[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado ago 01, 2009 10:15 pm

PedroC10 Escreveu:Quando o vi, ou apanhava ou nunca mais conseguia tirar fotos porque tinha a câmara longe e ele estava num local onde o meu pai estava a fazer umas obras., apareceu quando se levantaram umas pedras de granito, foi uma sorte não ter ficado lá esmagado. Mas chega de off-topic, se puderes manda-me uma pm com essas técnicas de fotografar, terei todo o gosto em fazer uma secção de campo para experimentar :P
Enviado o que posso partilhar contigo ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado ago 01, 2009 10:47 pm

Fica a minha posta...

Todas as fotos foram tiradas em Paredes de Coura.

Típica lagartixa, não faço ideia qual seja o nome cientifico.

Imagem

Imagem

Bufo bufo, cheguei a "apanhá-lo" umas 3 vezes no mesmo sitio em 3 noites...
Já agora, ele tinha umas manchas brancas no dorso, devem conseguir vê-las, ou parte delas, nas fotos... Alguém faz ideia do que poderiam ser?

Imagem

Imagem

Esta apanhei-a a nadar na piscina o ano passado 8)
Penso ser uma Natrix, talvez maura? Peço ajuda a identificar...

Imagem

Imagem
Última edição por NhamNham em sábado ago 01, 2009 10:50 pm, editado 1 vez no total.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado ago 01, 2009 10:49 pm

Já ninguém come pinkies de rolos de hidroginástica :lol: :lol:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

sábado ago 01, 2009 11:04 pm

a snake parece me uma natrix natrix, a lagarticha é mais complicado visto haver bastantes especies diferentes
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado ago 01, 2009 11:18 pm

Sinceramente deixem-me discordar da vossa opinião acerca da cobra do NhamNham... Parece-me uma Coronella girondica :) parece-me ter um focinho saliente e arredondado mas só através da escama rostral é que teria a certeza ;)

Quanto à lagartixa... Não tenho a certeza mas parece-me Psammodromus hispanica :wink:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado ago 01, 2009 11:28 pm

Sim, a cobra parece ser uma coronella girondica, já a lagartixa parece-me ser a podarcis bocagei.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado ago 01, 2009 11:47 pm

A cobra também ainda não era adulta, nem de longe nem de perto...

Era bastante pequena de facto, embora em algumas fotos possa iludir, era uma minhoca na água...Mas é possivel que seja essa que referiram :wink:

Mais umas...

Imagem

Imagem

Imagem

Quanto à lagartixa, pelo que vi no google, também ia mais para a bocagei...

@Nazgul, sabes que hidroginástica é comigo :lol:
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sábado ago 01, 2009 11:54 pm

Alunobiogeo, se quiseres daqui a uma semana vou de férias para a casa da minha avó no Porto (tipica casa de campo) e posso tirar umas fotos aos animais que encontrar (desde sapos, rãs, cobras então ui...) e juntas aqui, mas quanto ao nome cientifico, isso já não é comigo :\
<p><strong>
</strong></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo ago 02, 2009 12:04 am

Peço desculpa... Enganei-me, queria mesmo dizer Podarcis hispanica, confundo sempre com a Psammodromus hispanicus :oops: e misturo os nomes...

São tantas as lagartixas que dá nisto :lol:

Mas sim, tanto pode ser a Podarcis bocagei que ocorre predominantemente na zona norte e centro do país com influência atlântica, com dorso predominantemente verde ou a Podarcis hispanica que tem uma área de distribuição mais ampla, abrangendo quase todo o país.

Sim, joaoplscosta podes tirar e depois vê-se as espécies... Mas tenta não lhes pegar... E já agora, aconselho-te a usar o horário das 6h30 até às 8h30... É a melhor altura para encontrares os animais a refastelarem-se todos ao sol e não estão completamente activos, pelo que não fogem logo :lol:

Arghhh
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2009 2:07 pm

domingo ago 02, 2009 2:33 pm

Lagartixa-da-madeira (Lacerta dugesii)
Ilha da Madeira numa praia qualquer foto tirada por um amigo
Imagem
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda ago 03, 2009 12:54 am

AlunoBioGeo Escreveu:Sim, joaoplscosta podes tirar e depois vê-se as espécies... Mas tenta não lhes pegar... E já agora, aconselho-te a usar o horário das 6h30 até às 8h30... É a melhor altura para encontrares os animais a refastelarem-se todos ao sol e não estão completamente activos, pelo que não fogem logo
Ok, vou tentar andar sempre com a máquina então, eu já peguei num bufo (há uns dois ou três anos) mas agora nas cobras e isso não xD Até porque não tenho experiencia com répteis (só tartarugas).
<p><strong>
</strong></p>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda ago 03, 2009 1:06 am

Um camaleão que por pouco não o pisei :lol:

Imagem

Imagem
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda ago 03, 2009 4:58 am

Excelente tópico ;)
Vou ver se também tiro umas fotos, aproveitando o facto de morar no campo.
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

segunda ago 03, 2009 9:25 am

Apesar de não costumar tirar fotos das minhas saídas de campo vou pesquisar os meus arquivos a ver o que encontro :wink:

Para já ficam estas de uma Chalcides striatus:

Imagem

Imagem

Desculpem a qualidade :oops:
Depois meto mais

Cumprimentos
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda ago 03, 2009 11:50 am

Bom dia, desde já os meus parabéns ao Fred pela iniciativa e a todos os membros pela adesão. E mais um tópico que vais contribuir e muito para o enriquecimento do fórum.
Deixo também o meu pequeno contributo.

Por aqui por viseu as cobras que mais tenho visto sao cobras de ferradura, no ano passado fotografei algumas crias (penso que sao cobras ferraduras)

Imagem

também encontrei umas 4 ou 5 crias destas mortas na estrada em pontos diferente, todas no raio de 1 Km.

Imagem

aqui uma pele de cobra, encontrada no campo, e que alguem se lembrou de colocar no chão do meu quarto para testar a minha resistência vascular
:twisted:
Imagem
Brake
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”