Tentativa de Floresta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo set 13, 2009 11:49 pm

Tens de arranjar mais umas fotos em pormenor da iguana para o pessoal ver :wink:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda set 14, 2009 1:47 am

Tipo tás a ver, esta cena é mm assim... 8) :roll:

As pessoas gostam de brincar com o fogo, e não se convencem que a Natureza é muito mais perfeita que nós, e nós nunca vamos conseguir recria-la num espaço exíguo.
Honestamente achei o terrário horrível, um espaço mínimo para a iguana, dá a sensação que ela nem consegue dar a volta, e o "bonito" dos bichos de conta e os ditos ciclos de decomposição de "matérias fecais" ou o que quiserem chamar, a mim parece um monte de trampa parecido com as bostas de gnu e os escaravelhos da caca... :roll: desculpa lá a frontalidade, mas arranjar minhocas e bichos de conta para fazer o teu trabalho, o de limpar o habitat de um animal que manténs em cativeiro, não me parece uma boa opção.

Reitero as palavras do Bondage2010, por muito que nos custe, é da nossa responsabilidade evitar TODOS os perigos a que os nossos animais possam estar expostos.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda set 14, 2009 3:36 am

Pelo que posso depreender, estás a estudar Biologia.

Mas não estarás à partida a criar um problema quando queres arranjar uma solução?

Vou explicar o meu ponto de vista:

Como sabes, um habitat é composto por vários ciclos tróficos desempenhados por vários seres, de espécies e grupos diferentes. Cada espécie tem uma ou mais funções de regulação de um ou mais ciclos que estão precariamente equilibrados. Acho que foram estes um dos fundamentos que aprendeste na cadeira de Ecologia:

- Os ciclos reciclam os nutrientes através da água, do solo, da atmosfera e da actividade dos organismos;
- Os nutrientes são elementos e compostos que os organismos precisam para viver, crescer e reproduzir;
- Os ciclos biogeoquímicos movem estas substâncias através do ar, do solo, das rochas e dos seres vivos;

Temos o ciclo do carbono, ciclo do azoto, ciclo do fósforo, etc. Cada um destes ciclos principais, como acima referi, existem variadas espécies que os mantém...

Agora pergunto-te: Como pretendes desenvolver isto tudo num micro-cosmos como o teu, onde só estão presentes alguns animais e alguns microorganismos? E te faltam elementos essenciais como a água, por exemplo? Basta falhar um pequeno elemento, para que o equilibrio vá por água abaixo e em vez de estares a criar algo de autónomo e cheio de vida, está a criar algo totalmente destrutivo e que levará à morte lenta dos teus animais.

Na minha humilde opinião, o que estás a criar é apenas uma bomba-relógio, que além de poder ser prejudicial aos teus animais, poderá ser-te completamente prejudicial se ficares exposto a certas bactérias que de certeza começam a florescer (sem qualquer controlo) no teu terrário e algumas delas patogénicas como Salmonella, Pseudomonas, Clostridium, etc.

Mais uma coisa (que também deves ter aprendido): Quando se faz um microcosmos, temos que ter sempre o máximo controlo sobre todas as variáveis de forma a que os resultados nunca se desviem do que queremos avaliar. Aqui não vejo controlo, bem pelo contrário...

O que tens é apenas, como bem disseram alguns dos users, é uma mistura de alguns animais (assim como microorganismos que tu próprio admites não ter qualquer controlo) que não te resolvem problemas, podem criar problemas onde não havia necessidade de os ter!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

segunda set 14, 2009 11:08 am

Eu nunca disse que o terrário era bom, tentativa de floresta significa que o objectivo não foi alcançado.

Quanto ao tamanho está ilegalmente enorme em relação aos limites impostos pela minha mãe... maior será quando fugir daqui! Nessa altura caberão árvores!
E o terrário pode ser pequeno mas dá para ela se mexer perfeitamente, tem acesso a qualquer zona sem ter de fazer curvas apertadas porque não lhe é fácil fazê-las.

