Ajuda com terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Portela
Membro Júnior
Registado: segunda mar 13, 2006 7:53 pm

terça out 20, 2009 12:52 am

Boas Noites chamo-me André tenho 23 anos e sou um grande amante da natureza e de repteis em especial...
já andei aqui em tempos no forum na altura andava na ideia de ter um gecko mas não da porque a minha mae tem fobia de lagartos e osgas cobras entao...logo são animais que terei de deixar para outras alturas :), mas por incrivel que pareça o animal que pertendo adquirir (Camaleao Calyptratus) ela não stressou :) ou seja posso avançar com a ideia :lol: por enquanto ainda nem quero pensar onde comprar o camaleao quero perparar o terrario todo so quando faltar mesmo o camaleao e que o compro...

pois bem vou cumeçar com as duvidas, em relação ao terrario tou a pensar num Screen Terrarium 60 x 45 x 60 cm da exoterra acho que é a escolha mais acertada pelo que li devido a circulação de ar, agora tenho bastantes duvidas em relação a iluminação alguem me pode aconselhar o que tenho de comprar de luzes sff??sera perciso ou melhor comprar um compact top da exo?e perciso termostato?
Neste assunto das luzes tenho otra duvida o camaleao percisa dum horario fixo de luz?quero por o terrario no quarto eu estar aqui no pc ou a luz acender de vez em quando faz mal ao animal?e a tv de noite?não o vai stressar?

de resto tenho algumas questões basicas por exemplo como funciona as waterfalls da exo?e smp a mm agua a andaras voltas né?se sim tem que se mudar a agua constantemente?(pergunto isto porque queria unir a waterfall ao background)
qual a altura que o substrato(forest bark certo?) deve ter?de quanto em quanto tempo se tem que limpar/mudar o substracto?

Bem não os chateio mais com perguntas e peço desculpa pelo testamento
PS:se algum user com camaleoes me quizer ajudar gostaria de ter alguem experiente com quem falar sobre este magnifico animal

Abraço
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

terça out 20, 2009 12:02 pm

Esta caresheet está bastante completa e vai, certamente, ajudar-te!
Qualquer dúvida xuta!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça out 20, 2009 12:24 pm

Desculpa o off topico, mas é PREcisa 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AndreLim
Membro
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

terça out 20, 2009 2:16 pm

Oila,
um screen não deve ser o melhor....visto não reter bem a humidade..e ele precisa disso por volta dos 70% se não me engano...

Se quiseres um terrário com essas medidas já é bom, mas os camaleões não são acosnelhados para principiantes em répteis ou no hobbie da terrariofilia...por serem considerados amis dificeis...se quiseres camaleõs vê os Rhampholeon Brevicaudatus, são mais fáceis e precisam de menos espaço :wink: mas tu é que sabes....xD

Cump
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

terça out 20, 2009 5:04 pm

Os calyptratus são dos camaleões mais fáceis de manter se não os mais fáceis...Humidades exageradas podem provocar problemas respiratórios sendo o ideal para este tipo de camaleão uma amplitude entre os 50 e os 70%, como tal, se estiver a 60% está optimo! Fácilmente consegues esses niveis de humidade...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça out 20, 2009 6:09 pm

A caresheet do Taelife está bastante completa. Até é bom que todos os users a conheçam, mesmo os que já sabem qualquer coisa acerca do tema.

Realmente camaleões são um bocado exigentes para quem começa, mas não são impossíveis. Os Folha stressam menos e requerem menos espaço...melhor para quem começa. Se quer mesmo calypt, aconselho-o a pesquisar mesmo muito antes de sequer comprar o material...Aviso que as lâmpadas que requerem e o gasto em electricidade, quase que suplanta o preço do camaleão...e mais alimento vivo...Atente nesses pormenores.

Quanto ao terrário, esse não vai poder ser o definitivo, pois torna-se pequeno. Para comprar, comprava algo maior e preenchia com muita folhagem, tapando todos os vidros (menos o frontal), de forma a minimizar o stress. Quanto a humidade, para o que eles precisam (ronda os 60%) não é preciso muito. Uns borrifos diários e já está. As waterfalls e os sistemas mist são uma mariquice que pode ser prejudicial. As primeiras podem ser um foco de infecção caso tenham fezes diárias, e ambas podem incrementar em demasia a humidade...A resposta são os borrifos. Keep it simple.

Para mais perguntas, só após a leitura da caresheet. No google também aparecem vários sites se colocar simplesmente «chameleon care» e em todos falam das lâmpadas a usar.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Portela
Membro Júnior

terça out 20, 2009 7:46 pm

Boas noites desde ja obrigado pelas respostas.

ja li a caresheet duas vezes, e queria perguntar-vos se um camaleao tiver o terrario preparado para ele tiver uma boa alimentação não ter stresses desnecessarios n tera ele uma boa condição de vida?? porque acham que não consigo dar estes elementos ao animal?

