Peixes doentes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
DiogoP96
Membro Júnior
Registado: sábado fev 11, 2012 11:01 am

sábado jul 14, 2012 5:00 pm

Boas!
Venho aqui por nao saber o que fazer quanto ao caso de dois peixes do meu aquario:
-Tenho uma molly que desde há cerca de 3~4 dias tem dificuldades em flutuar. Reparei nisto porque passa a maior parte do tempo pousada no fundo do aquario, no tronco/pedra que lá tenho ou mesmo nas folhas das plantas e quando, por exemplo, dou de comer, começa a mexer as barbatanas freneticamente para chegar a comida, mas quase nunca o conseguindo fazer a tempo. Para além disso está a ficar muito "magra", mas presumo que esteja assim como consequencia de não conseguir chegar à comida e não por falta de apetite ou outro sintoma.
-Tenho um limpa vidros laranja e preto (desconheço o nome cientifico), que está a ficar muito "inchado". Acho que não é por comida em excesso, porque mais nenhum dos outros peixes está assim e como dá-me a ideia que este é dos que menos chega a comer, achei estranho.

Gostava de saber qual é que é o problema dos peixes com o qual estou a lidar (doença, bacterias, fungos, etc), se da para tratar e, caso der, como.

Obrigado.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jul 15, 2012 9:39 am

No caso da molly, a magreza excessiva pode ser sintoma de tuberculose. Se tiver o ventre retraído, ainda mais probabilidades é de ser tuberculose.
Mas também pode ser magreza só porque não come e não ser tuberculose.
Veja se a molly tem alguma barbatana ferida ou falta de uma, pois pode ser o que a incapacita de subir.
Ofereça umas pastilhas para peixes de fundo perto do local onde a molly se encontra mais tempo, pode ser que ela aceite.

De qualquer maneira, os sintomas da tuberculose são, como já referi, magreza excessiva e o ventre retraído, aliado claro à falta de apetite, apatia, falta de vivacidade, etc.
A tuberculose não é realmente uma tuberculose como nos humanos. É assim chamada, pois nós humanos ficamos magros. A tuberculose nos peixes significa uma infecção bacteriana nos intestinos do animal, sendo que estas vão destruindo e comendo o peixe por dentro.
Um peixe com tuberculose:
http://www.amordepeixe.com.br/images/pe ... culose.jpg

Em relação ao limpa vidros, parece-me hidropsia. A hidropsia não é realmente uma doença, mas mais um conjunto de sintomas que aparecem no decorrer de outras doenças. Tem tendência a aparecer em aquários com um grande nível de amónia ( muito tóxica para os peixes em níveis elevados )
Um peixe com hidropsia apresenta-se extremamente inchado ( à uns anos tive um guppy que teve hidropsia e chegou mesmo a rebentar, deixando o intestino à vista, morreu passadas umas horas ), com falta de apetite, escamas eriçadas e dificuldade em manter-se direito ( estão sempre quase de lado ou de boca para baixo na vertical ).
A hidropsia é de difícil cura. É tida na maior parte das vezes como incurável.
Peixe com hidropsia:
http://media.photobucket.com/image/hidr ... 03_8-1.jpg

De qualquer maneira, é uma boa opção separar os peixes doentes para um aquário hospital.

Boa sorte e as melhoras dos peixinhos :wink: .
DiogoP96
Membro Júnior
Registado: sábado fev 11, 2012 11:01 am

domingo jul 15, 2012 12:27 pm

Muito obrigado pela resposta, mas infelizmente a molly morreu hoje durante a noite. Experimentei dar a comida de limpa fundos que sao umas bolinhas pequenas que vão logo ao fundo e como os outros peixes quando apanham uma comem-na tambem, achei que era adequado, mas pelos vistos nao foi suficiente. De qualquer das formas não me parece que a doença fosse tuberculose, pois o único sintoma que ela tinha dos que tu disseste foi estar magra, o que eu não considerei sequer um sintoma, pois acho que isso so se deveu ao facto de ela pouco comer. Acho que o problema não estava nas barbatanas, mas sim no sistema de flutuação mesmo, porque ela so se conseguia "levantar" do substrato e manter-se no meio do aquario se estivesse a nadar com força, enquanto que os outros peixes conseguem estar parados e "levantados" do substrato.
Quanto ao limpa vidros tambem não sei se será essa a doença. Ele falta de apetite nao parece ter, pois anda sempre colado ao tronco que tenho no aquario, aos vidros e às plantas, escamas eriçadas nao tem para ja e dificuldade a nadar não me parece ter tambem ( não é que ele nade muito, mas quando o faz, parece-me normal). Perguntei na loja de animais e o senhor que me atendeu disse que poderia ser uma bacteria que se aloja nos intestinos e provoca a obstrução destes. Acho que encaixa bem, mas ele disse tambem que nao era curavel =S por isso nao sei o que fazer.
Responder

Voltar para “Peixes”