Gecko leo. mega laranja... nova morph?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Stark
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

quinta ago 20, 2009 10:20 am

A todos os possivelmente interessados, aqui vão as fotos de um exemplar bem lindo (a meu ver) pelas suas cores e ao qual ainda se acrescenta uma certa mística quanto à sua genética.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já foi esclarecido que não se trata de um AFT, nem um híbrido de leo/aft.

O mais estranho é mesmo a genética, pois ao que parece este menino tem características de duplo homozigótico (?) Tremper albino & Bell albino tangerine.

Ora, ao que parece (corrijam-me se estiver em erro), até agora pensava-se que os genes tremper e bell não eram "compatíveis"... Mas este exemplar apresenta características dos dois!

Como podem ver pelas fotos: olhos tipicamente de Tremper albino e padrão típico de Bell...

"E esta, hein?" :P
C.R.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta ago 20, 2009 10:56 am

Bem, eu penso que os genes são compatíveis, isto é, pode ser homozigótico para ambos os albinismos, ou seja, tens gecko que é tremper e bell ao mesmo tempo. O que não acontece é juntares esses dois tipos de albinismo no mesmo gene.

Um exemplo para ser mais fácil perceber, tens um pai Bell albino e uma mãe tremper albino, os filhos serão normais 100% het bell albino + 100% het tremper albino.

Agora se tiveres um pai bell albino 100% het tremper albino e uma mae tremper albina 100% het bel albino, 25% das crias são bell albinos tremper albino.

Eu penso que isto tudo está no facto dos 3 tipos diferentes de albinismo não actuarem sobre o mesmo gene, possibilitando uma combinação com os 3 tipos, mas não uma junção dos 3.

Quanto ao gecko, tem de facto um laranja bastante intenso, e nem parece um gecko leopardo, se eu não soubesse dizia que era mesmo um híbrido, pois também tem características que só os leos têm.

É bonito, mas ainda precisa de levar umas quantas gerações de selective breed para ficar como os grandes criadores gostam :P
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quinta ago 20, 2009 7:35 pm

Stark obrigado pela partilha, realmente sempre li que os genes de albinos não são "compativeis", sabes se já fizeram testes para terem a certeza que se trata de um tremper bell?!
PedroC10
Membro Veterano

quinta ago 20, 2009 7:55 pm

Tive a ver aqui: http://kaloula.drpez.com/kaloula10/kaloula_art2ene9.htm

"Albinos

Se trata de eubles amelanísticos, de la clase tirosina positiva (T+), por lo que pueden producir un poco de pigmento marrón, aunque no pueden producir melanina. No se trata del tipo de albinismo que tenemos presenta, ojos rojos y cuerpo blanco y amarillo, como en el caso de pitón regius albina (T-).

Se trata de genéticamente de una característica recesiva.

Dentro del albinismo hay tres líneas diferentes, que son incompatibles entre ellas, produciendo crías doble heterocigóticas para los dos tipos de albinismo utilizados."

Penso que mais uma vez, isto se refere ao cruzamento entre animais homozigóticos para apenas um dos tipos de albino. Um tremper e um bell não vão por si só dar origem a tremper bell, mas sim a het tremper het bell. No entanto, podemos ter duplos e triplos recessivos com as diferentes linhas de albinismo.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Stark
Membro

quinta ago 20, 2009 10:44 pm

PedroC10 percebi o que queres dizer e penso que tem toda a lógica :wink:

gekkos, eu é que agradeço o interesse pelo post. Quanto a confirmar a genética, penso que já estão pensados alguns cruzamentos que ajudarão nisso... Pelo menos com RAPTOR para apurar o laranja, sei que existe essa ideia e que é quase certo ser posta em prática.

