Ajuda com terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

sábado out 24, 2009 8:33 pm

Dimensões: Um terrário para um camaleão desta espécie deve ser essencialmente vocacionado para uma estrutura vertical sendo que deve ter um mínimo de 60 cm de altura, 50 cm de largura e 50 cm de comprimento. No entanto o tamanho do mesmo não é relevante para o conforto do animal (como acontece com certas espécies de répteis), sendo que quanto maior, melhor.
Nesta espécie a renovação do ar é particularmente relevante, sendo que estes necessitam de uma continua e corrente fonte de renovação do mesmo; ar estagnado resulta em problemas respiratórios. É usual encontrarem-se terrários construídos exclusivamente em malha metálica em todas as faces. O aspecto da renovação/circulação do ar é mais relevante que a própria humidade, no entanto ambos os factores têm de ser bem ponderados. Por este motivo desaconselham-se terrários em vidro, além de que os reflexos propiciam um factor de stress. Os terrários devem estar decorados dando especial ênfase à decoração em altura, devendo ser abundantes folhagens e vinhas horizontais a diferentes patamares de altura.

Iluminação: Estes animais necessitam de uma lâmpada que forneça UVA/UVB em percentagens semelhantes às das reptisun 5.0 para terrários do tamanho aconselhado anteriormente, e 10.0 para terrários de dimensões superiores, estas luzes são de espectro global simulando a luz natural do sol no habitat descrito. O UVB é essencial para o crescimento e desenvolvimento ósseo do camaleão, o catalisador para esta reacção é a vitamina D3 que apenas pode ser sintetizada no corpo por exposição ao sol, logo é facultada por estas lâmpadas. Estas lâmpadas devem ser tubulares abrangendo a maior área possível do terrário, as compactas são desaconselhadas dado que a emissão da luz é concentrada numa área
mais restrita. Devem estar ligadas num ciclo diurno de 12 horas e devem ser trocadas a cada 6 meses.
Àparte destas lâmpadas de espectro global, é necessário que seja colocada uma (ou mais) lâmpada(s) de aquecimento para propiciar um local adequado para a termorregulação. Para manter temperaturas nocturnas não se aconselham lâmpadas de aquecimento infravermelhas, dado que existem casos em que estas não permitem com que o camaleão tenha o conforto necessário durante o período nocturno.
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

sábado out 24, 2009 8:41 pm

com esse tamanho de terrario, uma uvb 5.0 compacta chega perfeitamente ;)

nao creio que seja necessario fazeres uma criaçao rigorosa de insectos, uma ou dose mensal de insectos chega perfeitamente.(ja deves saber que insectos ter e dar ao camaleao, e em que quantidades dar cada tipo)

cumps
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo out 25, 2009 1:01 pm

RENAT0 Escreveu:Dimensões: Um terrário para um camaleão desta espécie deve ser essencialmente vocacionado para uma estrutura vertical sendo que deve ter um mínimo de 60 cm de altura, 50 cm de largura e 50 cm de comprimento. No entanto o tamanho do mesmo não é relevante para o conforto do animal (como acontece com certas espécies de répteis), sendo que quanto maior, melhor.
Nesta espécie a renovação do ar é particularmente relevante, sendo que estes necessitam de uma continua e corrente fonte de renovação do mesmo; ar estagnado resulta em problemas respiratórios. É usual encontrarem-se terrários construídos exclusivamente em malha metálica em todas as faces. O aspecto da renovação/circulação do ar é mais relevante que a própria humidade, no entanto ambos os factores têm de ser bem ponderados. Por este motivo desaconselham-se terrários em vidro, além de que os reflexos propiciam um factor de stress. Os terrários devem estar decorados dando especial ênfase à decoração em altura, devendo ser abundantes folhagens e vinhas horizontais a diferentes patamares de altura.

