Tarentola mauritanica ( Osga ) Albufeira

Lacerta Lepida ( Sardao ) Castelo Novo

Quanto ao Sardao, confirmam que é um Lacerda Lepida?
Bio, que dizes?
Moderador: mcerqueira
esmifra Escreveu:Excelente tópico!!! Vou deixar entao o meu contributo.
Bio, que dizes?
Exactamente o que ia dizer, a não ser que seja um Lacerta lepida juvenil o que duvido.element Escreveu:esmifra Escreveu:Excelente tópico!!! Vou deixar entao o meu contributo.
Bio, que dizes?
Parece-me mais um lacerta schreiberi femea.
Esmifra, não é um Timon lepidus (ex- Lacerta lepida), quase de certeza. Os Timon lepidus são conhecidos, no mundo da biologia, como lagarto-ocelado uma vez que os padrões "negros" (no sardão são azul esverdeado) do seu dorso fazem lembrar olhos, repara:element Escreveu:esmifra Escreveu:Excelente tópico!!! Vou deixar entao o meu contributo.
Bio, que dizes?
Parece-me mais um lacerta schreiberi femea.
element Escreveu:Exacto, pela disposição, densidade e tamanho das manchas dorsais.
Nos machos as manchas escuras são mais pequenas e em maior densidade, ao contrário das femeas que normalmente até formam, como se pode ver na foto, uma banda lateral bem visivel "amarelada".
Como??pika_sp Escreveu:peço desculpa por n ter lido o tópico todo..
e se alguém ja referiu..
mas os camaleões ñ sao autóctones de Portugal.
chegaram cá na década de 60-70 com o turismo de massas.
Um Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) fêmea imaturo (não juvenil), sem dúvida.esmifra Escreveu:![]()
era ele e os camaleões, daí a razão dos olhos deles estarem sempre a girar..fang Escreveu:Porreiro pá!! Estamos todos enganados e o Carolus Linnaeus andava a tripar e ter alucinações...