De qualquer forma tenho aqui algumas coisas que podem esclarecer a parte genética mas agora ando sem tempo nenhum, por isso peço-vos que aguardem que quando tiver tempo, actualizo. De resto vou seguindo o caso e comunicando as novidades :wink:

Abraço
C.R.
Arghhh
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2009 2:07 pm

sexta ago 21, 2009 12:46 pm

Photoshop
PedroC10
Membro Veterano

sexta ago 21, 2009 12:50 pm

Arghhh Escreveu:Photoshop
Porque dizes isso?
Arghhh
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2009 2:07 pm

sexta ago 21, 2009 1:40 pm

porque parece :twisted:
Stark
Membro

sexta ago 21, 2009 1:50 pm

Arghhh Escreveu:Photoshop
Já há uns aninhos que trabalho com o photoshop e penso saber distinguir uma fake de uma foto honesta :wink:

Se aprimorassem nem que fosse só o contraste para criar um laranja mais vivo, isso seria facilmente detectável, por exemplo, nesta foto:

Imagem

pois a zona da cabeça também seria afectada. Se fizessem um contraste diferencial (só no resto do corpo e na cabeça não) ainda mais se notaria que tinha andado ali edição.

Não estou a dizer que seja impossível as fotos terem sido muito ligeiramente aprimoradas, mas nada de especial e certamente não o suficiente para transformar algo relativamente normal, neste laranja vivo.

Para além disso nem um mestre na arte de editar imagem conseguiria recriar na perfeição um padrão de bell albino num gecko com olhos de tremper albino (e vice-versa) sem que um olhar mais atento notasse a edição. E isso é o mais relevante deste tópico, o duplo albinismo. O laranja é só um efeito bonito e que apurado pode dar qualquer coisa interessante :wink:

Abraço
C.R.
Stark
Membro

sexta ago 21, 2009 2:37 pm

Ora, como prometido, aqui vai uma desmistificação da genética a sustentar a lógica que o PedroC10 (que esteve muito bem na sua intervenção :P ) já tinha defendido:

Primeiro:

Talbino normal X Balbino normal = 1/1.Normal HET Talbino,Balbino.

Depois:

Normal HET Talbino,Balbino X Normal HET Talbino,Balbino =

1/16.Normal
2/16.Normal HET Balbino
1/16.Balbino normal
2/16.Normal HET Talbino
4/16.Normal HET Talbino,Balbino
2/16.Balbino normal HET Talbino
1/16.Talbino normal
2/16.Talbino normal HET Balbino
1/16.Talbinobalbino normal

De facto já li em vários fóruns que não era possível um espécimen apresentar características dos dois albinismos (em alguns defendia-se que se ocorressem os dois, apenas o gene tremper seria expresso), mas a mim isto que acabei de expor parece-me certo (se estiver errado façam favor de dizer) portanto demonstra que é possível, sendo apenas "raro" e, ao que parece, pouco conhecido/divulgado.

Suponho que a existência dos blizzard patternless é outra coisa a fazer crer que este tipo de transmissão genética apresentada é possível, não?
C.R.
PedroC10
Membro Veterano

sexta ago 21, 2009 4:10 pm

Stark Escreveu: Primeiro:

Talbino normal X Balbino normal = 1/1.Normal HET Talbino,Balbino.

Depois:

Normal HET Talbino,Balbino X Normal HET Talbino,Balbino =

1/16.Normal
2/16.Normal HET Balbino
1/16.Balbino normal
2/16.Normal HET Talbino
4/16.Normal HET Talbino,Balbino
2/16.Balbino normal HET Talbino
1/16.Talbino normal
2/16.Talbino normal HET Balbino
1/16.Talbinobalbino normal
Se de facto ocorrer este tipo de cruzamento, nada mais é do que o tipo de cruzamento presente em tremper blizzards, em bell blizzard, em eclipse tremper, e por ai fora, a única diferença é que os genes em causa são dois genes de albinismo. No entanto temos aqui um duplo ou mesmo um tripo recessivo, caso se juntem os 3 tipos de albinismo.

Penso que isto pode acontecer, pois os tipos de albinismo (penso eu) não afectam directamente os mesmos genes.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”