construção de dois terrários- 1ºterrário quase pronto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

appisco
Membro
Registado: sexta mar 14, 2008 8:38 pm

Elaphe Guttata Guttata

quinta jul 30, 2009 8:23 pm

Já há muito que nao participo no forum, o tempo nao abunda e por vezes as coisas aqui vao logo por caminhos bem agressivos, mas deste vez vou tentar :lol:

Tinha projectado fazer um rack, mas entretanto encontrei uns moveis no ikea ao meu gosto e decidi comprar dois e vou colocar um por cima do outro.

o móvel em questão é este:
Largura: 85 cm
Profundidade: 36 cm
Altura: 42 cm

Imagem

penso que estas medidas são suficientes para uma corn e real adultas, basta saber aproveitar o espaço (isto das medidas é questionavel)

Comprei 2móveis, rolo de cortiça, calhas para vidros e respectivos vidros, respiradores e comprei também uma pequena calha para que não se meta lixo nenhum nas calhas dos vidros

movel com a tal calha:

Imagem

Imagem

"terrário" e material a usar:

Imagem

Movel ja com a calha e a primeira camada de cortiça, num dos lados vai estar o cabo de aquecimento e vai levar outra camada igual a esta de cortiça por cima, para que dessa forma os animais nao tenham contacto directo com a fonte de calor. A cortiça por baixo do cabo é para proteger o movel:

Imagem

e agora vem a melhor parte, os respiradores nao são nada mais nada menos que aqueles protectores de ralo da cozinha:

Imagem

Custos:
os dois móveis - 89€
Respiradores - 4€
Cola de contacto para as calhas dos vidros - 3€
Rolo de cortiça, preguinhos com aquele apoio de plástico para prender o cabo, calhas etc - 15€
Vidros e calhas para os dois terrários - 56€

custo total até agora - 167€

Neste momento estou à espera dos vidros e ainda nao tenho pressa em montar tudo, a corn e a real ainda estão bem nos seus terrários, mas é algo que gosto de fazer com calma e ir projectando o setup de cada terrário, experimentando e combinado elementos.

Actual terrário da corn:
Imagem

Espero que este tópico possa ajudar alguém que esteja com ideias de fazer algo parecido
Última edição por appisco em quarta ago 05, 2009 7:05 pm, editado 1 vez no total.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

quinta jul 30, 2009 9:35 pm

eu gostei do look mas nao sou expert em terrarios mas parece-me bem o.O

Agora medidas e afins ja nao e cmgo :lol:
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

quinta jul 30, 2009 9:48 pm

Muito bem, gostei bastante do resultado final.

2 terrarios por esse preço é um excelente incentivo a eu construir um de madeira :twisted:

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las...
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta jul 30, 2009 10:25 pm

Se conseguires aproveitar bem o espaço, tens tudo para lhes dar uma óptima casa :P
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta jul 30, 2009 10:26 pm

ta muito fixe, mas diz me metes te vidro so á frente ou nos lados tambem? parece me pelo reflexo
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Ianarosh
Membro Veterano

quinta jul 30, 2009 10:29 pm

chelonia Escreveu:ta muito fixe, mas diz me metes te vidro so á frente ou nos lados tambem? parece me pelo reflexo
tem vidro no lado também da para ver a aresta do vidro temperado no lado direito 8)
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quinta jul 30, 2009 10:32 pm

Última edição por vasco94 em quinta jul 30, 2009 10:53 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong></strong></p>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta jul 30, 2009 10:32 pm

isso ja percebi, queria saber o porque?
pelo que vi o terrario é de uma cobra, humidade não muito elevada, logo foi dinheiro mal gasto a meter os vidros de lado, bastava o armario so com frente em vidro
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Ianarosh
Membro Veterano

quinta jul 30, 2009 10:37 pm

chelonia Escreveu:isso ja percebi, queria saber o porque?
pelo que vi o terrario é de uma cobra, humidade não muito elevada, logo foi dinheiro mal gasto a meter os vidros de lado, bastava o armario so com frente em vidro
Ah ok percebi mal desculpa chelonia, quanto a isso tambem nao sei e nao me parece que seja por ser pinho ja que a dita geralmente tem coisas em mdf e afins o.O
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

quinta jul 30, 2009 10:54 pm

A ultima foto é do terrario actual da cobra e não do que está a ser construido agora, pelo menos foi isso que percebi. :?
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quinta jul 30, 2009 10:56 pm

sim já tinha percebido xD mas obrigado na mesma :wink:
<p><strong></strong></p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jul 31, 2009 9:14 am

36 de profundidade acho muito pouco... mas de resto está muito bom :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta jul 31, 2009 11:13 am

A ideia é boa de facto,
Já tinha pensado em faze-lo, devido ao seu preço, ao facto de serem em melamina e sem duvida por serem faceis de montar pois têm os furos já feitos, e que aguenta até uma determinada humidade sem estragar.

Mas uma vez que se tratam de movéis para colocar peças decorativas, loiça e afins, não tem a profundidade desejada para fazer de terrário para uma cobra.

É optimo para fazer terrarios divididos para artropodes ou vira-lo para cima estilo "baú" e usar para tartas terrestres durante uns tempos (pois ai a altura passa a ser largura e entao fica mais espaçoso) etc, agora para um ofidio, acho que a largura é insufeciente.

Quanto á respiração, é que não sei se é sufeciente, uma vez que são ralos de lavatório\banheira e aparentam ser pequenos o que pode causar uma respiração deficiente.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta jul 31, 2009 1:41 pm

Nazgul93 Escreveu:A ideia é boa de facto,
Já tinha pensado em faze-lo, devido ao seu preço, ao facto de serem em melamina e sem duvida por serem faceis de montar pois têm os furos já feitos, e que aguenta até uma determinada humidade sem estragar.

Mas uma vez que se tratam de movéis para colocar peças decorativas, loiça e afins, não tem a profundidade desejada para fazer de terrário para uma cobra.

É optimo para fazer terrarios divididos para artropodes ou vira-lo para cima estilo "baú" e usar para tartas terrestres durante uns tempos (pois ai a altura passa a ser largura e entao fica mais espaçoso) etc, agora para um ofidio, acho que a largura é insufeciente.

Quanto á respiração, é que não sei se é sufeciente, uma vez que são ralos de lavatório\banheira e aparentam ser pequenos o que pode causar uma respiração deficiente.
Concordo...
Também andei a ver esses movéis há uns tempos, mas a largura é de facto um contra...
Só mesmo deitado, como o Naz referiu.....

No entanto, se conseguires dar-lhe uma boa complexidade talvez consigas compensar a curta largura...
appisco
Membro
Registado: sexta mar 14, 2008 8:38 pm

Elaphe Guttata Guttata

sexta jul 31, 2009 10:47 pm

Tal como disse inicialmente as medidas sao discutiveis, penso que um espaço bem aproveitado é que vai fazer a diferença. Relativamente à respiração, penso que seja adequada, uma vez que comparo com terrários mm de loja e os meus respiradores permitem uma maior entrada de ar do que muitos que vejo nas lojas. No entanto vou estar atento a isso e se necessário fazer alteração.

Para iluminação vou usar umas calhas de leds que são usadas também em aquarios, gastam muito pouco, dão muita luz e nao aquecem, nao havendo perigo para o animal.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”