Boas pessoal....
Vou começar pelo principio...
Um amigo tinha duas iguanas mas ele n sabia tratar delas e a vontade tb n era muita...
Aconteceu que uma morreu e a outra ficou viva mas ficou mt escura, quase sem verde algum e a cauda, parece de uma ratazana...
Passei-me por ver o animal assim e decidi ficar com ela para cuidar dela já que ele n o fazia...
Ele deu-me o aquário(era de peixes) e mais duas luzes q n tinha instalado, uma para dar UVB e outra é luz diurna...
Tenho ela há 4 dias e parece estar melhor, mais activa e adora quando o sol entra pela janela, estica-se toda! Mas agora o sol aparece mt pouco....
Ele praticamente só dava ração e ela n parecia gostar, aqui em casa tenho optado por maçãs, espinafres, agrião, cenoura, milho e ela come isto td com grande prazer....
Quando limpei o terrário, meti ela na banheira com agua morna e ela ficou lá como se estivesse a nadar!
Agora até está na mudança da pele e está a ficar mais bonita, parece-se mais com uma iguana....
Estou a pensar mandar fazer um terrário com 1.5m de altura, 1m de comprimento e 0.5m de largura...
Vou pedir para ser feito em acrilico de forma a evitar que ela o parta qd for mais crescida....
As minhas questões agora são:
Devo dar-lhe algo em especial para ela melhorar???
Será que ela vai voltar a ter uma cauda normal??
Acho que está a melhorar pq mexe mais o rabo... Mas nunca me deu uma chicotada mas ela tb n é nervosa...
As luzes que ele me deu, são as suficientes para colocar no terrário que pretendo?
É necessário um termómetro e um daqueles para ver os valores da húmidade?? E qual a temperatura ideal de dia/noite e os valores de húmidade??
Agora que fiquei com ela, quero que ela fique boa e que seja saudavel!!
Ajudem-me sff, digam-me td o que devo fazer para que ela seja uma verdadeira iguana!
Iguana [Ajuda]
Moderador: mcerqueira
Ficha tecnica de como cuidar de iguana verde ou iguana iguana
By C3DR1C
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56053
FAQ sobre MBD, By Korbe
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=54438
Dá uma vista de olhos nesses links, decerto que te vão ajudar.
Não posso ajudar muito mais porque não sou entendida, aguarda pelos peritos
Boa sorte!!
By C3DR1C
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56053
FAQ sobre MBD, By Korbe
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=54438
Dá uma vista de olhos nesses links, decerto que te vão ajudar.
Não posso ajudar muito mais porque não sou entendida, aguarda pelos peritos

Boa sorte!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
A UVB também é diurna, ou seja todas as lâmpadas que emitem luz devem ser desligadas ao fim do dia, durante a noite para aquecimento deves usar uma lâmpada de cerâmica ou de IV, preferência para a de cerâmica.mauko Escreveu:(...)
Ele deu-me o aquário(era de peixes) e mais duas luzes q n tinha instalado, uma para dar UVB e outra é luz diurna...
(...)!
pessoal...
Já coloquei as luzes...
Uma é daylight spot de 100W e a outra é uma Repti Glo 5.0 Compact de 13W.
Assim que coloquei ambas as luzes, ela foi imediatamente para baixo da daylight.... está a menos de 10cm dela e está bem mais quentinha...
Mas fico com receio que ela acabe por aquecer de mais.... Isso n acontecerá pois n?? ela se sentir demasiado calor, muda de sitio certo?
Ou devo ligar um termóstato para a luz nunca ultrapassar uma certa temperatura?
Outra coisa q fiz, foi colocar um outro recipiente com agua perto dessa msm luz de forma a criar húmidade....
Q mais luzes é necessário?
Estas luzes ficam ligadas durante a noite???
Ou q luzes devo utilizar durante a noite??
Já coloquei as luzes...
Uma é daylight spot de 100W e a outra é uma Repti Glo 5.0 Compact de 13W.
Assim que coloquei ambas as luzes, ela foi imediatamente para baixo da daylight.... está a menos de 10cm dela e está bem mais quentinha...
Mas fico com receio que ela acabe por aquecer de mais.... Isso n acontecerá pois n?? ela se sentir demasiado calor, muda de sitio certo?
Ou devo ligar um termóstato para a luz nunca ultrapassar uma certa temperatura?
Outra coisa q fiz, foi colocar um outro recipiente com agua perto dessa msm luz de forma a criar húmidade....
Q mais luzes é necessário?
Estas luzes ficam ligadas durante a noite???
Ou q luzes devo utilizar durante a noite??
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda ago 10, 2009 1:31 pm
boas..
Eu também ainda sou novato nestas andanças mas penso que deverias leva-la a um vet nem que seja para fazer um check up para teres a certeza que está tudo bem com ela... Ela pode parecer-te melhor mas não sabes se os maus tratos a que foi sujeita poderão te-la afectado até agora. Mas pelo que referiste estás num bom caminho para que a sua vida se prolongue. Pesquisa muito pela arca, de certeza que te vai ser muito util.
Quanto ao termostato é imprescindivel pois quando vier o frio do inverno vai ser muito dificil manteres a temp desejada à noite, e de dia ajuda-te a nao teres uma iguana assada.
Mas gostei da tua atitude de teres ficado com a bicha, tambem tenho uma e esforço-me para lhe dar tudo a que ela tem direito!
Abr
Eu também ainda sou novato nestas andanças mas penso que deverias leva-la a um vet nem que seja para fazer um check up para teres a certeza que está tudo bem com ela... Ela pode parecer-te melhor mas não sabes se os maus tratos a que foi sujeita poderão te-la afectado até agora. Mas pelo que referiste estás num bom caminho para que a sua vida se prolongue. Pesquisa muito pela arca, de certeza que te vai ser muito util.
Quanto ao termostato é imprescindivel pois quando vier o frio do inverno vai ser muito dificil manteres a temp desejada à noite, e de dia ajuda-te a nao teres uma iguana assada.

