Morte de platy gravida com olhos inchados

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
GustavoK
Membro Júnior
Registado: segunda jul 16, 2012 5:09 pm

quarta ago 29, 2012 3:52 pm

Boas, ontem ao chegar a casa à noite, e ao alimentar os meus peixinhos como habitualmente, notei que uma das femeas platy, uma grávida, e que, por acaso estava em trabalho de parto à já 1 dia (tudo a seu tempo), estava com os olhos inchados, bastante salientes até. Preocupei-me mas como já era noite, alimentei-os e esperei até hoje de manha para ver bem o que se passava com a boa luz do dia.
Não é que acordei e platy estava morta? :(
Fui pesquisar antes de aqui vir, não encontrei nada, só que tal poderia acontecer se a agua estiver em más condições. Mas tudo está ok no aqua, inclusive todos os outros peixes estão bem.

Com sorte ainda fiquei com alguns alevinos no aquario, já os recolhi e estão agora num aquario à parte, a crescer!

Por favor se alguem me poder ajudar a compreender a situação a fim de saber realmente o que acontecer e futuramente o evitar, agradecia :)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta ago 29, 2012 4:44 pm

Se os olhos estavam inchados, como que salientes, é provável que fosse popeye.

Popeye é uma doença causada por fungos e que também pode ser chamada de exoftalmia ou olhos saltados.
Os peixes afectados apresentam os olhos muito salientes, inchados e por vezes como que encobertos e pode afectar um ou ambos os olhos.

Normalmente, o aparecimento desta doença está associada com a má qualidade da água, mas se refere que está tudo bem então não sei quais poderão ser as causas ...
GustavoK
Membro Júnior

quarta ago 29, 2012 5:19 pm

Nitara Escreveu:Se os olhos estavam inchados, como que salientes, é provável que fosse popeye.

Popeye é uma doença causada por fungos e que também pode ser chamada de exoftalmia ou olhos saltados.
Os peixes afectados apresentam os olhos muito salientes, inchados e por vezes como que encobertos e pode afectar um ou ambos os olhos.

Normalmente, o aparecimento desta doença está associada com a má qualidade da água, mas se refere que está tudo bem então não sei quais poderão ser as causas ...

Muito obrigado Nitara.
Tenho um antifungico da EXITtm que comprei, funcionou muito bem num combate ao ictio à uns tempos, acha que vale a pena por na agua do aquario? Para prevenção, não sei, todos os outros os peixes aparentam estar saudáveis com disse. De qualquer forma o antifungico é biodegravel, mal não fará penso eu.

Que me diz?
GustavoK
Membro Júnior

sexta ago 31, 2012 5:37 pm

alguem me que ajude?
Responder

Voltar para “Peixes”