Inicio da aquarofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
GonReina
Registado: quinta mai 31, 2012 10:23 pm

domingo jun 03, 2012 3:37 pm

Ola,

Quero iniciar no mundo da aquarofilia mas tenho bastantes duvidas, ou pelo menos incertezas...

Tenho um aquario de 19L e pelo que pesquisei é pequeno por isso vou comprar um de 55L :D

Duvidas:
1º-Já li bastantes artigos sobre o ciclo de azoto e ate me pareceu esclarecedor,mas durante o ciclo devo fazer algum tipo de limpeza como limpar os vidros, mudar parcialmente a água ou mesmo aspirar o fundo?

2º-O local onde vou por o aquario não apanha luz diretamente só durante a manha e não é diretamente por isso acho que não deve haver problema.Quanto tempo deve a luz do aquario estar ligada?

3º-Quantos peixes deve ter o aquario de 55L?

4º-Quero fazer um aquario só com peixes pequenos exceto o Ancistrus, será que posso por neons, danios zebra, espadas e barbos(cereja ou tigre)?

5º-Gostava que me dissesem qual o material todo que necessito para depois não ter que ir a correr...

6º-Gostava que me explicasem melhor isso dos parametros da água?

7º- Estou a pensar por plantas altas no fundo, depois no meio um tronco rodeado de areia branca á frente um musgo de java ou umas plantas rasteiras(debaixo das plantas(pequenas e grandes) estara só adubo daquele para as plantas). Será que esta bem?

Peço desculpa por tantas duvidas mas é que não percebo muito do assunto

Gonzalo Reina. :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 03, 2012 4:03 pm

Bem vindo.
Já li bastantes artigos sobre o ciclo de azoto e ate me pareceu esclarecedor,mas durante o ciclo devo fazer algum tipo de limpeza como limpar os vidros, mudar parcialmente a água ou mesmo aspirar o fundo?
Pode fazer isso tudo menos mudar parcialmente a água.

Quanto tempo deve a luz do aquario estar ligada?
O propósito da iluminação é simular o ciclo dia e noite, fomentar o crescimento das plantas e também é estético, realçar o aquário e as cores dos peixes. Eu mantenho a luz acesa cerca de 8 a 10 horas.
Quantos peixes deve ter o aquario de 55L?
Não muitos. Se ainda não comprou tente comprar um maior. Como vai optar por peixes pequenos cujo tamanho em adulto não ultrapassa os 5 cm pode usar a regra de 5 litros de água por cada 2.5 cm de peixes. Esta regra não funciona para peixes que atingem tamanhos grandes em adultos.
será que posso por neons, danios zebra, espadas e barbos(cereja ou tigre)?
Pode, são peixes de origens diferentes mas que se adaptam aos mesmos parâmetros. Só não aconselho os barbo tigre, são muito agitados e de temperamento agressivo, vão passar o tempo a perseguir os outros. Também não aconselho ter menos de 5. Os néons são sensíveis à qualidade da água.
Gostava que me dissesem qual o material todo que necessito para depois não ter que ir a correr...
Então, aquário com lâmpada, termostato, um filtro capaz e respectivas massas filtrantes (aconselho caixa de decantação tipo biobox) pode acrescentar uma bomba oxigenadora se bem que seja opcional. Deve ter os seguintes acessórios: rede, um balde que sirva só para as tpa, um sifão para retirar a àgua, limpador magnético para limpar o vidro, um termómetro de ventosa.
Estou a pensar por plantas altas no fundo, depois no meio um tronco rodeado de areia branca á frente um musgo de java ou umas plantas rasteiras(debaixo das plantas(pequenas e grandes) estara só adubo daquele para as plantas). Será que esta bem?
Pode por valisnérias no fundo sim, fica muito bem. Quando se refere a adubo deverá referir-se a substrato fértil próprio para aquários. Será difícil manter a parte de areia branca, com o tempo vai misturar-se com o restante substrato. A única areia que se pode utilizar é areia de filtro de piscina ou areia não calcária comprada no comércio próprio. O mesmo em relação ao tronco, convém comprar troncos tratados. Os troncos acidificam a água (o que é bom para certas espécies como os néons, por exemplo) e tendem a dar-lhe uma cor de chá.
Gostava que me explicasem melhor isso dos parametros da água?
Este artigo simples explica: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=478 e este aqui também: http://aquapeixes.forumeiros.com/t648-p ... os-da-agua
Os parâmetros mais importantes a vigiar são os níveis de amónia e nitrito, o pH e, claro, a temperatura. Ao se evoluir para espécies mais exigentes convém monitorizar também DH, KH, nível de CO2, etc.

