pseudo projecto de nutriçao de cobras

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta nov 11, 2009 7:14 pm

Boas pessoal.

Lembrei-me de fazer um mini pseudo projecto acerca da nutrição das nossas meninas e consiste em perceber quais os melhores alimentos para elas, correspondendo as tabelas nutricionais de cada roedor, com a sua fase de desenvolvimento, peso e outros dados que vos vou pedir. O objectivo é perceber, através da digestibilidade aparente, qual o alimento melhor/mais absorvido pelas mesmas, o que corresponde a uma maior taxa de aproveitamento tanto para manutenção, como para crescimento.
Assim, em vez de trabalhar apenas com as minhas e com as do pessoal do costume, peço a todos os que têm cobras e que queiram participar, para me mandarem em pm ou em post os dados:

Idade da cobra, espécie, roedor usado (incluindo espécie e tamanho. ex: mus desmamado) e o mais importante: Peso do roedor e o peso das fezes (dirty work).
Através de uma formula muito básica e uma correlação dos dados entre cobras da mesma espécie, idade e dependendo daquilo que comem, pode-se chegar a algum lado. Peço é que quem tenha cobras doentes ou patologicamente magras ou gordas, que não entre com esses dados.

Não é nada de carácter profissional ou académico, é mesmo por curiosidade pessoal e até algum desenvolvimento do hobby.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quarta nov 11, 2009 7:23 pm

diz me so uma cena, isso de dizer a cobra e o roedor que come, se uma é alimentada com varias especies de roedores, como é? para a lista ser mais certa o animal em questão tinha que ser alimentado apenas com um tipo de roedor ou não? porque nao se pode comparar ex: uma snake que come mus com uma que come mus e gerbos
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta nov 11, 2009 7:43 pm

O tal projecto!!

Muito interessante Psy!

Só tenho uma dúvida, quando falas em recolher fezes, como é com o pessoal que usa substrato solto tipo bark e aspen?
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Cambodja
Membro
Registado: sábado set 26, 2009 11:47 pm

quarta nov 11, 2009 7:44 pm

Eu contribuo já com uma das minhas cobras:
Pantherophis guttatus
2 anos
120 cms mais coisa menos coisa
De momento esta a comer pups de ratazanas todas elas entre 40 e 50 gramas cada presa a cada 6 dias, e as suas fezes sólidas pesam entre 25 e 35 gramas(fora as liquidas).

E na minha opinião notei avanço de crecsimento desde que passei de mus musculos a ratazanas :wink:

Espero ter ajudado e no fim quero ver uma lista bem completa :D
Abraços
CambodJa
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quarta nov 11, 2009 8:01 pm

Cambodja Escreveu:Eu contribuo já com uma das minhas cobras:
Pantherophis guttatus
2 anos
De momento esta a comer pups de ratazanas todas elas entre 40 e 50 gramas cada presa a cada 6 dias, e as suas fezes sólidas pesam entre 25 e 35 gramas(fora as liquidas).

E na minha opinião notei avanço de crecsimento desde que passei de mus musculos a ratazanas :wink:

Abraços

macho ou femea?
Psynapse
Membro Veterano

quarta nov 11, 2009 8:05 pm

Bem, respondendo as vossas dúvidas:

Cada alimentação tem os seus dados, uma cobra pode dar vários elementos. Ex: corn, 2 anos, bem desenvolvida, comeu um mus maxi adulto com 40g e as fezes tinham 6g. Na semana a seguir, comeu uma ratz desmamada de 35g e tem como fezes 4g e assim por diante.