AndreLim
ia responder mas o Manuescrito adiantou-se...

Manuescrito
por ter lido isso é que pensei no screen como sendo a melhor opção terá smp uma boa ventilãção e a humidade tava a pensar na waterfall mas já vi que podera trazer problemas por isso é borrifadelas para cima ;) como o Psynapse recomenda e na altura da muda como percisa de mais humidade borrifo mais vezes ou ntao um foger se for possivel e ajudar que acham?

Psynapse

Axu que o stresse não sera problema pois não quero o camaleao para andar na mao ;) (excepto quando o passar para a gaiola de apanhar solinho natural (é para o futuro mas ja esta pensado) ) quero poder apercia-lo no terrario e dar-lhe boas condiçoes de vida.
"Aviso que as lâmpadas que requerem e o gasto em electricidade, quase que suplanta o preço do camaleão" poderias-me explicar melhor sff tipo quanto achas que vai ser mensalmente?é assim tanto? o alimento já tive a ver por alto e a fazer umas contas e realmente iria sair algo caro mas so durante a fase juvenil porque depois em adulto ira comer bastante menos

"Quanto ao terrário, esse não vai poder ser o definitivo, pois torna-se pequeno" isso eu sabia percisava era de saber durante quanto tempo ira dar para ele? se ainda der para um tempo razoavel(e o que estou a pensar inda nao encontrei referencias sobre a relação idade/tamanho) depois compro outro e este ficara para otro inclino...

agora vou pas googladas lol

Abraço e + uma vez muito obrigado pelas respostas
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

terça out 20, 2009 8:10 pm

sim podes usar o fogger , mas com uma boa folhagem(plantas verdadeiras) e um substracto bem humido como humus ou assim e umas bas borrifadelas és capaz de ser o sufeciente para conseguires a humidade desejada

o que o psynapse queria dizer com aquilo das lampadas, é que as lampadas gastam energia e tambem sãoo um pouco caras...

quando ao comerem mais em quanto jovem e comer menos em adulto nisso já não te posso ajudar,mas sempre podes criar o alimento para ele

e quanto ao tamanho do terrario tu depois com o crescimento dele irás te aperceber quando o mudar de terrario
<p><strong></strong></p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça out 20, 2009 8:22 pm

Boas.

Pelo tipo de resposta que deu, pelo empenho, e até talvez pela maturidade que apresenta, penso que não terá qualquer problema em ter um camaleão, desde que siga determinadas regras, que no caso deles, são determinantes :wink:

Quanto ao fogger, já disse o que penso acerca do mesmo. Se estiver programado para borrifos curtos, durante a Primavera e Verão, até tem as suas vantagens. Usá-lo mais que isso é um risco.

Quanto à «gaiola» para apanhar sol, existem os flexariuns. Baratos, flexíveis e que se montam em 2s. Recomendo apenas para estações quentes, ou muito ocasionalmente, pois não vai retirar o camaleão do terrário só porque há sol e sempre que estiver sol.
Flexarium - Acho que é uma coisa sempre a ter.

O alimento não sai tão caro como um DB, porque o camaleão não come tanto. No entanto, come. Quanto às lâmpadas, o gasto depende, se tiver um programa bihorário de luz ou não. O gasto maior é de dia, pela lâmpada de aquecimento e a de espectro solar (esta sim, ligada 10-12h/dia). Durante a noite, basta a de aquecimento ligada.

Aquecimento - sempre ligado a um termostato
Luz - ligada a um temporizador, ou tem que a desligar manualmente quando chegar a noite.

É fazer contas. É capaz de gastar menos electricidade do que para um DB, mas mais do que ofídios. Gasta sempre alguma coisa (no Inverno gasta sempre mais, pois o aquecimento está mais tempo ligado).

Quanto ao terrário, diria que 1 ano. Tendo em conta o preço dos terrários e o stress que é mudar um camaleão de território, penso que deveria comprar já uma maior. No entanto, 60cm de altura parece-me bem.

links:
http://exoticpets.about.com/cs/chameleo ... sics_2.htm (no final, existem 3 links sobre camaleões muito bons. Com algumas divergências, mas uma leitura crítica aos 3, dá-lhe uma boa perspectiva do que vai ser necessário).