Espero ter ajudado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

GonReina

domingo jun 03, 2012 4:17 pm

Sr. Dinodane obrigado por me ter respondido

O que poderia fazer para evitar que a água ficasse cor de chá?

Uma temperatura constante de 27º é boa para um aquario comunitario com estas especies?
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 4:27 pm

Bom, o facto dos troncos amarelecerem a água não é uma coisa má, pelo menos para mim, num aqua de espécies sul americanas é o natural e desejável. Mas pode sempre submergir o tronco em várias águas durante algum tempo para tentar libertar o máximo de taninos.

25º a 26º é suficiente para essas espécies.

GonReina

domingo jun 03, 2012 6:42 pm

obrigado para já não tebnho mais duvidas :)
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 9:06 pm

Não se esqueça de ciclar antes de introduzir os peixes e não introduza todos de uma vez. Não caia na tentação de ter muitos peixes... a sobrepopulação é uma das maiores causas de fracasso na aquariofilia. Boa sorte. :)

GonReina

segunda jun 04, 2012 9:49 pm

Estive a falar com os meus pais e não vou ter um aquario de 60L mas sim de 80L ou 100L penso que será melhor...

Onde é que posso arranjar umas esponjas com iman para limpar os vidros?

Se eu tiver um limpa fundos ou limpa vidros tenho de limpar os vidro/fundo com menos frequencia?
zeze06
Membro Júnior
Registado: sábado jun 23, 2012 10:37 am

segunda jul 02, 2012 9:26 pm

onde comprares o aquario deverá ter esses materiais
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça jul 03, 2012 9:53 pm

Eles não são "limpa-fundos" nem "limpa-vidros" e tem que ter muito cuidado com estes ultimos porque normalmente ficam grandes dependendo da espécie, mas muitas pessoas compram logo um Hypostomus plecostomus e muita gente n sabe que les podem atingir 50cm ou mais...

E em relação aos "limpa-fundos" deve referir-se ás coridoras, e não não tem de limpar menos...

Os "limpa-vidros" comem algas e restos de comida (alguns), loogo muita porcaria eles não "limpam", logo o melhor será limpar também com o iman...

E as corys também não comem a porcaria só comem os restos e tem de se limpar na mesma o fundo...

Agora lá por comerem restos não quer dizer que não tenham de comer nada próprio para eles, porque têm...

Existe a venda pastilhas de fundo para ambos os grupos de peixes e aconselho a dá-las...

Se quer um bom "limpa-vidros" que fique pequeno tem a espécie ancistrus que é bastante boa a "limpar", depois as corys existe uma grande variedade é só escolher...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça jul 03, 2012 9:56 pm

Eles não são "limpa-fundos" nem "limpa-vidros" e tem que ter muito cuidado com estes ultimos porque normalmente ficam grandes dependendo da espécie, mas muitas pessoas compram logo um Hypostomus plecostomus e muita gente n sabe que les podem atingir 50cm ou mais...

E em relação aos "limpa-fundos" deve referir-se ás coridoras, e não não tem de limpar menos...

Os "limpa-vidros" comem algas e restos de comida (alguns), loogo muita porcaria eles não "limpam", logo o melhor será limpar também com o iman...

E as corys também não comem a porcaria só comem os restos e tem de se limpar na mesma o fundo...

Agora lá por comerem restos não quer dizer que não tenham de comer nada próprio para eles, porque têm...

Existe a venda pastilhas de fundo para ambos os grupos de peixes e aconselho a dá-las...

Se quer um bom "limpa-vidros" que fique pequeno tem a espécie ancistrus que é bastante boa a "limpar", depois as corys existe uma grande variedade é só escolher...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Peixes”