Estabilizar os parametros
Boas, tenho um aquário de 18 litros, mas nunca consigo estabilizar os parametros da àgua, ou seja, a minha pergunta é:
- Quais as dimensões / litragem que um aquário deve ter, pelo menos, para que estabilize com mais facilidade?
Desde já, obrigada!
- Quais as dimensões / litragem que um aquário deve ter, pelo menos, para que estabilize com mais facilidade?
Desde já, obrigada!
O erro de muitos principiantes é iniciarem-se com aquários pequenos/nanos. Os parâmetros são muito difíceis de estabilizar e espero que o seu exemplo sirva para outros, que pretendem iniciar-se na aquariofilia com aquários pequenos.
Quanto mais pequeno é o aquário mais difícil será estabilizar os parâmetros. Na minha opinião, um aquário acima de 70/80 litros já é fácil de estabilizar. Outras pessoas terão outras opiniões certamente, mas esta é a minha.
Quanto mais pequeno é o aquário mais difícil será estabilizar os parâmetros. Na minha opinião, um aquário acima de 70/80 litros já é fácil de estabilizar. Outras pessoas terão outras opiniões certamente, mas esta é a minha.
Vou ser sincera, comecei neste "mundo" sem ter qualquer informação... E arrependo-me muito, visto que já tive peixes e morreram todos menos o meu querido Ancistrus!Nitara Escreveu:O erro de muitos principiantes é iniciarem-se com aquários pequenos/nanos. Os parâmetros são muito difíceis de estabilizar e espero que o seu exemplo sirva para outros, que pretendem iniciar-se na aquariofilia com aquários pequenos.
Na minha opinião, os funcionários das lojas de animais ou não têm consciência do que estão a dizer ou só querem vender! Digo isto porque quando fui comprar o aquário disseram-me que um pequeno seria mais fácil e que começar com peixes vermelhos seria o ideal... Não fizeram questão de avisar que se deveria fazer ciclagem do aquário, ou seja, comprei aquário e peixes de uma só vez!
Vou juntar uns trocos e ver se mando fazer um aquário nas medidas que quero, com uma boa litragem ;D
Tenha atenção que é preferível o pH ( bem como outros parâmetros ) estar desadequado do que estar constantemente a variar. Não é conveniente aumentar o pH hoje, ele volta a subir amanhã, depois volta a baixar, etc.JessiicaF Escreveu:Já agora, como consigo subir o ph?
Isto stressa muito os peixes.
Existem várias maneiras. Vou indicar algumas que conheço ( algumas já cheguei mesmo a usar ):
- Colocar bicarbonato de sódio na água
- Colocar conchas no substrato ou outro material que surta o mesmo efeito
- Comprar um produto para subir o pH numa loja de animais de estimação
Há outras formas, mas algumas desaconselho.
Tens as rochas porosas, é a maneira mais eficaz...Nitara Escreveu:Tenha atenção que é preferível o pH ( bem como outros parâmetros ) estar desadequado do que estar constantemente a variar. Não é conveniente aumentar o pH hoje, ele volta a subir amanhã, depois volta a baixar, etc.JessiicaF Escreveu:Já agora, como consigo subir o ph?
Existem várias maneiras. Vou indicar algumas que conheço ( algumas já cheguei mesmo a usar ):
Concordo plenamente contigo...Tenho um amigo que também se iniciou com um nano e os peixes passavam a vida a morrer...Eu informei-me bastante e comprei logo um de 120 litros, e foram poucos os peixes que me morreram (a maior parte deles devido a uma doença horrivel que me entrou no aqua e que demorei uma carrada de tempo para erradicá-la).
Passado 5 meses de ter comprado o aqua grande decidi comprar um nano de 18 litros e ate hoje sempre este estabilizado (só tem camarões e dois peixes-balão anões)...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
E pode-me dizer onde posso comprar essas rochas porosas?Rikass Escreveu:Tens as rochas porosas, é a maneira mais eficaz...Nitara Escreveu:Tenha atenção que é preferível o pH ( bem como outros parâmetros ) estar desadequado do que estar constantemente a variar. Não é conveniente aumentar o pH hoje, ele volta a subir amanhã, depois volta a baixar, etc.JessiicaF Escreveu:Já agora, como consigo subir o ph?
Concordo plenamente contigo...Tenho um amigo que também se iniciou com um nano e os peixes passavam a vida a morrer...Eu informei-me bastante e comprei logo um de 120 litros, e foram poucos os peixes que me morreram (a maior parte deles devido a uma doença horrivel que me entrou no aqua e que demorei uma carrada de tempo para erradicá-la).
Passado 5 meses de ter comprado o aqua grande decidi comprar um nano de 18 litros e ate hoje sempre este estabilizado (só tem camarões e dois peixes-balão anões)...
Nas lojas normais de peixes, têm sempre são brancas as rochas...Mas va a uma conhecida ou da sua zona e peça rochas porosas que eles dizem-lhe logo onde estão... 

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Tem que fazer tpa com maior frequência, num aqua desses dia sim dia não não é descabido. Eu tentei manter um desse tamanho e desisti ao cabo de 2 meses e só tinha lá 2 bettas.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo