[Care Sheet] Python Regius

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Tiag0liveira
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2008 2:09 am

quinta out 29, 2009 11:47 am

Python Regius
Imagem
Nome comum: Piton Real ou Piton bola
Nome cientifico: Python Regius
Familia: Pythonidae

Habitat Natural
Esta espécie pode ser encontrada na África central e na África Ocidental, em países como Nigéria, Uganda, Libéria, Serra Leoa, Guiné, Ghana, Benin e Togo. Países onde as temperaturas variam entre os 15ºC e os 45ºC.

Esperança média de vida em cativeiro
Entre 20 e 30 anos. O recorde da Python Regius em cativeiro é de 48 anos.

Tamanho
Ao nascer medem entre os 20 e os 30cm. O tamanho médio de exemplares adultos é entre os 120 e 150cm. Geralmente as fêmeas são maiores que os machos. De diâmetro alcançam a volta dos 10 e 15cm.

Aparência geral
A cabeça tem uma forma oval estreita, possui um pescoço estreito, um corpo robusto e uma cauda relativamente curta. Sobre a coloração e padrão, existem muitas variações genéticas, como por exemplo, Albino, Piebald, Leucistica, Spider, etc.

Comportamento
É uma serpente muito calma, raramente ataca para se defender, preferindo se enrolar como uma bola protegendo a cabeça, daí provem o nome comum de Piton Bola (ATENÇÃO que existem sempre excepções á regra). No entanto uma dentada de um exemplar adulto, não será nada agradável, pois possui uma poderosa mandíbula. Pode conviver com outras Pythons Regius, mas não é aconselhado, pois são animais solitários. O Aconselhado é ter cada animal num terrário. Por nenhum motivo se deve manter junto a Boas, nem manusear ambas sem antes desinfectar as mãos. As Boas podem transportar um vírus chamado IBD (Inclusion Body Disease) sem mostrar algum sintoma e que para as Pythons é fatal.
São bons exemplares para principiantes.

Terrário
Um terrário á prova de fugas, são serpentes muito fortes e facilmente levantam tampas e abrem portas mal fechadas.
Apesar de serem serpentes de hábitos terrestres, no terrário aventuram-se a trepar troncos á procura de uma fuga. Devemos colocar alguns troncos para lhes aumentar e proporcionar uma maior área para explorar, não exagerando na altura pois não são hábeis trepadoras, podendo mesmo cair e sofrer graves lesões.
É indispensável um recipiente com água onde a python se consiga meter totalmente dentro.
Uma fonte de aquecimento ligada a um termóstato é indispensável, a fonte de aquecimento deve estar totalmente protegida para que o nosso animal não se queime.
Esconderijos, um no lado quente e outro no lado frio, estes são indispensáveis, pois são serpentes muito tímidas e passam a maior parte do tempo no esconderijo, saindo só mesmo para caçar, algumas serpentes nem chegam a sair do esconderijo, esperando mesmo que a sua presa passe em frente do esconderijo para atacar. A falta destes pode mesmo causar grande insegurança á serpente e a mesma deixar de se alimentar.
Dimensões do terrário:
Tamanho mínimo: 90comprimento x 45profundidade x 50altura
Tamanho recomendado: 120comprimento x 45profundidade x 50altura

Temperatura
O ciclo de temperatura diurna-nocturna, é muito importante para as serpentes.
Dia: Entre os 27ºC e os 32ºC no lado quente.
Noite: Entre os 25ºC e os 28ºC no lado quente.

Humidade
Ideal por volta dos 60%, durante a muda de pele é importante uma ligeira subida, por volta dos 70/80%, conseguindo-se facilmente ao borrifar o terrário uma ou duas vezes por dia.

Iluminação
Não necessita de nenhum tipo de iluminação, num entanto necessita do ciclo dia-noite, entre 10 e 12horas de luz.

Substrato
Qualquer substrato que não seja tóxico para a serpente. Sendo o papel absorvente o mais económico e o mais fácil para a limpeza e controle de ácaros no terrário, o único contra será mesmo o sentido estético.

Alimentação
Há muito pouca informação do que estas serpentes comem na natureza, daí a que a maioria dos exemplares que são capturados tenham problemas em alimentar-se em cativeiro. O recorde de uma python regius sem comer é de 22 meses. Por isso é sempre recomendado um exemplar nascido em cativeiro. Assim, estará habituado desde pequeno a comer morto, e alimento que facilmente estará sempre ao nosso alcance, como mus musculus, ratazanas e os famosos ratos de benin no mundo das Pythons Regius.
ImagemImagemImagem
Quanto ao tamanho do alimento, a melhor e mais fácil regra a seguir é a que o peso do alimento seja de 10 a 15% do peso da nossa Python.
Exemplo: a nossa Python pesa 1000g, então o peso do alimento será ente 100g e 150g.
Enquanto jovens devem comer um rato de 7 em 7 dias e em adultos um de 15 em 15 dias, dependendo do ciclo de defecação, que varia de animal para animal.
Alimente sempre a sua Python Regius com pinça, pois falham muitos ataques, podendo mesmo atingir a nossa mão.
ImagemImagem
Ofereça sempre alimento morto, pois um rato vivo pode-se tornar muito violento e deixar a sua Python neste estado.
Imagem
Não manusear a serpente depois de comer. É recomendado deixar descansar entre 2 e 3 dias depois da refeição, para que a digestão siga o seu processo. Ao lhes manusear, corremos o risco que regurgitem o alimento, é muito desagradável e poderá trazer sérios problemas á nossa Python.
Imagem

Algumas tabelas que podem ser úteis:

Python Regius comendo regularmente e sem diferenciar sexo
Imagem

Machos
Imagem

Fêmeas
Imagem

Problemas mais comuns:

A Python não come
É bastante comum alguns exemplares deixarem de comer de um momento para o outro sem razão aparente, por vezes por pequenos períodos de tempo ou mesmo por grandes períodos de tempo, é bastante normal para elas e não perdem muito peso.
Se o vosso exemplar deixou de comer, a primeira coisa a fazer é rever os parâmetros do terrário (temperatura, humidade, etc.), verificar se está tudo dentro da normalidade.
Também pode ser devido ao stress, estar a manusear demasiado a sua python, a partir do momento que deixa de comer, não lhe volte a manusear até voltar a aceitar alimento.
Pode também dever-se a alguma doença ou parasitas, em caso de duvida, leve a sua python a um veterinário especializado em repteis.
Revê também se o tamanho da presa é o adequado, ou se a python se habituou a comer um tipo de presa que não lhe estás a oferecer. Há mesmo exemplares que têm uma certa preferência por presas de uma cor ou outra (causa muito rara, mas sempre possível).

Queimaduras
Se a sua python se queimou, então é porque não teve a responsabilidade de proteger bem a fonte de aquecimento. A primeira coisa é retirar ou proteger a fonte de aquecimento, e meter-lhe um substrato higiénico, como o papel de cozinha.
Bem se a queimadura não foi muito grave então poderá meter-lhe betadine duas vezes por dia, durante várias semanas ou até mesmo meses, até a queimadura estar completamente curada.
No caso de a queimadura ser grave, leve-a IMEDIATAMENTE AO VETERINÁRIO, poderá ser necessário lhe injectar antibióticos.

Retenção de muda
Há diversas causas porque retêm as mudas. O importante é solucionar essa causa e logo solucionar a muda retida. Como sempre, a culpa só pode ser nossa. Observar se a humidade é suficiente (aumentar para cerca de 80% durante os dias da muda pode funcionar), se não a tinha-mos, então já sabemos a causa da retenção. Talvez não tenha uma superfície rugosa o suficiente para se rosar para desprender a sua pele, neste caso colocar por exemplo um tronco ou uma pedra de xisto. Outra causa possível são os parasitas, se for este o caso, leva-la a um veterinário especializado em repteis para que nos dê uma solução e desinfectar o terrário.

Fontes:
www.iguania.com
www.regius.com.mx
www.ballpythons.co.za
www.faunaexotica.net
Última edição por Tiag0liveira em sexta out 30, 2009 8:37 am, editado 7 vezes no total.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta out 29, 2009 6:36 pm

Boas tiago, parabéns pela caresheet. Parece-me simples e clara e as fotos que escolheste, algumas muito boas.

Apenas uns reparos:

O «ciclo» que meteste nas temperaturas, queres dizer as zonas quente e fria?

Na alimentação, quase como uma condição sine que non nestas meninas, eu colocava os problemas de alimentação que muitas vezes dão e possíveis soluções. Eu sei que é um bocado específico, mas muitas vezes é um pack: traz-se uma regius e um real/potencial problema de alimentação, seja pontual, seja regularmente. Ah, e os benim não são apenas do mundo das regius, há mais cobras a comê-los 8)

Fartei-me de rir quando li que a alimentação deve ser das 18h às 22h. Pensei: então se fôr às 23h já deve ser tarde para a ceia, a menina já não come. Basta referir uma alimentação em horas nocturnas, as mesmas em que estão mais activas.

Coloca as fontes de onde retiraste a informação, senão é plágio. Estão aí coisas que nem foste tu que disseste, nem foste tu a descobrir, como as tabelas.

:wink:
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 29, 2009 7:19 pm

Tiag0liveira Escreveu:
Familia: Boidae
Sub-Familia: Pythonidae
ERRADO

Pythonidae é uma Família à parte da Boidae, não é sub-família.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 29, 2009 7:28 pm

Tiag0liveira Escreveu: Tamanho
Ao nascer medem entre os 20 e os 30cm. O tamanho médio de exemplares adultos é entre os 120 e 150cm. Geralmente as fêmeas são maiores que os machos, podendo mesmo algumas chegar aos 180cm -> Errado, muito raramente ultrapassam os 120cm, para as fêmeas. Os machos raramente passam os 100cm. De diâmetro alcançam a volta dos 10 e 15cm.

Aparência geral
A cabeça tem uma forma oval estreita, possui um pescoço estreito, um corpo robusto e uma cauda relativamente curta. Sobre a coloração e padrão, existem muitas variações genéticas, como por exemplo, Albino, PiedBall - Piebald, Leucistica, Spider, etc.

Humidade
Superior a 60%, sendo o ideal entres os 70% e os 80%
Não necessitam de tanta humidade, os 60% são mais do que suficientes, à excepção na altura da muda, como em todas as cobras.
Está um bom artigo no geral, mas fiz alguma correcções :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta out 29, 2009 7:28 pm

Em termos de informação e extruturação está uma Care sheet bem alinhavada mas com alguns pormenores, como aliás o Fábio salientou, que necessitavam de alguma alteração, nomeadamente o "horário de alimentação" não me parece nada correcto. A regius é uma espécie nocturna e não propriamente crepuscular, e embora até possam ficar activas relativamente cedo, por vezes mesmo às 18h isso não é um facto consumado nem recorrente, e está muito dependente de factores externos como a luz disponivel e a temperatura.

Em termos de dificuldades na alimentação podia-mos apontar dificuldades de dois tipos. Recusa em alimentar-se, com variados níveis de dificuldade, e recusa em aceitar determinados tipos de presa, nomeadamente ratz. Neste campo uma boa prática que deverá ser introduzida quanto mais cedo possivel é a introdução de ratz na dieta como presa única ou como presa secundária, a ser "introduzida" na sequência da presa principal, para que desta forma se vá "habituando".

Por outro lado, e em relação ao temperamento das regius é necessário referir que não obstante serem usualmente cobras muito calmas e ponderadas, que reagem regra-geral a extimulos externos de forma defensiva não agredindo antes protegendo-se, não nos podemos esquecer que existem exemplares que fogem à norma, especialmente exemplares WC. Não obstante serem combras especialmente rápidas são cobras que, se forem agressivas, já terão uma dentada dolorosa e podem ser algo intimidantes para quem se está a iniciar ou quem esperava um exemplar calmo e relaxado.

Dito isto, e porque não quero que fiquem com a ideia errada, acho que são excelentes cobras para quem se quer iniciar. Deve no entanto ponderar as características especificas da espécie, a sua própria personalidade (de quem vai adquirir) e o que se pretende retirar da sua manutenção.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta out 29, 2009 7:37 pm

Nem tinha visto os dados errados que a xuga viu, excepto a humidade. Realmente 60%-65% está óptimo.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Tiag0liveira
Membro Júnior

sexta out 30, 2009 2:10 am

Já fiz algumas mudanças na care sheet e adicionei algumas coisas mais. Que acham? Bem se acharem que algo está mal digam, se faltar algo que deva ser incluido aqui digam, ajudem :wink:
Quando tiver um bom texto sobre a reprodução colocarei aqui também para ficar mais completo.
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

sexta out 30, 2009 10:33 am

Tiag0liveira Escreveu:Já fiz algumas mudanças na care sheet e adicionei algumas coisas mais. Que acham? Bem se acharem que algo está mal digam, se faltar algo que deva ser incluido aqui digam, ajudem :wink:
Quando tiver um bom texto sobre a reprodução colocarei aqui também para ficar mais completo.
pessoalmente acho escusado, ou entao ainda muito cedo para se falar em reprodução
Tiag0liveira
Membro Júnior

