camaleão folha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

cameleon
Mensagens: 8
Registado: quinta ago 27, 2009 11:00 pm

segunda set 14, 2009 10:14 am

Ola a todos, como ando também averiguar esta especie porque quero adquirir 2 um macho e 1 femea aqui vai o que acho importante se saber no minimo ok bjs a todos.

Rhampholeon brevicaudatus
Nome científico: Rhampholeon brevicaudatus.
Nome Popular: Camaleão-folha.
Ordem: Squamata.
Subordem: Lacertilia.
Família: Chamaeleonidae.
Tamanho: Podem alcançar os 6cm.
Longevidade: Podem chegar até aos 5 anos em cativeiro.
Origem: Florestas tropicais da costa da Tanzânia, Este de África.
Ambiente: Habitam em pequenos arbustos e no chão da floresta húmida entre folhas secas. Pode ser encontrado entre o nível do mar e locais com 1300 metros de altura.
Hábitos: Esta é uma das espécies de camaleões folha que tem como característica soar um "buzz" ou vibração, quando incomodado.

Terrário: Os R. brevicaudatus necessitam de uma humidade alta constante, e sendo uma espécie basicamente terrestre, um terrário largo e de média altura é o suficiente. Um terrário pode manter até um par ou trio, mas nunca devem ser mantidos machos juntos, pois podem gerar agressões. O substrato do terrário deve ser constituído por húmus e ter uma grande variedade de plantas, folhas mortas, bark, e sítios de refúgio.
Alimentação: Os Rhampholeon são bastante vorazes, mas muito esquisitos na hora de comer, pois são capazes de comer grandes quantidades de micro grilos, mas não tocar em nenhum outro alimento. Mesmo assim deve-se tentar alimentar com a maior variedade de alimento possível. Sempre que possível deve pulverizar o alimento oferecido com cálcio e vitaminas.
Iluminação: Uma lâmpada UVa para manter as plantas do terrário saudáveis é o suficiente. Como vivem no solo das florestas densas estes animais não necessitam de grandes quantidades de luz.
Temperatura: Os R. brevicaudatus podem ser mantidos com temperaturas dos 18 ºC aos 30 ºC. Nos meses mais quentes é recomendado que as temperaturas rondem os 25 ºC aos 30 ºC.
Humidade: A humidade deve ser mantida em torno dos 70%. Borrifar o terrário duas vezes ao dia pode ser o suficiente.
Dimorfismo sexual: Diferenciar o sexo destes animais pode ser um desafio. Um método possível é através das suas cores, as fêmeas tendem a ter cores mais uniformes, normalmente castanhas. Os machos tendem a mostrar diferentes cores às fêmeas, mostrando também diferentes padrões. Os machos têm também a "crista" sobre o dorso mais recortada e caudas mais compridas, onde se aloja na sua base o hemipénis.
Observações:
- Apesar da sua frágil aparência, são uma das espécies que tem demonstrado maior adaptabilidade ao cativeiro, porem recomendada para quem tenha alguma experiência em camaleões. Como não necessitam de grandes instalações, podem ser mantidos em terrários relativamente pequenos sem problemas
Bfddone
Membro
Mensagens: 147
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm
Localização: De muitas especies

segunda set 14, 2009 10:23 am

coveiro.... :twisted:
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

segunda set 14, 2009 6:43 pm

realmente, foram desenterrar o 1º post do morto. :twisted:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”