Bem vindo.
Já li bastantes artigos sobre o ciclo de azoto e ate me pareceu esclarecedor,mas durante o ciclo devo fazer algum tipo de limpeza como limpar os vidros, mudar parcialmente a água ou mesmo aspirar o fundo?
Pode fazer isso tudo menos mudar parcialmente a água.
Quanto tempo deve a luz do aquario estar ligada?
O propósito da iluminação é simular o ciclo dia e noite, fomentar o crescimento das plantas e também é estético, realçar o aquário e as cores dos peixes. Eu mantenho a luz acesa cerca de 8 a 10 horas.
Quantos peixes deve ter o aquario de 55L?
Não muitos. Se ainda não comprou tente comprar um maior. Como vai optar por peixes pequenos cujo tamanho em adulto não ultrapassa os 5 cm pode usar a regra de 5 litros de água por cada 2.5 cm de peixes. Esta regra não funciona para peixes que atingem tamanhos grandes em adultos.
será que posso por neons, danios zebra, espadas e barbos(cereja ou tigre)?
Pode, são peixes de origens diferentes mas que se adaptam aos mesmos parâmetros. Só não aconselho os barbo tigre, são muito agitados e de temperamento agressivo, vão passar o tempo a perseguir os outros. Também não aconselho ter menos de 5. Os néons são sensíveis à qualidade da água.
Gostava que me dissesem qual o material todo que necessito para depois não ter que ir a correr...
Então, aquário com lâmpada, termostato, um filtro capaz e respectivas massas filtrantes (aconselho caixa de decantação tipo biobox) pode acrescentar uma bomba oxigenadora se bem que seja opcional. Deve ter os seguintes acessórios: rede, um balde que sirva só para as tpa, um sifão para retirar a àgua, limpador magnético para limpar o vidro, um termómetro de ventosa.
Estou a pensar por plantas altas no fundo, depois no meio um tronco rodeado de areia branca á frente um musgo de java ou umas plantas rasteiras(debaixo das plantas(pequenas e grandes) estara só adubo daquele para as plantas). Será que esta bem?
Pode por valisnérias no fundo sim, fica muito bem. Quando se refere a adubo deverá referir-se a substrato fértil próprio para aquários. Será difícil manter a parte de areia branca, com o tempo vai misturar-se com o restante substrato. A única areia que se pode utilizar é areia de filtro de piscina ou areia não calcária comprada no comércio próprio. O mesmo em relação ao tronco, convém comprar troncos tratados. Os troncos acidificam a água (o que é bom para certas espécies como os néons, por exemplo) e tendem a dar-lhe uma cor de chá.
Gostava que me explicasem melhor isso dos parametros da água?
Este artigo simples explica:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=478 e este aqui também:
http://aquapeixes.forumeiros.com/t648-p ... os-da-agua
Os parâmetros mais importantes a vigiar são os níveis de amónia e nitrito, o pH e, claro, a temperatura. Ao se evoluir para espécies mais exigentes convém monitorizar também DH, KH, nível de CO2, etc.
Espero ter ajudado.