Acho que me estou a expressar mal, eu não recriei o ciclo do azoto nem do fósforo, apenas parte do do carbono, na parte da dos detritos passarem para humus, nem falei na parte dos fungos que decompõem totalmente a matéria organica, e os protutores não estão ali para dar oxigénio só mesmo para erriquecer o ambiente, se é que caracois precisam disso... a comida também não cresce lá, a única coisa que o "mini-ecossistema" faz é decompor.
Água?? são uns 10L por semana que lá entram... isto não é um sistema fechado!! Desculpem mas acho que não disse isso. O ar não é todo renovado 1 vez por hora mas deve ser quase! para além de ter 900L em volume o que demora a alterar ou a ficar com fungos a mais...

Desequilíbrios... sim ha alguns, de vez em quando aparecem uns fungos por cima dos restos de fruta, principalmente quando não há bixos de conta suficientes... bixos de conta a mais também, anteriormente antes de ter bixos esterilizava a terra todos os meses, e explodia em fungos pois os esporos sobrevivem à agua a ferver e as bactérias com que competiam não, desde então deixei de o esterilizar e acabaram-se os fungos...
Também tive ácaros e comprei os produtos que há por aí para lavar terrários e para os matar e bla bla, nada, mas desde que os bixos de conta chegaram, mal os vejo, e nunca na iguana!

Quanto aos micro-organismos sem dúvida que devia saber o que para lá vai e fazer uns testes à terra com regularidade

Mas esperem lá, se os bixos se reproduzem não significa que estão em condições optimas?? Todos se reproduziram no terrário com excepção da iguana claro e dos milipedes que só acasalavam o resto reproduz-se alegremente! os bixos de conta eram 3 os que introduzi, dezenas de milhar agora, e não há variabilidade que é uma desvantagem para a adaptação! Caracois também tive muitos 1000 talvez.

Plantas também crescem (umas melhor que outras... fetos parecem não gostar...)

Já agora Texuga eu gosto de críticas mas já agora construtivas, mas pronto já li mtos posts teus e parece que é assim sempre :P

Bem vou arranjar maneira de conhecerem melhor as condições no terrário visto que não parecem estar convencidos com as minhas dicertações! E têm em muito má conta pelos vistos... O que querem fotos? Números?

NhamNham: Vou já tratar disso tenho umas que postei noutros foruns e vou já abrir um novo topico com fotos! Lá vão eles encontrar defeitos na rapariga :roll:
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 14, 2009 11:19 am

O único facto que me parece de facto ficar abaixo do desejável será mesmo o espaço disponivel para a iguana.

Em relação à experiência parece-me estar relativamente bem desenvolvida, dentro do possivel num espaço tão reduzido e sem a utilização de tecnologia superior de controlo dos factores ambientes.

Há quanto tempo tens o terrário montado e há quanto tempo tens lá a iguana? Já alguma vez teve algum problema de saúde, e se sim conseguiste apurar se se ficou a dever a qualquer complicação que derivasse da opção por este set-up?

Que tipo de organismos e "bicheza" introduziste lá?
Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

segunda set 14, 2009 12:03 pm

Sim não me deixam ter mais espaço porque podem crer que lhe dava o meu quarto todo e dormia la dentro!

A estrutura do terrário tem 2 anos, o armario por baixo, vigas chão e tecto

O solo, troncos e animais do "ecossistema" têm 4 anos, foram transplantados sem alteração na troca da estrutura

Nenhum problema aconteceu desde que tenho o terrario assim, mto pelo contrário, tive menos problemas que dantes! Acabaram-se as explosões de fungos e os ácaros que acabavam por parazitar a iguana e o milipede também acabaram

Animais:
Caracois gigantes
Millipedes gigantes
bixos de conta
Introduzi minhomas mas não sei se ainda la estão...
Micro-artropodes da terra..
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda set 14, 2009 2:20 pm

Oceaniis Escreveu:
Já agora Texuga eu gosto de críticas mas já agora construtivas, mas pronto já li mtos posts teus e parece que é assim sempre :P
É, eu tenho este defeito, não percebo nada do que escrevo, e sou bruta até à quinta casa 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”