adquiri camaleao
Moderador: mcerqueira
Ola a todos,
hoje comprei um camaleao, pois e um bicho que fascina ha ja algum tempo, mas apos te-lo trazido para casa achei melhor pesquisar na net mais algumas coisas para alem daquelas que o senhor da loja me informou, e deparei-me com muita coisa que nem imagino de como vou tratar o animal, por isso precisava de alguma ajuda,
1º ele e minimo mede menos do que 15 cm
2º tenho o terrario mas so tenho um tronco de arvore enrolado com uma planta e um cato ja percebi que tenho de comprar mais plantas agora a duvida! verdadeiras ou falsas?
3º ele deu-me uma lampada uv de 50 w o meu terrario tem 60(c),40(a),30(l) esta da ou tenho de por outra
4º tambem nao sei como vejo a humidade a temperatura sem que tenho tremometro
5º comida para alem das minhocas e dos grilos que comprei o que mais pode ele comer? mesmo sendo bebe?
desculpem la, mas ja gosto muito do artur e nao tenciono perde-lo quero o melhor para ele.~
obrigado a todos
hoje comprei um camaleao, pois e um bicho que fascina ha ja algum tempo, mas apos te-lo trazido para casa achei melhor pesquisar na net mais algumas coisas para alem daquelas que o senhor da loja me informou, e deparei-me com muita coisa que nem imagino de como vou tratar o animal, por isso precisava de alguma ajuda,
1º ele e minimo mede menos do que 15 cm
2º tenho o terrario mas so tenho um tronco de arvore enrolado com uma planta e um cato ja percebi que tenho de comprar mais plantas agora a duvida! verdadeiras ou falsas?
3º ele deu-me uma lampada uv de 50 w o meu terrario tem 60(c),40(a),30(l) esta da ou tenho de por outra
5º comida para alem das minhocas e dos grilos que comprei o que mais pode ele comer? mesmo sendo bebe?
desculpem la, mas ja gosto muito do artur e nao tenciono perde-lo quero o melhor para ele.~
obrigado a todos
boas, como o cris já disse e muito users vão dizer , devias 1º ter pesquizado
2ºtu é que sabes que plantas é que querer por tanto podem ser falsas como verdadeiras , sendo que as plantas verdadeiras proporcionam mais humidade no terrario, mas atenção que nem todas as plantas que encontrares podem ir para dentro do terrario, porque muitas delas são toxicas
3ºbem não se ise dá ou não , tens de ver que temperaturas atinge num terrario e depois logo compras outra ou ficas com essa ( não sei é se essa lampada pode ser ligada a um termostacto)
4º a temperatura vez com um higrometro
5º sim já li por ai,não se é falso ou se é verdade, que algumas especies de camaleoes alimentam se tambem de frutas
espero ter ajudado
á e já me esquecia , convem dizer de que especie se trata para te ajudarmos mais concretamente
2ºtu é que sabes que plantas é que querer por tanto podem ser falsas como verdadeiras , sendo que as plantas verdadeiras proporcionam mais humidade no terrario, mas atenção que nem todas as plantas que encontrares podem ir para dentro do terrario, porque muitas delas são toxicas
3ºbem não se ise dá ou não , tens de ver que temperaturas atinge num terrario e depois logo compras outra ou ficas com essa ( não sei é se essa lampada pode ser ligada a um termostacto)
5º sim já li por ai,não se é falso ou se é verdade, que algumas especies de camaleoes alimentam se tambem de frutas
espero ter ajudado
á e já me esquecia , convem dizer de que especie se trata para te ajudarmos mais concretamente
<p><strong></strong></p>
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49239
aqui tens plantas verdadeiras que possas por no teu terrario
aqui tens plantas verdadeiras que possas por no teu terrario
<p><strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Era melhor pedires ao Sr. da loja para ficar com o Camaleão enquanto reunes as condições necessárias pois são animais extremamente sensíveis e stressam com muita facilidade.
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
Não percebo como é que se compra um camaleão (um bicho extremamente sensível e «stressavel») e nem se pesquisa uma linha antes de comprar. Pura inconsciência.cameleon Escreveu:1º ele e minimo mede menos do que 15 cm
A temperatura vê com um termometro, a humidade com um higrometro, em que a humidade desejavel depende muito da espécie que comprou. As plantas servem apenas para dar um suporte para o animal se mover, esconder a sua presença e no caso de verdadeiras, um acrescento de humidade. Se quiser usar verdadeiras, vai ter de pesquisar muito bem, pois nem todas são recomendadas (basta uma pesquisa rápida aqui na Arca). Para além da lampada de uvB, precisa de uma de cerâmica para aquecer o terrário, pois a uvB emite uvB, não tem propósito de aquecimento. E obviamente que a lampada de uvB não pode estar 24h ligada, e a lampada de ceramica deve estar a ser controlada por um termostato. Existe uma caresheet aqui na arca do taelife que fala da alimentação e das condições do terrário, que posso adiantar que necessita de muita ventilação (portanto, muita porção em rede ou plástico com furos para o ar poder passar).
Manuseamento de um camaleão: quase nulo. Risco de stress com a nossa presença, imagem reflectida do camaleão no vidro do terrário, falta de uvB, temperatura descontrolada: tremendo.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Ao "user" irresponsável, eu já nem respondo... Já é recorrente, principalmente nesta época... Estamos mesmo em silly-season!vasco94 Escreveu:boas, como o cris já disse e muito users vão dizer , devias 1º ter pesquizado
espero ter ajudado
vasco94, deves andar um pouco confuso... Higrómetro mede temperaturas? E o termómetro o que faz?