Naz, para quem usa substrato solto como nós, tenta recolher o máximo de composto sólido que corresponde às fezes, pois o líquido corresponde a partes insolúveis de ácido úrico. Mesmo com algum erro associado, essa margem vai estar presente quer em ratz, quer em mus, quer em gerbos, benin, obesus, etc portanto a relação esta sempre presente e não interfere nuns em relação aos outros.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Psynapse
Membro Veterano

quarta nov 11, 2009 8:12 pm

Cambodja Escreveu:Eu contribuo já com uma das minhas cobras:
Pantherophis guttatus
2 anos

Abraços
Obrigado cambodja, mas entre 40 e 50g é muita diferença, preciso de saber com precisão, tanto nas fezes, como nas presas.
NunoGil
Membro
Registado: terça out 13, 2009 8:11 am

quarta nov 11, 2009 9:57 pm

Bom projecto psynapse para não estar aqui a mandar ao calhas assim que conseguir dou dados concretos das corns para ajudar. good luck.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta nov 11, 2009 10:19 pm

Psy, quando vieres cá a casa traz uma pá e uma balança de precisão.

Caca de cobra é o que não falta... :twisted: :twisted: :twisted:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta nov 12, 2009 12:25 pm

Fábio esse projecto é interessante mas de maior complexidade quando se alarga a espécies que não defecam após cada alimentação. Aliás algumas espécies podem defecar até cada 3 refeições (mais é raro), sendo que se as refeições são diferenciadas (tipo e peso de presa). Por outro lado a capacidade de digestão nas cobras está intimamente ligado a factores externos, nomeadamente e o de maior importância, a temperatura, que aumenta ou diminui o metabolismo, não falando em concreto nas espécies que praticam, e permitam-me a utilização do termo em inglês, postprandial thermophily.

Por outro lado a qualidade da presa também é um factor muito importante.

Por outro lado posso dizer-te já que
será um aspecto interessante a verificação da adaptação do metabolismo da cobra a um tipo de presa, numa evolução que comprova a progressiva eficácia da digestão de um tipo específico de presa.

É também importante referir o tipo de dejectos, e aliás umas fotos até iam bem (salvo seja).
Psynapse
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 6:01 pm

Thorgarth Escreveu:Fábio esse projecto é interessante mas de maior complexidade quando se alarga a espécies que não defecam após cada alimentação. Aliás algumas espécies podem defecar até cada 3 refeições (mais é raro), sendo que se as refeições são diferenciadas (tipo e peso de presa). Por outro lado a capacidade de digestão nas cobras está intimamente ligado a factores externos, nomeadamente e o de maior importância, a temperatura, que aumenta ou diminui o metabolismo, não falando em concreto nas espécies que praticam, e permitam-me a utilização do termo em inglês, postprandial thermophily.

será um aspecto interessante a verificação da adaptação do metabolismo da cobra a um tipo de presa, numa evolução que comprova a progressiva eficácia da digestão de um tipo específico de presa.

É também importante referir o tipo de dejectos, e aliás umas fotos até iam bem (salvo seja).
Thor, é por isso que os dados são correlacionados dentro da espécie e não interespécie. Não posso comparar as fezes de uma corn com uma Boa, até porque não têm metabolismos muito idênticos. Daí que abro um parentesis para cada espécie e tendo em conta as presas. A temperatura, como disseste e muito bem, influencia o metabolismo...mas não influencia a digestibilidade (que é um conceito muito especifico). Ou seja, a digestão pode ser feita com maior ou menor rapidez, mas será, dentro de parâmetros normais, sempre a mesma. Sempre que eu tiver um número bastante dispar da moda, vou ter que perguntar ao dono em que condições tem a cobra, senão é mais uma variável incorrecta.

Quanto á evolução da digestibilidade, é por isso que peço também a idade da cobra em questão :wink:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta nov 12, 2009 6:47 pm

Psynapse Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Fábio esse projecto é interessante mas de maior complexidade quando se alarga a espécies que não defecam após cada alimentação. Aliás algumas espécies podem defecar até cada 3 refeições (mais é raro), sendo que se as refeições são diferenciadas (tipo e peso de presa). Por outro lado a capacidade de digestão nas cobras está intimamente ligado a factores externos, nomeadamente e o de maior importância, a temperatura, que aumenta ou diminui o metabolismo, não falando em concreto nas espécies que praticam, e permitam-me a utilização do termo em inglês, postprandial thermophily.

