Uma dúvida.
Boas,
Acabei de me registar. Uns amigos falaram-me de vocês por aqui e lembrei-me de colocar aqui uma questão que me está a baralhar desde ontem.
Tenho um aquário comunitário há mais de um ano estabilizado. Nunca tive problemas nem mortes, no entanto ontem comecei a ver uma platy dormir de cabeça para baixo. Não liguei porque já era muito tarde e não quis estar a acender luzes para não incomodar os peixes.
Hoje reparo que está outra vez assim. já pesquisei na net mas não encontro uma resposta especifica para este caso só hipóteses... e duvidas já eu tenho!
Noto que ela anda na vertical e de cabeça para baixo. Não tem manchas nem as nadadeiras esbranquiçadas. Que poderá ser?
Dou o set up do meu aqua:
Aqua de 80 litros
Filtro interno de esponja.
Aquecedor c/termostato 150 Tetra
Fundo: areão de rio
Rochas vulcanicas e tronco
Flora:
Musgo de java
feto de java
Anubias nana e normal
Outras que já não me lembro o nome, porque já as tenho há imenso tempo.
Fauna:
6 platys (3 machos e 3 fêmeas)
6 nariz de bebados
2 corydoras paleantus
1 oto
1 comedor de algas chines
3 guppys ( 1 macho e 2 femeas)
Parametros da agua medidos hoje:
amonia - zero
nitritos - 0,1
ph - 7,5 estavel durante toda a existencia
temperatura - 27
o que eu preciso mesmo é de opinião sobre a possivel causa do comportamento dessa platy... poderão ser parasitas?
Obrigado se me puderem ajudar.
José
Acabei de me registar. Uns amigos falaram-me de vocês por aqui e lembrei-me de colocar aqui uma questão que me está a baralhar desde ontem.
Tenho um aquário comunitário há mais de um ano estabilizado. Nunca tive problemas nem mortes, no entanto ontem comecei a ver uma platy dormir de cabeça para baixo. Não liguei porque já era muito tarde e não quis estar a acender luzes para não incomodar os peixes.
Hoje reparo que está outra vez assim. já pesquisei na net mas não encontro uma resposta especifica para este caso só hipóteses... e duvidas já eu tenho!
Noto que ela anda na vertical e de cabeça para baixo. Não tem manchas nem as nadadeiras esbranquiçadas. Que poderá ser?
Dou o set up do meu aqua:
Aqua de 80 litros
Filtro interno de esponja.
Aquecedor c/termostato 150 Tetra
Fundo: areão de rio
Rochas vulcanicas e tronco
Flora:
Musgo de java
feto de java
Anubias nana e normal
Outras que já não me lembro o nome, porque já as tenho há imenso tempo.
Fauna:
6 platys (3 machos e 3 fêmeas)
6 nariz de bebados
2 corydoras paleantus
1 oto
1 comedor de algas chines
3 guppys ( 1 macho e 2 femeas)
Parametros da agua medidos hoje:
amonia - zero
nitritos - 0,1
ph - 7,5 estavel durante toda a existencia
temperatura - 27
o que eu preciso mesmo é de opinião sobre a possivel causa do comportamento dessa platy... poderão ser parasitas?
Obrigado se me puderem ajudar.
José
Que é uma doença é sem dúvida agora o que..É melhor esperar por outras respostas...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Bom.. pensei que este forum tivesse mais visualizações ou participações... parece que aqui não me safo!
Entretanto, continuo cada vez mais intrigado. A platy hoje de manhã estava normal, mas depois de lhes dar comida voltou ao mesmo. Agora de tarde estou a ver todos os meus peixes pousados na areia... isto definitivamente não me parece normal!
Mas também me parece que não vou obter aqui qualquer resposta.
obrigado e até outra altura.
Entretanto, continuo cada vez mais intrigado. A platy hoje de manhã estava normal, mas depois de lhes dar comida voltou ao mesmo. Agora de tarde estou a ver todos os meus peixes pousados na areia... isto definitivamente não me parece normal!
Mas também me parece que não vou obter aqui qualquer resposta.
obrigado e até outra altura.
Oi...
Obrigado forista Dinodane... já baixei. Mas sabe dizer-me algo mais sobre isto que se está a passar?
Há mais de 2 anos que tenho peixes e nunca vi tal coisa. Já andei a pesquisar e não tenho respostas... apenas duvidas: bexiga natatória ou parasitas
Todos os meus peixes parecem que estão a dormir no fundo, apenas os nariz de bêbado apresentam alguma actividade, juro que nunca vi...
Obrigado forista Dinodane... já baixei. Mas sabe dizer-me algo mais sobre isto que se está a passar?
Há mais de 2 anos que tenho peixes e nunca vi tal coisa. Já andei a pesquisar e não tenho respostas... apenas duvidas: bexiga natatória ou parasitas
Todos os meus peixes parecem que estão a dormir no fundo, apenas os nariz de bêbado apresentam alguma actividade, juro que nunca vi...
Ontem fiz tpa de 40%... antes de o fazer fiz medição de parametros e estavam todos normais. Ontem em consulta noutro forum aconselharam a subir a temperatura para 28%.. mas achei de mais. não tenho ictio no aqua e como tenho alevinos, estou bem indeciso...dinodane Escreveu:Pois gostaria de ajudar mas não sei do que se trata. Se estivessem todos à superfície seria falta de O2...
Já experimentou para lém de baixar a temp, fazer uma boa tpa?
Agora baixei um pouco a temperatura e adicionei agua fria. vamos ver a reacção. Eles não parecem doentes e alimentam-se bem... é só essa prostação no fundo do aqua que parecem todos a dormir!!!
à excepção daquela platy que por vezes faz o pino!
É mesmo estranho!
Bom... podia ter tido e já não ter
não se ofenda com a minha pergunta.
Eu também nunca usei nada na agua, nem aquele aquasafe. A minha água descansa durante uma semana para as tpas.
bem, por agora vou aguardar a ver o que resulta do meu aqua, depois virei dar algum feedback .
Obrigado.
José

Eu também nunca usei nada na agua, nem aquele aquasafe. A minha água descansa durante uma semana para as tpas.
bem, por agora vou aguardar a ver o que resulta do meu aqua, depois virei dar algum feedback .
Obrigado.
José
Eu aconselho SEMPRE a fazer desparasitação com flagyl 250 mg e optimo e quando o fiz os meus peixes parece que ressuscitaram
Se quiser saber como se faz eu digo 

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Já agora! Se puder dizer como se faz eu agradeço... saber não ocupa lugar!
Mas eu tenho alevinos no meu aqua... será aconselhavel mesmo assim?
Mas pode dizer que eu depois vejo a melhor oportunidade para fazer se realmente optar por isso.
Obrigado
Mas eu tenho alevinos no meu aqua... será aconselhavel mesmo assim?
Mas pode dizer que eu depois vejo a melhor oportunidade para fazer se realmente optar por isso.
Obrigado

Um comprimido e meio de 250mg por cada 50 L de agua. Antes de colocares no Aqua, coloca comida dentro de um copo com a mistura do flagyl (atenção tens de partir os comprimidos e mexer muito bem) durante 10 min e depois alimenta os animais com essa comida. A comida congelada adere melhor ao flagyl mas nao exageres. Dá alternadamente uma refeição congelada e duas de flocos. O tratamento tem 4 dias. Assim atacamos pela água e pela comida 

Bom dia
Obrigado Rikass pela dica. Vou esperar mais uns dias que os alevinos cresçam mais um pouco.
Mas essa mistura é para ser repartida pelos 4 dias ou é uma dose dessas de cada vez durante 4 dias?
Hoje de manhã andava tudo normal no aqua e isso é que me deixa intrigado.
Vamos a ver logo quando eu chegar do trabalho.
---
José
Obrigado Rikass pela dica. Vou esperar mais uns dias que os alevinos cresçam mais um pouco.
Mas essa mistura é para ser repartida pelos 4 dias ou é uma dose dessas de cada vez durante 4 dias?
Hoje de manhã andava tudo normal no aqua e isso é que me deixa intrigado.
Vamos a ver logo quando eu chegar do trabalho.
---
José
Uma dose por cada dia...Não tem problema algum com os alevins. Mas tem de fazer TPA de 20% diária enquanto o tratamento decorre...