A lâmpada deve estar ligada a um termostato, não pode... Deve!
Não conheço relatos de espécies que comam frutos em liberdade, mas sei que em cativeiro há quem dê frutos, mas só em adultos! As crias e juvenis são estritamente insectivoros.
EDIT: Vasco 94, peço desculpa.
Última edição por AlunoBioGeo em sexta ago 28, 2009 12:53 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
sim enganeime o que eu queria dizer era que o higrometro media a humidade
e eu sou o vasco 94 não 84...
sim , como não tinha a certeza não afirmei, mas ok fica percebido
eu s+ disse isso porque já numa care sheet de um user de aqui da arca que disse isso , e como tambem já tinha lido que um camaleoa de um outro user o fazia , por isso é que disse
e eu sou o vasco 94 não 84...
sim , como não tinha a certeza não afirmei, mas ok fica percebido
eu s+ disse isso porque já numa care sheet de um user de aqui da arca que disse isso , e como tambem já tinha lido que um camaleoa de um outro user o fazia , por isso é que disse
<p><strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
Vasco94. É o aproximar do regresso às aulas! Quanto ao user, acho que este é daqueles que vai ser dificil explicar como comprar uma lâmpada uvb!AlunoBioGeo Escreveu:Ao "user" irresponsável, eu já nem respondo... Já é recorrente, principalmente nesta época... Estamos mesmo em silly-season!
vasco84, deves andar um pouco confuso... Higrómetro mede temperaturas? E o termómetro o que faz?
A lâmpada deve estar ligada a um termostato, não pode... Deve!
Não conheço relatos de espécies que comam frutos em liberdade, mas sei que em cativeiro há quem dê frutos, mas só em adultos! As crias e juvenis são estritamente insectivoros.

<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Mais um que vai andar todo à nora...Já não tenho paciência para tópicos de 10 páginas onde se pergunta tudo o que se devia saber antes de se comprar o animal! Enfim...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
simplificando:
-lê muito sobre a especie que tenspresumo que seja um C. calyptratus\ camaleao do yemen)
-arranja um terrario em rede
-compra uma lampada uvb 5.0
-compra uma lampada de spot ou uma de ceramica(as duas era o ideal)
-compra um termostato e liga a lampada(s) de aquecimento.
-compra temporizadores e cria um ciclo de 12h de luz ligada e de 12h de luz desligada
-inicialmente so te aconselho plantas artificiais
-compra um termometro e um higrometro(digitais de preferencia)
-lê muito, os valores de temp. e humidade variam entre especies.
mais duvidas?
cumps
mais duvidas?
-lê muito sobre a especie que tenspresumo que seja um C. calyptratus\ camaleao do yemen)
-compra temporizadores e cria um ciclo de 12h de luz ligada e de 12h de luz desligada
mais duvidas?
cumps
mais duvidas?
-
- Membro Veterano
O Terrário em rede não vai perder muito calor e humidade?BeYou Escreveu:simplificando:
mais duvidas?
cumps
mais duvidas?
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
depende do que ele tiverla dentro.
os camaleoes (tirando os R.) nao podem estar em terrarios de vidro, com pouca ventilaçao de ar eles desenvolvem facilmente doenças respiratorias.. e com os reflexos eles stressam muuuito.
cumps
os camaleoes (tirando os R.) nao podem estar em terrarios de vidro, com pouca ventilaçao de ar eles desenvolvem facilmente doenças respiratorias.. e com os reflexos eles stressam muuuito.
cumps
obrigado a todos os que me ajudaram
, realmente uma pessoa vem aqui pedir ajuda e ainda e mal tratada!
, nunca pensei que os camaleos precisasem de tantas coisas, mas continuo a dizer as lojas de animais e que nao os deviam vender a kk pessoa mas como o fazem eu adquiri um sem expriencia nenhuma, mas desde que o trouxe, ja li muita coisa sobre eles e ja lhe comprei tudo o que e necessario, ja tem as luzes, a humidade sempre a 60%, a temperatura de dia dos 26º aos 32º e de noite dos 21º as 24º com a sua respectiva lampada, tem sistema conta gotas e borrifo 3 a 4 vezes por dia, come os seus grilos e as tais minhocas, ja lhe caiu a pele e ate vem beber agua ao borrifador tenho tratado dele como do meu filho, acho que estou num bom caminho mas so o tempo o dira.
obrigado a todos os que me ajudaram em breve vo meter uma foto dele para me darem a vossa opiniao.

obrigado a todos os que me ajudaram em breve vo meter uma foto dele para me darem a vossa opiniao.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.
poe, poe o que a gente gosta e de fotos