sexta out 30, 2009 10:49 am

Sim, tambem acho que é muito cedo para pensar em reprodução, mas colocar algo sobre reprodução não é necessáriamente a pensar na reprodução, mas sim para quem gosta e quer aprender um pouco mais sobre esta espécie :wink: eu por exemplo gosto de saber muito sobre as espécies que estou interessado e principalmente que possuo, saber mais sobre o habitat selvagem, hábitos que têm os exemplares selvagens das espécies que possuo, como se reproduzem e etc, e sem nunca sequer ter pensado em criar :wink:
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

sexta out 30, 2009 11:27 am

Tiag0liveira Escreveu:Sim, tambem acho que é muito cedo para pensar em reprodução, mas colocar algo sobre reprodução não é necessáriamente a pensar na reprodução, mas sim para quem gosta e quer aprender um pouco mais sobre esta espécie :wink: eu por exemplo gosto de saber muito sobre as espécies que estou interessado e principalmente que possuo, saber mais sobre o habitat selvagem, hábitos que têm os exemplares selvagens das espécies que possuo, como se reproduzem e etc, e sem nunca sequer ter pensado em criar :wink:
pensas assim e pensam as pessoas mais normais, os que têm a tusa do mija não
voces não querem aprender, tudo bem
Tiag0liveira
Membro Júnior

sexta out 30, 2009 11:58 am

Tou a perceber o teu ponto de vista dead :wink:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta out 30, 2009 12:18 pm

Em relação à timidez na verdade esta é relativa.... Exite de facto a ideia que são muito timidas e que pouco andam por fora no terrário, preferindo cingir-se à toca e esporádicas saidas. Como disse num post acima são cobras nocturnas razão pela qual preferem sair apenas quando estão completamente às escuras na maioria dos casos, apesar de haver excepções que até com luz do dia não se fazem de rogadas e colocam a cabeça de fora para examinar o que se passa em sua volta.

O nível de actividade está dependente de muitos factores, mas nestes quero salientar a complexidade e dimensão espacial utilizavel do terrário. Um terrário com muitos espaços demarcados, nichos, e locais elevados aumentam a apetência da cobra pela sua exploração. A alteração de alguns elementos ou introdução de novos de x em x tempo faz com que esta curiosidade se mantenha acesa.

Na verdade elas podem ter um elevado ou muito elevado indice de actividade durante toda a noite.
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

sexta out 30, 2009 2:53 pm

Boas

No geral a CareSheet esta bem feita.

Quanto à minha experiencia com Regius que ainda é pouca, posso dizer que as considero bastante tolerantes ao manuseio, de dia é raro ve-la sequer a meter a cabeça fora da toca, mas sei de algumas pessoas que tem Regius que se movimentam bastante durante o dia.
De noite é bastante activa, sempre a vejo a passear, e quando acendo uma luz fraca ela continua como nada se passasse.

A minha tem uns 70cm e 380Gr e quando a quero meter no faunario para poder limpar o terrario, ela as vezes não quer ir para la e faz uma força incrivel!! :o

Na hora da alimentação dizem que as Regius são complicadas e é verdade, sei de algumas que ficam meses (5 e mais) sem comer, outras morrem de fome...
A minha ficou quase 1 mês e felizmente agora não se nega a nada, mas pode vir a faze-lo só porque lhe dá na telha!

Fugas....sim que devem ter um terrario antifugas, porque com a força que têm podem facilmente levantar uma tampa. as tocas que tenho são bem pesadas e ela levanta-as com facilidade.

Considero que são recomendaveis para principiantes pelo tamanho e temperamento, mas sim podem ser um verdadeiro problema na hora de comer...

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
oliveira97
Membro Júnior
Registado: sábado jun 05, 2010 8:18 am

sábado jun 05, 2010 3:41 pm

oi eu tenho um antigo aquario nada facil de escapar com medidas 100x45x45 sera o suficiente?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado jun 05, 2010 4:25 pm

oliveira97 Escreveu:oi eu tenho um antigo aquario nada facil de escapar com medidas 100x45x45 sera o suficiente?
Os aquarios não são indicados, porque a abertura é por cima, e a ventilação não é boa, se te referes a dificil de escapar por ser alto, esquece, que elas têm força para levantar a tampa e conseguem fugir na boa, mas agora de inicio, não convem coloca-la num espaço grande, por isso durante o primeiro ano, não precisas de te preocupar com um terrario defenitivo, um faunario grande resolve o problema e ela sente-se mais segura...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”