tenho uma tartaruga hieroglífica, com cerca de 3 anos, tem uns 5 centímetros.
Tem um bom aquário, profundo para mergulhar e largo, e uma parte seca. Mas não tem lâmpada uvb, nem aquecedor de água. Apesar disso, costuma estar lá fora ao Sol, e quando está dentro de casa está sempre quentinha.
Nunca foi uma tartaruga que come muito, mesmo no verão fica sem comer durante semanas.
Ultimamente, notei que tem os olhos inchados, e está sempre fora da água... Além disso, deixou completamente de comer, abre a boca e emite uns sons estranhos (como guinchos), e quando a ponho na água, nada muito depressa, de um lado para o outros, e às vezes fica virada, de "barriga" para o ar com a cabeça esticada, e não se mexe.
Na zona onde moro não tem veterinário que trate de tartarugas, e é-me difícil levá-la a um.
Agradecia que me dessem opiniões sobre o que fazer, e agradecia que quem soubesse me dissesse o que se passa com a Shell (minha tartaruga).
Desde já, obrigada

(ela foi-me dada com um ano, porque a pessoa que a tinha não a quis mais, pois "dava muito trabalho". ela era muito pequenina, só no ano passado é que deu "um salto". Garanto que ela comigo está muito bem tratada, mudo a água de 4 em 4 dias certos, dou-lhe uma alimentação variada (apesar de ela não comer, mas ponho sempre comida), dou-lhe cálcio, deixo-a dar voltinhas pelo jardim...