:arrow: Here are some good resources for chameleon information:

Chameleon Crazy - Information on various species as well as care, nutrition, breeding and newborn care, from Chris Luecht.
Chameleons - By Michael Fry, a fairly thorough site covering care of chameleons in general.
Chameleons Online - lots of information and species specific care sheets.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Portela
Membro Júnior

quarta out 21, 2009 7:56 pm

Boas noites

Psynapse muito obrigado pela "confiança" ;) eu tambem aquerdito que vou consigo dar-lhe o melhor ;).
Muito obrigado pelos links realmente encontrei informação que desconhecia e ainda não li todos como é obvio mas vou tentar obter o maximo de informação

hj tive a pensar sobre a altura do terrario e acho que para combater esse problema vou aumentar o terrario para cima em mais uns 40 ou 50 cms mas ainda não tenho a certeza se consigo porque nunca estive ao pe dum screen terrarium mas acho que não será nada de imposivel de se fazer...quanto ao fogger acho que vou dispensar e seguir o conselho do Psynapse e usar o borrifador,manter a coisa simples ;)
O user vasco94 falou em plantas verdadeiras a minha ideia era fazer o terrario apenas com plantas falsas mesmo sabendo da vantagem das plantas verdadeiras aumentarem a humidade do terrario isto porque penso que plantas verdadeiras (ainda nao li nada sobre o assunto) requerem alguma manutenção certo?e por serem seres vivos não aumenta a possiblidade de fungos e bacterias?

Por fim ia perguntar algo sobre os insectos e manutenção mas como o que sei sobre o assunto e tão vago vou primeiro "estudar" essa materia e depois posto as minhas duvidas ;)

Abraço e muito obrigado pela ajuda
vasco94
Membro Veterano

quarta out 21, 2009 8:10 pm

sim as plantas verdadeiras tens de ter algum trabalho sim , e sim podem ganhar fungos, apenas só mencionei as verdadeiras por causa da humidade e da beleza que dá ao terrario( ateção não esto ua dizer que com plantas falsas fique feio)

e quanto ao alimento se estiveres a pensar em criar, nas dicas e concelhos úteis tão lá várias fichas de como manter e/ou criar vario tipo de alimento
<p><strong></strong></p>
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

quinta out 22, 2009 12:01 pm

boas.

o terrario, em vez de comprares um e depois aumenta-lo, podes faze-lo tu mesmo. se for um projecto bem ponderado ate te pode sair mais em conta e ficas logo com as medidas ideais e definitivas.
naturais ou nao aposta sempre em muita folhagem. podes tambem fazer um terrario 'misto' ou seja plantas artificiais combinadas com plantas naturais(estas, poderiam ser mantidas em vazos, o que te facilitava muito a vida).
o substrato nao é de todo necessario, mas se o tiveres limpas todos os dias as fezes do C. e mudas quando achares que ja esta na altura ;)

maior investimento que o animal sao mesmo as condiçoes que lhe tens que porporcionar no terrario. o proprio terrario, lampadas, termostato, temporizadores, termometro higrometro, decoraçao, eletricidade, agua, alimento, etc.. ;)

nao sei que diga mais que nao tenha ainda sido dito por outros users. :D
cumprimetos
Portela
Membro Júnior

quinta out 22, 2009 6:37 pm

Boas noites pessoal...

Vasco acho que irei apenas usar P.falsas, ja agr apenas posso usar plantas falsas compradas em lojas de animais ou posso comprar daquelas que se ve nas floristas e noutros sitios?

em relação a criação de insectos acham que para alimentar um camaleao apenas, deva fazer criação de alguns insectos??ou comprar tipo quantidades para 1 mês ou 2 e mante-las apenas?(nao sei bem se da para fazer isso porque aquilo deve acasalar tudo não?)

BeYou

obrigado pela sugestão mas não queria fazer uma gaiola gigante sebem que secalhar era a melhor ideia mas vou perferir ter o terrario da exo com um acrescento estecticamente acho que vai ficar melhor.

já tou a fazer a listinha de material e queria perguntar as vossas dicas para comprar cenas mais baratas tipo termostato termometro e etc...sff
poise tenho uma duvida onde ligam as lampadas tubulares? tem que ser na cena da exo terra?ou ha por ai soluções melhor€s? ja agora reptisun ou reptiglo é a mm cena né?ou alguma e melhor que a outra?

obrigado pela paciencia para quem leu e desculpem o testamento :S

Abraço
vasco94
Membro Veterano

quinta out 22, 2009 6:53 pm

sim as plantas falsas podes comprar em qualquer lado , mas lava-as antesde pores no terrario.
quanto ás quantidades não te posso ajudar pois não se bem a quantidade que um camaleao come

quantos ás uvb's a tubulares podes ligar a calhas sem serem da exo , mas sempre podes comprar antes uma uvb compacta , ai podes ligar a quase todos os casquilhos normais
e quanto á reptison não tesei ajudar pois não que lampada é essa :wink:
<p><strong></strong></p>
Portela
Membro Júnior

sexta out 23, 2009 8:02 pm

Boas noites

vasco94 mas não deveria ser tobular para melhor iluminação do terrario?sendo que a compacta apenas da luz numa certa zona?

Eu sou de Vila Franca de Xira perto de lisboa queria saber se alguem me recomenda uma ou mais boas lojas onde comprar o material para o camaleao? na zona de Lisboa.E on-line alguma que possam recomendar?? mandem pm sff caso nao se possa por aqui

Abraço
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”