Thor, é por isso que os dados são correlacionados dentro da espécie e não interespécie. Não posso comparar as fezes de uma corn com uma Boa, até porque não têm metabolismos muito idênticos. Daí que abro um parentesis para cada espécie e tendo em conta as presas. A temperatura, como disseste e muito bem, influencia o metabolismo...mas não influencia a digestibilidade (que é um conceito muito especifico). Ou seja, a digestão pode ser feita com maior ou menor rapidez, mas será, dentro de parâmetros normais, sempre a mesma. Sempre que eu tiver um número bastante dispar da moda, vou ter que perguntar ao dono em que condições tem a cobra, senão é mais uma variável incorrecta.

Quanto á evolução da digestibilidade, é por isso que peço também a idade da cobra em questão :wink:
Salvo melhor opinião a temperatura influencia a eficácia digestiva, e em casos extremos e impossibilita mesmo que esta ocorra, tanto por excesso como por falta de valores mínimos. Por outro lado volto a tocar na questão das espécies que praticam a postprandial thermophily.

Em termos de metabolismo tens muitos boideos e pythonideos, incluindo a "vulgar" e agora legal regius, que apresentam um nível lento ou muito lento.

Em relação à adaptação da cobra, em termos de digestibilidade de determinadas presas, gostava de ver se de facto tem alguma relação com a idade ou se apresenta maiores índices de progresso em determinadas idades.
Última edição por Thorgarth em quinta nov 12, 2009 7:04 pm, editado 1 vez no total.
Psynapse
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 6:57 pm

Digestibilidade não é digestão.

Thor, acho que estás a complexificar algo que é muito simples. Se, vá, numa regius, eu comparar os valores de digestibilidade de 3 refeições de mus (se evacuar de 3/3 refeições), com a digestibilidade de 3 refeições de ratz ou de benim, chego a algum lado, tendo em conta que o animal é o mesmo. É óbvio que eu nunca iria comparar a digestibilidade dentro de uma espécie, com outra, por isso é que mais que trabalhar com vários animais dentro da mesma espécie, para este tipo de projecto, é melhor trabalhar com os mesmos animais, com diferentes tipos de presa, de forma a minimizar variáveis não controláveis.
Última edição por Psynapse em quinta nov 12, 2009 7:17 pm, editado 1 vez no total.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quinta nov 12, 2009 7:14 pm

Acho que isto seria um projecto interessante mas a mais longo prazo, ou seja reunir um conjunto de usuários que mantenham ofideos e começar, elaborar um ficha para apontar o peso da presa e respectivos dejectos , e começar Agora a registar valores, daqui a uns meses teríamos resultados muito precisos, convém serem usuários que mantenham as cobras em papel de cozinha, por ser mais fácil de remover as fezes e de ter valores mais precisos.
Brake
Psynapse
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 7:18 pm

Brake Escreveu:Acho que isto seria um projecto interessante mas a mais longo prazo, ou seja reunir um conjunto de usuários que mantenham ofideos e começar, elaborar um ficha para apontar o peso da presa e respectivos dejectos , e começar Agora a registar valores, daqui a uns meses teríamos resultados muito precisos, convém serem usuários que mantenham as cobras em papel de cozinha, por ser mais fácil de remover as fezes e de ter valores mais precisos.
Mas eu disse que era a curto ou a médio prazo? Ou que estava a apontar apenas dados durante 2 semanas? Esses períodos de tempo, não se preocupem...pois para atingir qualquer coisa, obviamente que tem de ser alargado...Quem tiver mais dúvidas acerca do projecto, não hesite em perguntar, mas não façam interpretações daquilo que eu não disse.

e ainda só recebi info's de 4 user's por pm! :P vamos lá a pesar a poia
Última edição por Psynapse em quinta nov 12, 2009 7:34 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”