Praga de caracóis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
DiogoP96
Membro Júnior
Registado: sábado fev 11, 2012 11:01 am

sábado jun 16, 2012 10:49 am

Há cerca de dois meses comprei um aquario e na loja ofereceram-me umas plantas. Depois de montado e passados 4 dias se nao me engano, coloquei as plantas la dentro. Quando o fiz pareceu-me ver um caracol muito pequeno numa delas, mas pensei que nao tivesse importancia.
Pois bem, passados os dois meses tenho o aquario infestado dos tais caracois, então o filtro, que acho que é o que chamam de biobox, e as plantas estão mesmo cheios deles. Como posso fazer para os remover?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jun 16, 2012 11:03 am

Existem várias maneiras de acabar com as pragas de caracóis.

Há produtos no mercado próprios para isso, mas eu desaconselho-os, pois eu defendo que quanto menos químicos no aquário, melhor.

Pode adquirir uma espécie que coma caracóis ( por exemplo, as bótias ou os caramujos helena ) se tiver parâmetros e aquário para isso. Se ponderar esta hipótese lembre-se de pesquisar e informar-se acerca da espécie que quer colocar.

E pode também recorrer à remoção manual, que foi a forma que eu sempre utilizei para acabar com estas pragas.
Quando tive praga de physas e caramujos trombeta no meu aquário, acordava de noite ( pois estes caramujos são nocturnos ) e retirava-os com a rede para outro aquário que tinha preparado apenas para eles. Nunca matei nenhum. Ía removendo até que acabou.

Boa sorte :wink: .
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado jun 16, 2012 2:28 pm

Eu defendo que os caracóis não são praga...Eles são bem beneficos para o aquário...Não sei qual é a espécie que tem no aquário, mas por exemplo eu tenho no meu physas, melanoides sp. e planorbis...Os melanoides arejam o solo e comem os restos de comida e as outras duas espécies alimentam-se de algas, tiram as algas das plantas sem as estragar...Ou seja eu ate gosto de ter estes caracois...Para controla-los ponho alguns no meu nano e os meus peixes balão anões encarregam-se do resto...Acho que o ideal ou é tirar manualmente, ou arranjar um predador natural...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Peixes”