Tartaruga: como saber se está viva?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

thranduil
Registado: segunda set 14, 2009 10:24 am

segunda set 14, 2009 10:37 am

Olá pessoal!

Comprei uma primeira tartaruga à 3 meses atrás e como gostei do bixinho acabei por comprar outra 1 mês depois. Como nunca tinha tido nenhuma andei a fazer muitas asneiras mas com o tempo ia lendo coisas e ia percebendo melhor o que deveria ou não fazer. Uma coisa que fiz foi tirá-las de uma sala que tinha uma boa temperatura e uma janela grande com luz solar para a cozinha onde a luz solar incide mais directamente. Só que a cozinha como tem sempre uma janela aberta é muito mais fria!... Então a minha segunda tartaruga que é pequena e não cresceu quase nada desde que aqui está deve ter "invernado" porque está imóvel com os membros e a cabeça meios de fora da casca meios dentro à quase duas semanas... A outra que já tem o dobro do tamanho desde que cá chegou (acho que lhes dei tanta comida no início que ela cresceu exageradamente) está menos activa mas mexe-se e come um pouco. Andei a ler bastante sobre o assunto e percebi que tinha que as mudar de sítio outra vez se não quiser que invernem (li que nãos e deve deixar as mais pequenas invernar). Então arranjei um novo aquário para elas em que a temperatura da água já está mais quente e há mais humidade que posso ver nas paredes. Ainda não tenho aquecedores nem lâmpadas mas já li que a para a ter dentro de casa no inverno vou precisar desse tipo de coisas.

Mas o que tenho receio é que com tantas mudanças de temperatura e de sítio a tartaruga invernada possa ter morrido... Ela é muito pequenina e parece estar com os olhos um pouco mais afundados... Se estiver morta não irá contaminar o aquário da outra? Não sei o que faça...

Espero que alguém me possa dar umas dicas.

Obrigado,

PM
IgBono
Membro Júnior
Registado: segunda dez 29, 2008 12:21 pm

segunda set 14, 2009 11:09 am

:| não sabes se está viva??? invernar??? algum perito em tartarugas que venha aqui, eu não sei por onde começar...
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

segunda set 14, 2009 11:09 am

poe num local quente e ves se ela acorda. eu nao sei como e que elas morrem ja ouvi falar andarem a boiar... verifica a respiraçao
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
thranduil

segunda set 14, 2009 11:16 am

IgBono Escreveu::| não sabes se está viva??? invernar??? algum perito em tartarugas que venha aqui, eu não sei por onde começar...
Olá! Eu utilizei a expressão invernar porque li antes noutro sítio que os réteis não hibernam como os mamíferos e eles usavam essa expressão... Mas talvez esteja a fazer confusão. Pode parecer estranho mas eu de facto não sei como verificar sinais vitais de um bixinho tão pequeno que está completamente imóvel! Já li que nesse estado o coração pode bater só uma ou duas vez por minuto e a respiração também...
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

segunda set 14, 2009 11:25 am

entao ficas a olhar para ela durante dois ou tres minutos na zona das patas traseirase ves se a respiraçao
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
catatausilva
Membro Júnior
Registado: quinta jul 26, 2007 2:46 pm

segunda set 14, 2009 11:47 am

É provável que seja hibernação, como passou já um tempo era para a bicha ter cheiro ruim e estar podre, coloque-a num lugar bem quentinho e veja se ela acorda, mas também pode ser um pouco tarde.
Ela está escondida em alguma toca, ou está parada sobre o substrato?
Lamento pelo animalzinho, devia mesmo saber o que fazer antes de tê-la e não aprender errando, brincando com a vida do pobre animal.
Antes de ter qualquer animal, já deve ter providenciado todo o equipamento, alimentção, abrigo e tudo mais que ele possa precisar.
Mais cuidado da próxima vez.
thranduil

segunda set 14, 2009 11:57 am

Não estou brincando com a vida do animal... Se estivesse não estava preocupado! O que eu acho que está mal é que quando a comprei as explicações que me deram revelaram-se simplistas e em parte erradas... Duas semanas depois de ter a primeira ela já trepava a parede do aquário que me venderam inicialmente e só depois de lá voltar mais vezes é que me explicaram que eram precisos bem mais cuidados que os que me haviam transmitido antes de a comprar. Nuna me falaram sequer na temperatura da água até esta hibernar...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda set 14, 2009 11:59 am

thranduil Escreveu:Olá pessoal!

