Curiosidade sobre guppy

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta jul 04, 2012 3:49 pm

Olá a todos!

Ontem passei numa loja e ouvi uma conversa interessante entre um cliente e o vendedor.
O cliente estava a perguntar porque estavam os guppys sempre em conjunto nas lojas e os bettas estavam separados.
O vendedor explicou a diferença entre os peixes, que os bettas não podem estar juntos e que os guppys ficam infelizes se forem mantidos sozinhos e podem mesmo morrer por isso.

A minha dúvida/curiosidade recai na frase que coloquei a negrito, dita pelo vendedor.
Eu sei que os guppys apreciam companhia, mas não ficam infelizes ou morrem por estarem sozinhos, certo ?

É só uma curiosidade parva, como eu sempre tive guppys em conjunto ... é só para saber se há alguma verdade naquilo que foi dito pelo vendedor.

Obrigado :wink: .
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quarta jul 04, 2012 6:22 pm

Claro que não, isso só vai acontecer se houver predadores no aquário e ele estiver sozinho...Ai nesse caso ele fica stressado e pode levar a morte...Mas por exemplo um(a) guppy num nano com camarões fica feliz e contente porque tem o aqua para ele...Mas claro como peixes de cardume é melhor ter um grupo de no minimo 3 (1 macho e 2 femeas)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Nitara
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 7:06 pm

Rikass Escreveu:Claro que não, isso só vai acontecer se houver predadores no aquário e ele estiver sozinho...Ai nesse caso ele fica stressado e pode levar a morte...Mas por exemplo um(a) guppy num nano com camarões fica feliz e contente porque tem o aqua para ele...Mas claro como peixes de cardume é melhor ter um grupo de no minimo 3 (1 macho e 2 femeas)
Foi exactamente o que eu pensei. Mas como não tinha a certeza vim aqui perguntar ... nunca se sabe :wink: .

Obrigado.
Rikass
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 9:19 pm

De nada ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Nitara
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 5:29 pm

Por causa deste mesmo tópico, fiquei a pensar cá para mim. '' E porque não colocar um guppy no meu aquário ? ''

Como alguns sabem, tenho um plantado de 23 litros com 2 ampulárias, 3 neritinas e alguns planorbis e physas ( tenho conseguido controlar a população removendo os ovos ).

E quando fui ontem comprar comida para as minhas aves, fiquei a ver um aquário com guppys que a loja tinha.
Fiquei com saudades de ter guppys, pois a última vez que os tive foi à uns anos, cheguei mesmo a fazer criação e a ter quatro aquários dedicados a esta espécie ( um principal, um maternidade e dois para alojar toda a prole 8) ). Aos poucos, deixei de fazer criação e conforme íam morrendo, fui substituindo os guppys por outras espécies.

Continuando, olhei para o aquário da loja e decidi comprar um guppy macho, tomando em consideração a resposta a este tópico, que ele pode estar sozinho num aquário sem predadores, só para ele.
Reservei um macho lindo com o corpo azul e malhado de branco e com a cauda vermelha e azul.

Preparei tudo para recebê-lo, fiz uma TPA, sifonei o chão, fiz os testes ( pH a 7.4 e amónia a 0 ) e lá fui eu buscá-lo.

Chego a casa, coloco um taperware no aquário e fui fazendo a ambientação ( juntar água do aquário à do saco ). E não é que o guppy, passado 5 minutos, saltou para o aquário ?
Lá pensei eu '' pronto, és despachado, vai lá à tua vida '' :wink: .

Bem, já passaram dois dias e o peixinho está lindo! Come bem, é muito activo! Dos guppys mais activos que já tive.
E também é curioso! Adora espreitar os recantos do tronco, andar entre as plantas e por-se à frente da saída do filtro :lol: .
Acho que anda feliz e matou-me um pouco as saudades que eu tinha de guppys.

