pH
Não, as plantas não influenciam o pH...Só folhas secas, turfa, rochas porosas, corais, troncos, etc. De resto nada influencia...Mas cmo tens o teu pH?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
A temperatura está óptima para as espécies, mas quando os peixes adoecem convém sempre aumentar como já disseram aumenta para 27ºC...Agora uma coisa que me está a fazer confusão, como não sabes o teu pH? O pH é a coisa mais básica e a que se deve saber logo que se adquire peixes, o meu conselho é comprar um daqueles kits rápidos em tira que medem os parâmetros mais importantes (sera, tetra, etc.) Apesar de pensares que está bom tens que ter a certeza absoluta, poid pode não estar...Os synodontis conseguem ser mais resistentes que os bettas...Diz-me só a espécie certa de synodontis que tens sff? Porque existem muitos que são agressivos e a maior parte deles só são mais activos á noite por isso é melhor dizeres a espécie...Mas as barbatanas roídas podem ser devido a muitas coisas tais como:Titanum Escreveu:Por isso é que nao faço a minima ideia do que se passa, ambos os peixes são de pH igual. Nao vejo lutas. A agua está a 25º.
*doenças bacterianas (apodrecimento da barbatana caudal)
*doenças causadas por protozoários (flagelos intestinais - as barbatanas desfazem-se, fezes viscosas e esbranquiçadas)
*Intoxicações por nitritos
Como podes ver o pH não influencia as barbatanas, mas sim doenças ou outro peixe que gosta de mordiscar

O meu conselho é:
1º- uma troca de água (10-20% da água) com aspiração de fundo, pois se for intoxicação isto é a cura, mas para teres a certeza podes utilizar ectopur da Sera (depois de fazeres a troca e a aspiração é claro)
2º- se isto não resultar identifica a doença com as características que eu disse (se vires que o betta faz fezes com aspecto viscoso e transparentes é doença de parasitas intestinais e aí é com medicamento mesmo próprio, se vires que as fezes são normais então é bacteriana e ai á imensos medicamentos no mercado)...O problema é que o medicamento para os flagelos intestinais costuma ser muito forte e não convém por num aqua com mais peixes ou seja deve ser feito o tratamento num aqua hospital...Espero ter sido útil

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Pois, mas para ver o que ele tem é por ai que podemos começar pelas fezes, basta ficares atento que ás de ver...Bem olha o synodontis vai ficar enorme, mas mesmo grande é aconselhado para aquas de 200 litros vê lá...E é o mais agressivo da espécie...Pode ser ele á noite quando o betta está a dormir que vai petiscar nas barbatanas...Mas fica atento...Já agora deixo aqui uma boa caresheet para a espécie: http://www.forumaquario.com.br/portal/s ... eatherfin/