Comprei uma primeira tartaruga à 3 meses atrás e como gostei do bixinho acabei por comprar outra 1 mês depois. Como nunca tinha tido nenhuma andei a fazer muitas asneiras mas com o tempo ia lendo coisas e ia percebendo melhor o que deveria ou não fazer. Uma coisa que fiz foi tirá-las de uma sala que tinha uma boa temperatura e uma janela grande com luz solar para a cozinha onde a luz solar incide mais directamente. Só que a cozinha como tem sempre uma janela aberta é muito mais fria!... Então a minha segunda tartaruga que é pequena e não cresceu quase nada desde que aqui está deve ter "invernado" porque está imóvel com os membros e a cabeça meios de fora da casca meios dentro à quase duas semanas... A outra que já tem o dobro do tamanho desde que cá chegou (acho que lhes dei tanta comida no início que ela cresceu exageradamente) está menos activa mas mexe-se e come um pouco. Andei a ler bastante sobre o assunto e percebi que tinha que as mudar de sítio outra vez se não quiser que invernem (li que nãos e deve deixar as mais pequenas invernar). Então arranjei um novo aquário para elas em que a temperatura da água já está mais quente e há mais humidade que posso ver nas paredes. Ainda não tenho aquecedores nem lâmpadas mas já li que a para a ter dentro de casa no inverno vou precisar desse tipo de coisas.

Mas o que tenho receio é que com tantas mudanças de temperatura e de sítio a tartaruga invernada possa ter morrido... Ela é muito pequenina e parece estar com os olhos um pouco mais afundados... Se estiver morta não irá contaminar o aquário da outra? Não sei o que faça...

Espero que alguém me possa dar umas dicas.

Obrigado,

PM
A não ser que viva no polo não estou a ver como é que um animal em pleno Agosto invernou em Portugal.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda set 14, 2009 12:16 pm

Quando morrem não ficam recolhidas... as patas e cabeça ficam expostas.
É fácil perceber se está ou não morta :roll:
Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

segunda set 14, 2009 12:36 pm

Hum já diz uma necropsia a uma tartaruga que estava recolhida como se tivesse a dormir, se não fosse pelo cheiro incrivelmente pútrido diria que estava viva e a dormir :?
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda set 14, 2009 12:52 pm

Também já tive uma tartaruga com os membros expostos, completamente caídos, e estava viva. Sem reagir ao toque, parecia mesmo morta. Mas depois de a observar durante um bocado não acho que seja muito dificil perceber de facto o estado dela.

Tanto que percebi que estava viva, e ainda hoje vive.

Se a observares com calma, deves chegar a uma conclusão sem grandes dificuldades.

E claro, tens a questão do cheiro, em última análise, como disse o Oceaniis.
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

segunda set 14, 2009 12:59 pm

Thranduil, lamento, mas pelos dados que dás, ela está morta.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 14, 2009 2:36 pm

O que é lamentavel é que depois de tanto tempo ainda não as colocou com todas as condições que necessitam para não só sobreviver mas viver com qualidade... E não bastou uma foi logo adquirir uma segunda.

:idea: E que tal comprar JÁ todo o equipamento de que elas necessitam? Parece boa ideia?!?!?!?!
thranduil

segunda set 14, 2009 3:15 pm

Agradeço a todos os vosso conselhos e respostas tão rápidas e úteis. Logo vou tentar olhar novamente para isto com outros olhos!...

Apenas uma nota para o Thorgarth: lá por eu assumir que posso não ter feito tudo certo não significa que eu seja estúpido e que os animais não estejam a bem tratados. A prova disso é que uma das duas duplicou de tamanho e tem estado bastante activa nas mesmas condições que a outra. Não devia ser tão apressado a julgar as pessoas porque pode não estar na posse de todos os dados.

A todos: bem hajam,

PM
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 14, 2009 3:20 pm

thranduil Escreveu:Olá pessoal!

Comprei uma primeira tartaruga à 3 meses atrás e como gostei do bixinho acabei por comprar outra 1 mês depois. Como nunca tinha tido nenhuma andei a fazer muitas asneiras mas com o tempo ia lendo coisas e ia percebendo melhor o que deveria ou não fazer.
PM
De facto parece que fui mesmo muito apressado, afinal de contas 3 meses não são assim tanto tempo :o .... especialmente quando as condições básicas deveriam estar reunidas ANTES de comprar os animais.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”