Iluminação: Estes animais necessitam de uma lâmpada que forneça UVA/UVB em percentagens semelhantes às das reptisun 5.0 para terrários do tamanho aconselhado anteriormente, e 10.0 para terrários de dimensões superiores, estas luzes são de espectro global simulando a luz natural do sol no habitat descrito. O UVB é essencial para o crescimento e desenvolvimento ósseo do camaleão, o catalisador para esta reacção é a vitamina D3 que apenas pode ser sintetizada no corpo por exposição ao sol, logo é facultada por estas lâmpadas. Estas lâmpadas devem ser tubulares abrangendo a maior área possível do terrário, as compactas são desaconselhadas dado que a emissão da luz é concentrada numa área
mais restrita. Devem estar ligadas num ciclo diurno de 12 horas e devem ser trocadas a cada 6 meses.
Àparte destas lâmpadas de espectro global, é necessário que seja colocada uma (ou mais) lâmpada(s) de aquecimento para propiciar um local adequado para a termorregulação. Para manter temperaturas nocturnas não se aconselham lâmpadas de aquecimento infravermelhas, dado que existem casos em que estas não permitem com que o camaleão tenha o conforto necessário durante o período nocturno.
Renato, copiar coisas e colar é ilegal. É Plágio. Quando se copiam dados, têm que se pôr a fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799 e o user já tem a fonte.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Portela
Membro Júnior
Registado: segunda mar 13, 2006 7:53 pm

quarta nov 04, 2009 8:33 pm

boas pessoal e desculpem nunca mais ter dito nada...bem ja andei a pesquizar bastante e vou cumeçar na compra dos materiais(ainda vai demorar algum tempo)

para ja so me falta saber que termostato comprar algumas dicas??ja andei a ver na (nao sei se posso por o nome) L****tronic* devem perceber né? mas não sei que modelo será o mais adequado para o meu caso gostava que algum user me podesse dar a sua opinião...

ja agr tinha otra pergunta na avisan tb vão vender terrarios?se sim ha vantagem no preço? eu em prencipio vou mandar vir o meu dos nuestros hermanos,já que com portes incluidos inda saem mais baratos 30 a 40 € do que cá em portugal...

bem de momento n tenho mais questões

Obrigado
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quarta nov 04, 2009 8:50 pm

Se fizerem desconto é uma coisa minima , mas se te fica mais barato una 30 ou 40 euros aproveita ,(não querendo ser desmancha prazeres) não te esqueças é que os terrarios se podem partir na viagem

os da lei**tronica que podes usar não te sei dizer o modelo lol mas arranjas termostactos já com as ligaçôes feitas pronto a funcionar por quase o mesmo preço
<p><strong></strong></p>
Portela
Membro Júnior
Registado: segunda mar 13, 2006 7:53 pm

quinta nov 05, 2009 8:40 pm

boas noites

vasco em prencipio como e um screen n vai partir lol mas ja encomendei varias coisas de vidro pela net e ate hj nao tive razoes de queixa ;) a ver se corre bem

"os da lei**tronica que podes usar não te sei dizer o modelo lol mas arranjas termostactos já com as ligaçôes feitas pronto a funcionar por quase o mesmo preço" podias-me dizer de quais te referes e onde comprar??

Entao e ninguem sabe de um sistema de chuva que me possa recomendar??

obrigado
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quinta nov 05, 2009 8:55 pm

Portela Escreveu:boas noites

vasco em prencipio como e um screen n vai partir lol mas ja encomendei varias coisas de vidro pela net e ate hj nao tive razoes de queixa ;) a ver se corre bem

"os da lei**tronica que podes usar não te sei dizer o modelo lol mas arranjas termostactos já com as ligaçôes feitas pronto a funcionar por quase o mesmo preço" podias-me dizer de quais te referes e onde comprar??

Entao e ninguem sabe de um sistema de chuva que me possa recomendar??

obrigado
há varios termostactos por quase esse preço, tens é de procurar bem , eu não te consigo dizer porque não sou da tua zona.

sistemas de chuva podes mandar vir da terr*bilis.net , tem lá vários, ms não sei se é necessário um sistema de chuva para o camaleão que tu queres, mas cada uma sabe de si e do dinheiro que pode gastar, é que um sistema desses ainda custa uns 40 euros no minimo a não ser que tu faças um em casa :wink:
<p><strong></strong></p>
cutxij
Membro
Registado: quarta jan 06, 2010 6:02 pm

sexta jan 08, 2010 5:59 pm

eu se fosse a ti começava por tentar arrnjar alimento como grilos e tenebrio em larvas .. pq é a coisa mais dificil de arrnjar pq normalmente esta sempre esgotado .. faz como eu , eu ja tenho tudo montado mas estou a experiência para ver quando tempo consigo aguentar os grilos e os tenebrios ..

Dou te uma boa loja para encontrares isso tudo, é um bocado caro , mas tem muitos repteis , e esses alimentos

Chama se zooexotico em lisboa mais propriamente dito em benfica

Comprimentos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”