Aquecimento de Aquaterrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

quarta nov 25, 2009 6:18 pm

Boas, já nao melgava o pessoal daqui com perguntas há muito tempo, pois aqui têm :)

As minhas taratas em priencipio irao mudar-se pra uma marquise, onde provavelmente terão um aqua maior. Mas esta marquise é fria no inverno. E entao queria saber, qual a melhor forma de aquecer e controlar a temperatura da parte seca do meu aquaterrario. Acho que é com uma lampada de ceramica, certo? Agora nao sei como controlar a temperatura , e como escolher a lampada, pois nao sei se há varias potencias ou assim. Eu quero manter a temperatura a 28ºC.

Peace...
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quarta nov 25, 2009 6:58 pm

podes sempre ligar uma lâmpada de aquecimento a um termostato , e depois colocas o termostato na parte seca da aqua
<p><strong></strong></p>
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta nov 25, 2009 9:17 pm

Se fosse eu colocava uma lâmpada de spot a apontar para a parte seca que já aquece esse ponto e elas gostam muito. Não precisa (nem deve) ser muito potente e deve estar ligada a um temporizador para fazer o ciclo dia/noite (6h ligada por dia basta).
<p></p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta nov 25, 2009 9:43 pm

Hakuma Escreveu:Se fosse eu colocava uma lâmpada de spot a apontar para a parte seca que já aquece esse ponto e elas gostam muito. Não precisa (nem deve) ser muito potente e deve estar ligada a um temporizador para fazer o ciclo dia/noite (6h ligada por dia basta).
nao retiro uma virgula, quero apenas frisar que ate dessas lampadas de spot do modelo servem, 40W penso que é mais que suficiente e das duas uma, ou joga com a distancia da plataforma de modo a estar a esses 28º ou metes um termostato e a sonda por baixo da lampada mas nao acho necessario.
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quinta nov 26, 2009 12:11 am

Malva Escreveu:Boas, já nao melgava o pessoal daqui com perguntas há muito tempo, pois aqui têm :)

As minhas taratas em priencipio irao mudar-se pra uma marquise, onde provavelmente terão um aqua maior. Mas esta marquise é fria no inverno. E entao queria saber, qual a melhor forma de aquecer e controlar a temperatura da parte seca do meu aquaterrario. Acho que é com uma lampada de ceramica, certo? Agora nao sei como controlar a temperatura , e como escolher a lampada, pois nao sei se há varias potencias ou assim. Eu quero manter a temperatura a 28ºC.

Peace...
Peace, Malva, olha que 28ºc é muita fruta, porquê tanto? A quanto vais ter a agua? Relembra-me os modelos das Tartas, sff... :D :D :D
Já vi, uma Hiero e uma Mississipi, repensa lá esse valor p/ a praia, sff, até porque tu é que pagas a "luz". :wink:
Última edição por jorginho11 em quinta nov 26, 2009 11:53 am, editado 1 vez no total.
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

quinta nov 26, 2009 11:42 am

cris17 Escreveu:
Hakuma Escreveu:Se fosse eu colocava uma lâmpada de spot a apontar para a parte seca que já aquece esse ponto e elas gostam muito. Não precisa (nem deve) ser muito potente e deve estar ligada a um temporizador para fazer o ciclo dia/noite (6h ligada por dia basta).
nao retiro uma virgula, quero apenas frisar que ate dessas lampadas de spot do modelo servem, 40W penso que é mais que suficiente e das duas uma, ou joga com a distancia da plataforma de modo a estar a esses 28º ou metes um termostato e a sonda por baixo da lampada mas nao acho necessario.
Se usares lampada spot nao uses termostato pois ao estar sempre a ligar e a desligar ficas sem lampada num instante .
Malva
Membro Veterano

quinta nov 26, 2009 5:02 pm

Mas como mantenho a temperatura durante a noite??
<u><strong /></u>
Hakuma
Membro Veterano

quinta nov 26, 2009 9:39 pm

Malva Escreveu:Mas como mantenho a temperatura durante a noite??
As tuas tartarugas aquáticas estão fora de agua durante a noite? Duvido...
<p></p>
Gasmato
Membro
Registado: segunda mai 22, 2006 2:19 pm

quinta nov 26, 2009 11:24 pm

As minhas de noite ficam na agua
deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

sexta nov 27, 2009 1:23 am

Gasmato Escreveu:As minhas de noite ficam na agua
as tuas e quase todas as aquaticas, é um modo de "defesa"
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

sexta nov 27, 2009 2:12 am

Malva Escreveu:Mas como mantenho a temperatura durante a noite??
1º pensa em baixar essa temperatura do ar, a que temp vais ter a agua?
2º pensa em isolar o aqua o mais possivel, atras e dos lados, existem materiais para isso.
3º pensa em meter pelo menos uma semi tampa sobre a praia, evita que fujam e como o ar quente sobe crias ali um micro-clima que aguentas c/ uma incandescente de 25 ou 40W.
Dá mais info sobre o que pensas fazer... :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
Malva
Membro Veterano

sexta nov 27, 2009 3:45 pm

Este é o meu aqua

Imagem

A temperatura eu disse 28º pois a da agua tambem esta a 28... acho que se estiver a temparatura da praia a 25, 26ºC tambem esta bom, mas pelo que sei nao deve ter uma diferença superior a 5ºC da temperatura da agua. Entao há noite nao é preciso certo?
As lampadas spot nao vao ter potencia a mais, e gastos muito grandes de enrgia, pra uma temperatura tao baixa? As lampadas de spot nao sao as usadas para obter temperaturas muito altas?
<u><strong /></u>
Hakuma
Membro Veterano

sexta nov 27, 2009 3:54 pm

Uma lâmpada de 40W ligada 6h por dia gasta 260W/dia...

Duvido que para aqueceres a água desse aquaterrário a 28º 24 horas por dia gastes tão pouco. De qualquer forma para que aqueces tanto a água?

Se achares que a lâmpada de spot está a aquecer muito a superfície basta subi-la uns centímetros relativamente à mesma.
<p></p>
jorginho11
Membro Veterano

sexta nov 27, 2009 9:22 pm

Malva, mostras esse mas falaste num novo aqua...
Vê se consigo ilustrar o que digo quando falo de uma simples incandescente pouco potente. :wink:
Imagem
O efeito de estufa é criado pela propria libertação de calor da agua, a lamparina so compensa as percas termicas, a temperatura do ar é controlada p/ um termostato sofisticado demais, encontras no mercado por 20/ 30 € uns que te ligam e desligam a lampada, já a tampa parcial é obviamente fulcral.
Fala-me do novo aqua, o que tens já conheço... :?:
A lampada mais proxima é a de calor" a outra é a uvb. :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta nov 27, 2009 10:32 pm

Uma lâmpada de spot é, na minha opinião, o ideal.
Dá-lhes luz e calor que é do que gostam, e acaba por se mais apelativa do que uma lâmpada de cerâmica (que, como sabes, não emite luz).
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”