Portanto, aqui vai o setup do aquário:
Litragem: 23 litros
Temperatura: 27ºC
pH: 7.4
Amónia: 0
Equipamentos: Filtro interno Boyu SP 602F, termostato, bomba de oxigénio com respectiva pedra difusora, termómetro e luz
Flora: 3 rabos-de-raposa e outras que desconheço a espécie, mas crescem mais que sei lá!
Fauna: 1 guppy macho, 2 ampulárias, 3 neritinas, alguns planorbis e physas
Substrato: Sera Floredepot, areia de rio limpa sem conchas, um pouco de areão decorativo castanho
Decoração: 1 tronco natural

Só vos queria por a par de tudo.

Obrigado a todos :wink: .
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

sábado jul 07, 2012 11:32 pm

Rikass Escreveu:Claro que não, isso só vai acontecer se houver predadores no aquário e ele estiver sozinho...Ai nesse caso ele fica stressado e pode levar a morte...Mas por exemplo um(a) guppy num nano com camarões fica feliz e contente porque tem o aqua para ele...Mas claro como peixes de cardume é melhor ter um grupo de no minimo 3 (1 macho e 2 femeas)
Decide-te lá, ou são peixes de cardume ou não são...
Rikass
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 11:43 pm

Não é decide-te lá coisa nenhuma, eles~são peixes de cardume sim, mas como muitos outros podem estar sozinhos, deixei isso bem claro...

Tenho um amigo que já tem um macho endler num aqua de camarões a uns 2 ou 3 anos e está muito saudável...

Quase todos os peixes de cardume que conhecemos (neons, etc.) quando não a presença de predadores no aqua eles não formam cardume, e andam pelo aqua como querem, etc., mas por exemplo num aqua de escalares com neons, os neons formam cardume, e os guppys também, quantos mais melhor...

Resumindo e concluindo os guppys podem sim estar sozinhos e felizes...
Rikass
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 11:45 pm

Nitara Escreveu:Por causa deste mesmo tópico, fiquei a pensar cá para mim. '' E porque não colocar um guppy no meu aquário ? ''

Como alguns sabem, tenho um plantado de 23 litros com 2 ampulárias, 3 neritinas e alguns planorbis e physas ( tenho conseguido controlar a população removendo os ovos ).

E quando fui ontem comprar comida para as minhas aves, fiquei a ver um aquário com guppys que a loja tinha.
Fiquei com saudades de ter guppys, pois a última vez que os tive foi à uns anos, cheguei mesmo a fazer criação e a ter quatro aquários dedicados a esta espécie ( um principal, um maternidade e dois para alojar toda a prole 8) ). Aos poucos, deixei de fazer criação e conforme íam morrendo, fui substituindo os guppys por outras espécies.

Continuando, olhei para o aquário da loja e decidi comprar um guppy macho, tomando em consideração a resposta a este tópico, que ele pode estar sozinho num aquário sem predadores, só para ele.
Reservei um macho lindo com o corpo azul e malhado de branco e com a cauda vermelha e azul.

Preparei tudo para recebê-lo, fiz uma TPA, sifonei o chão, fiz os testes ( pH a 7.4 e amónia a 0 ) e lá fui eu buscá-lo.

Chego a casa, coloco um taperware no aquário e fui fazendo a ambientação ( juntar água do aquário à do saco ). E não é que o guppy, passado 5 minutos, saltou para o aquário ?
Lá pensei eu '' pronto, és despachado, vai lá à tua vida '' :wink: .

Bem, já passaram dois dias e o peixinho está lindo! Come bem, é muito activo! Dos guppys mais activos que já tive.
E também é curioso! Adora espreitar os recantos do tronco, andar entre as plantas e por-se à frente da saída do filtro :lol: .
Acho que anda feliz e matou-me um pouco as saudades que eu tinha de guppys.

Portanto, aqui vai o setup do aquário:
Litragem: 23 litros
Temperatura: 27ºC
pH: 7.4
Amónia: 0
Equipamentos: Filtro interno Boyu SP 602F, termostato, bomba de oxigénio com respectiva pedra difusora, termómetro e luz
Flora: 3 rabos-de-raposa e outras que desconheço a espécie, mas crescem mais que sei lá!
Fauna: 1 guppy macho, 2 ampulárias, 3 neritinas, alguns planorbis e physas
Substrato: Sera Floredepot, areia de rio limpa sem conchas, um pouco de areão decorativo castanho
Decoração: 1 tronco natural

Só vos queria por a par de tudo.

