaaa e tenho que ter cuidado extra com o filtro.

Quando digopouquissimos nitratos é mesmo virtualmente 0, a solução do teste acusa um mínimo de cor ligeiramente abaixo do nível mais baixo da escala que é 0.1 ou coisa que valha. os parâmetros não me preocupam.... as doenças sim. credo... alguma coisa fiz mal. foi assim de repente.
o mini molly nascido (e visto ontém pela 1ª vez.....) está bem...
os molly tirando a femea que tem 1a pinta de ictio estão perfeitamente...
e um dos casais de gurami está bem. a outra femea... foi a que morreu...e o outro macho... penso que o que temé tremuras..
fui a uma loja da minha confiança aconselhar-me... que infelizmente estava fechada quando fui comprar os meds... e fiz mal duas coisas...deixei a luz ligada durante o tratamento e não subi a temp.

a ver se desta feita fica bem feito.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça jun 05, 2012 12:17 pm

Bem, doenças controladas.. estou a fazer os possíveis para não ter mais stresses... perdi 3 peixes. 3 colisa... uma das femeas sobreviveu.
Tenho um problema com caracois infestantes...e já me disseram que no seu trato intestinal se podem desenvolver protozoários que causam doenças nos peixes... isso explicaria algumas coisas...é verdade?
Num aqua com 7,5 de pH há algum peixe que coma esses caracóis e deixe e paz os camarões que possa colocar? (daqui a pelo menos 1 mês e contando que não haja mais problemas)

ah... os molly estão todos bem
os guppy também
nunca mais vi as kuhli...não sei se estão bem ou não...mas como não houve pico de amónia suponho que sim.
os 3 camarões estão bem
os 2 caracós helena também
os 2 coridora estão na boa... bem grandes até.
Rikass
Membro Veterano

terça jun 05, 2012 11:07 pm

Ja tens os caracóis helena que comem os mais pequenos...Mas sinceramente não acho que devas matar os caracóis, no inicio achei praga, mau para os peixes, etc. Mas é treta porque ate sao bem beneficos para o aquário...Se forem tipo os "buzios" (melanoides sp.) esses arejam o substracto e comem os restos organicos...As physas, etc. comem algas sem estragar as plantas...Mas se quiseres mesmo erradicar por motivos esteticos, as bótias no geral são boas para isso...Botia pakistani (Botia lohachata) é muito efeciente come mesmo todos a noite...Mas pronto fica ao teu critério, eu acho benefico e não me incomoda (o meu aqua esta minado) só que as vezes tiro alguns e ponho no meu nano (que tem peixes-balão anões) que é a base da alimentação deles os caracóis...Espero ter ajudado...
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta jun 07, 2012 12:47 am

Obrigada pela resposta Rikass, estes destroem as plantas todas, são uns achatados, transparentes....minusculos... devo ter centenas.

Curiosamente não tocam nas anúbias nem no feto de java. wander why...
Rikass
Membro Veterano

quinta jun 07, 2012 10:46 am

Tem a certeza que são eles a comer as plantas? E que normalmente estes caracois não as comem, simplesmente comem as algas das folhas sem estragar a planta...
Responder

Voltar para “Peixes”