Mas gostei da tua atitude de teres ficado com a bicha, tambem tenho uma e esforço-me para lhe dar tudo a que ela tem direito!

Abr
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Durante a noite não deves ter luz nenhuma para ela descansar, se tiver luz vai stressar o animal por falta de descanso. A lampada UVB deve estar perto da daylight e a menos de 30cm de distancia da iguana para ela poder receber as radiações UVB. Quando dizes que debaixo da daylight está quentinha, qual é essa temperatura? basta rondar os 30 / 32º se estivar muito mais que isso podes aumentar a distancia da day light.
agora fiquei com uma dúvida sobre as lampadas...
antes tinha uma lampada normal de 50 watts e uma uvb 5.0 e agora tenho uma de ceramica ligada dia e noite sempre nos 30 graus e a de uvb ligada apenas durante o dia.
é correcto?
o chiquinho tem 3 semanas em casa e esta muito gordo e já cresceu um pouco....
muito gosto ele de deixar presentes em cima da cama.....

antes tinha uma lampada normal de 50 watts e uma uvb 5.0 e agora tenho uma de ceramica ligada dia e noite sempre nos 30 graus e a de uvb ligada apenas durante o dia.
é correcto?
o chiquinho tem 3 semanas em casa e esta muito gordo e já cresceu um pouco....
muito gosto ele de deixar presentes em cima da cama.....

A luz de UVB está a uns 15/20cm da daylight....
Entretanto, troquei a daylight de 100w por uma de 50w, pois estive numa casa de animais exoticos e ele aconselhou a de 50w pq o terrário é pequeno para uma de 100w....
E também já fiz negócio com um amigo que tinha uma iguana, vai vender-me um terrário com 1.20m +/- e todo o material necessário...
Termóstato, termómetro, daylight das compridas, UVB....
Bondage, se eu deixar as luzes ligadas 12h (p.e. das 9h ás 21h), é o suficiente para durante a noite ela ter a temperatura adequada???
Obrigado a todos pelas dicas!
Entretanto, troquei a daylight de 100w por uma de 50w, pois estive numa casa de animais exoticos e ele aconselhou a de 50w pq o terrário é pequeno para uma de 100w....
E também já fiz negócio com um amigo que tinha uma iguana, vai vender-me um terrário com 1.20m +/- e todo o material necessário...
Termóstato, termómetro, daylight das compridas, UVB....
Bondage, se eu deixar as luzes ligadas 12h (p.e. das 9h ás 21h), é o suficiente para durante a noite ela ter a temperatura adequada???
Obrigado a todos pelas dicas!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
de noite é preciso aquecimento. para poupar podes é ter a lampada de ceramica de dia tb. e luz metes so uma UVB. estas duas lampadas chegammauko Escreveu:mas já me disseram que com a daylight e com a UVb, n necessito da luz de cerâmica....
Com isto, n estou a dizer q n estás certo!!!!
Só estou é confuso e como ainda n percebo de iguanas, fico sem saber o q fazer!!!
e muito simples , quanto a alimentação não me parece mal , não lhe des alface tambem ja fiz essa asneira..
as lampadas se a tiveres num sitio que nao fique abaixo dos 20 graus de noite podes ter sem a de ceramica mas sempre e melhor .. a reptil glo 5.0 tem que estar no minimo a 30 cm de distancia dela a outra nao precisa tanto.. se quizeres podes por um termoestato que tambem e bom e ja agora um temporizador que para as luzes ligarem e desligarem a uma certa hora assim ela tem as horas certas todos os dias .. tenho isso em todos os meu terrarios ..
nao mandes fazer um terrario, aproveita um velho movel ou compra as madeiras e acrilico para as portas ..
da sempre mais prazer dizer que fomos nos a fazer ^^Eu fiz todos os meus ate hoje menos o 1 que foi um aquario mas durou 1 mes xD
se precisares de dicas para o terrario diz
fizeste muito bem em tirala ao teu amigo =S isso nao se faz aos animais eu ja me aconteceu isso 2 vezes nao resisto a velos mal tratados fico sempre com eles depois de bons ja nao as consigo dar LOL
bem espero ter ajudado
as lampadas se a tiveres num sitio que nao fique abaixo dos 20 graus de noite podes ter sem a de ceramica mas sempre e melhor .. a reptil glo 5.0 tem que estar no minimo a 30 cm de distancia dela a outra nao precisa tanto.. se quizeres podes por um termoestato que tambem e bom e ja agora um temporizador que para as luzes ligarem e desligarem a uma certa hora assim ela tem as horas certas todos os dias .. tenho isso em todos os meu terrarios ..
nao mandes fazer um terrario, aproveita um velho movel ou compra as madeiras e acrilico para as portas ..
da sempre mais prazer dizer que fomos nos a fazer ^^Eu fiz todos os meus ate hoje menos o 1 que foi um aquario mas durou 1 mes xD
se precisares de dicas para o terrario diz

fizeste muito bem em tirala ao teu amigo =S isso nao se faz aos animais eu ja me aconteceu isso 2 vezes nao resisto a velos mal tratados fico sempre com eles depois de bons ja nao as consigo dar LOL
bem espero ter ajudado