Obrigado a todos :wink: .
Lol, fizeste bem, se querias e tinhas onde por, e mais importante que tudo tinhas as condições, só fizeste bem em comprar...E esse pH é mesmo o iseal para eles...

A minha borboleta de rio chinesa quase que não fez ambientação, saiu mesmo do saco para a água passado uns 2 minutos no saco (ainda nem tinha posto uma gota da água do aquário no saco), mas ae hoje está em pé e saudável...
Nitara
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 9:36 am

Rikass Escreveu:Lol, fizeste bem, se querias e tinhas onde por, e mais importante que tudo tinhas as condições, só fizeste bem em comprar...E esse pH é mesmo o iseal para eles...

A minha borboleta de rio chinesa quase que não fez ambientação, saiu mesmo do saco para a água passado uns 2 minutos no saco (ainda nem tinha posto uma gota da água do aquário no saco), mas ae hoje está em pé e saudável...
É mais um que é despachado como o meu 8) !

O meu guppy está lindo e come mais que sei lá! Acho que se puser o frasco todo dos flocos ele vai comê-lo :wink: .
Mas tenho de controlar a quantidade, é claro.

Já agora, a alimentação dele ( e dos caramujos também ) é a seguinte:
Alimentação base: TetraMin Peixes Tropicais
Suplementos: Artémia congelada, larvas de mosquito congeladas, Sera Spirulina Tabs, dáfnia liofilizada e bloodworm em geleia

:wink:
Rikass
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 4:40 pm

Boa...E se tiveres algas os caramujos também vão comer, por isso spirulina tabs é mesmo muito bom para eles...
Nitara
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 4:43 pm

Rikass Escreveu:Boa...E se tiveres algas os caramujos também vão comer, por isso spirulina tabs é mesmo muito bom para eles...
Eles gostam muito, sim.
Não tenho algas. Ainda não tive nenhum surto neste aquário desde que o montei e consegui acabar com o que tinha no de 120l à umas semanas :wink: .
Rikass
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 4:51 pm

Nitara Escreveu:
Rikass Escreveu:Boa...E se tiveres algas os caramujos também vão comer, por isso spirulina tabs é mesmo muito bom para eles...
Eles gostam muito, sim.
Não tenho algas. Ainda não tive nenhum surto neste aquário desde que o montei e consegui acabar com o que tinha no de 120l à umas semanas :wink: .
O que tens no de 120 litros?
Nitara
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 5:22 pm

Rikass Escreveu:
Nitara Escreveu:
Eles gostam muito, sim.
Estava a falar no surto de algas. Consegui acabar com as algas no de 120l :wink: .
Rikass
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 11:00 pm

Nitara Escreveu:
Rikass Escreveu:
Nitara Escreveu:
Eles gostam muito, sim.
Estava a falar no surto de algas. Consegui acabar com as algas no de 120l :wink: .
Sim eu percebi só estou a perguntar qual a fauna, etc.?
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda jul 09, 2012 12:37 am

Rikass Escreveu:Não é decide-te lá coisa nenhuma, eles~são peixes de cardume sim, mas como muitos outros podem estar sozinhos, deixei isso bem claro...

Tenho um amigo que já tem um macho endler num aqua de camarões a uns 2 ou 3 anos e está muito saudável...

Quase todos os peixes de cardume que conhecemos (neons, etc.) quando não a presença de predadores no aqua eles não formam cardume, e andam pelo aqua como querem, etc., mas por exemplo num aqua de escalares com neons, os neons formam cardume, e os guppys também, quantos mais melhor...

Resumindo e concluindo os guppys podem sim estar sozinhos e felizes...
É, porque os gupies não são peixes de cardume e como disseste e bem, mesmo os peixes denominados de cardume, só funcionam em cardume se ameaçados.
E porquê 1 macho e 2 femeas? Podes perfeitamente ter um aqua só de machos.
Responder

Voltar para “Peixes”