escalares....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
igos
Membro Júnior
Registado: domingo jul 01, 2012 9:35 pm

sábado jul 21, 2012 10:24 pm

boa noite como poderei saber se os meus escalares sao macho ou femea???obgd
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

sábado jul 21, 2012 11:16 pm

já fizeram alguma postura?
igos
Membro Júnior

sábado jul 21, 2012 11:43 pm

sim.....
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo jul 22, 2012 1:05 am

joa0 Escreveu:já fizeram alguma postura?
Isso também não dá para ver a 100%

Bem os escalares são realmente difíceis de identificar o sexo, mas uma das maneiras mais usadas e que é a mais bem sucedida é quando ocorre a postura e o nascimento dos alevins...

Isto porque não basta só haver a postura, as fêmeas muitas vezes fazem um pequeno teatrinho e fingem ser casal e chegam muitas vezes a por ovos, mas claro que nunca nasce nada...

Portanto a maneira 100% mais eficaz é ver quem põe os ovos e quem os guarda, isto primeiro, depois se nascerem os alevins já se tem a resposta que pôs os ovos foi a fêmea e quem teve mais tempo a guardar foi o macho...

Claro que existem outras maneiras como dizerem que a papila da fêmea é mais comprida e grossa e no macho mais pequena e fina, mas nunca são coisas 100% certas...

Imagem

Isto é o a papila do macho:

Imagem

E isto é a papila da fêmea (da para ver grandes diferenças na espessura, mas como se vê nas fotos, estas foram tiradas na altura da postura, logo é nesta altura que as revelações são feitas :) ):

Imagem

Boa sorte e espero ter sido útil ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
joa0
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 11:24 am

quando eu disse postura estava a pensar em avelins, só não sabia a palavra para postura com avelins -.-'
Rikass
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 12:25 pm

joa0 Escreveu:

quando eu disse postura estava a pensar em avelins, só não sabia a palavra para postura com avelins -.-'
OK, então peço desculpa :)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
igos
Membro Júnior

domingo jul 22, 2012 12:54 pm

ok....grande ajuda!!!!obgd...ja agora posso colocar no mesmo aquario dos escalares que sao 5 colocar 2 tetra olho de fogo???obgd
Rikass
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 1:08 pm

É assim eu não aconselho porque os olho de fogo são peixes de cardume, e um pequeno cardume de 4 ou 5 será o mínimo para um aquário equilibrado em relação a espécies, agora você tem 5 escalares, ou seja grande quantidade de feras no aquário :D tem que por cardumes com alguma dimensão, isto para os peixes mais pequenos sentirem-se seguros, resumindo e concluindo se quiser por peixes de cardume terá que optar por por uma boa quantidade para estes sentirem-se bem no aquário... Porque se forem poucos os escalares vão persegui-los...

Já agora qual a fauna do aquário? E que tamanho tem o aquario e respectiva litragem?

Obrigado ;)
igos
Membro Júnior

domingo jul 22, 2012 2:45 pm

aquario de 100 litros com decoracoes nao muitas e 1 planta grande(mao sei o nome....)...obgd
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jul 22, 2012 3:13 pm

igos Escreveu:aquario de 100 litros com decoracoes nao muitas e 1 planta grande(mao sei o nome....)...obgd
Cinco escalares num aquário de 100 litros é demais. É muito mesmo.

Eu tenho dois num de 120 litros e sei que é pequeno, eles não estão completamente bem.

Os escalares crescem muito. Os meus têm 20 cm da ponta da barbatana de cima até à ponta da barbatana de baixo.

Sendo assim, não aconselho a colocar mais nada. Primeiro, porque o aquário não é espaçoso e os peixes pequenos iriam estar em stress, pois não iriam sentir-se seguros. Segundo, porque apenas refere ter um planta ( as plantas são essenciais no esconderijo dos peixes mais pequenos e são '' delineadores '' de território naturais. Terceiro, o aquário iria ficar superpopulado.
igos
Membro Júnior

domingo jul 22, 2012 6:37 pm

Nitara Escreveu:
igos Escreveu:aquario de 100 litros com decoracoes nao muitas e 1 planta grande(mao sei o nome....)...obgd

Eu tenho dois num de 120 litros e sei que é pequeno, eles não estão completamente bem.

Os escalares crescem muito. Os meus têm 20 cm da ponta da barbatana de cima até à ponta da barbatana de baixo.

Sendo assim, não aconselho a colocar mais nada. Primeiro, porque o aquário não é espaçoso e os peixes pequenos iriam estar em stress, pois não iriam sentir-se seguros. Segundo, porque apenas refere ter um planta ( as plantas são essenciais no esconderijo dos peixes mais pequenos e são '' delineadores '' de território naturais. Terceiro, o aquário iria ficar superpopulado.

ok....mt obrigado.....
Rikass
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 8:01 pm

Nitara Escreveu:

Tens razão no ponto de vista que o escalares dele podem não ser como os teus, os teus dizes que atingiram os 20 cm de altura, isso acontece mais em escalares de estirpe koi, ou de Altum peruensis, se os dele forem zebra ou mármore ou outra estirpe mais simples, estes RARAMENTE chegam aos 13 cm... Portanto se os dele forem esses o aqua está muito bem para 5... O que eu aconselharia a por seriam umas 8 corydoras para comerem os restos que os escalares deixam (e eles deixam acredita)... E assim ficava um aqua bonito e equilibrado.

Eu sei que muita gente acha que os escalares precisam todos de 1 metro de altura!!! Mas não, dependendo das estirpes os escalares ficam com muita ou pouca altura :S
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 23, 2012 6:11 pm

joa0 Escreveu:

ALEVINS

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

joa0
Membro Veterano

terça jul 24, 2012 8:28 am

dinodane Escreveu:
joa0 Escreveu:

ALEVINS
:oops: :oops: tava a escrever rápido , troquei tudo -.-'
igos
Membro Júnior

segunda ago 06, 2012 10:02 pm

Rikass Escreveu:
Nitara Escreveu:

Tens razão no ponto de vista que o escalares dele podem não ser como os teus, os teus dizes que atingiram os 20 cm de altura, isso acontece mais em escalares de estirpe koi, ou de Altum peruensis, se os dele forem zebra ou mármore ou outra estirpe mais simples, estes RARAMENTE chegam aos 13 cm... Portanto se os dele forem esses o aqua está muito bem para 5... O que eu aconselharia a por seriam umas 8 corydoras para comerem os restos que os escalares deixam (e eles deixam acredita)... E assim ficava um aqua bonito e equilibrado.

Eu sei que muita gente acha que os escalares precisam todos de 1 metro de altura!!! Mas não, dependendo das estirpes os escalares ficam com muita ou pouca altura :S

boa noite....
o escalar maior tem 14 cm...e o mais pequeno tem 10cm....
8 corydoras????tendo la tb o tubarao bicolor cm 6cm e 1 limpa fundos com 7 cm nao serao mts corydoras???dsc a pergunta....
Responder

Voltar para “Peixes”