Papel de cozinha como substrato - um alerta (DUW)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

quarta dez 02, 2009 4:39 pm

Boa tarde,

Queria apenas deixar uma nota cuidado em relação à utilização de papel de cozinha como substrato, especialmente por ser recomendado pela esmagadora maioria dos utilizadores (deste como de alguns outros foruns) como sendo 100% seguro.

Não é. E se ingerido - o que, apesar de ser raro, acontece mais vezes do que se pensa - tem resultados muito mais graves do que a ingestão de substrato natural.

As fotografias que se seguem são propriedade de Aaron Florian, criador americano de, designadamente, Morelia viridis e isto aconteceu a um "yearling" seu (melanístico).
O animal (de 70 gr) ingeriu cerca de 40g de papel de cozinha e morreu enquanto o tentava regurgitar, uns dias depois.

Imagem

Imagem

Ainda que o tivesse conseguido, o mais provável é que não tivesse sobrevivido devido à capacidade de absorção do papel de cozinha que após "sair" deixaria o animal seriamente desidratado.

Sem pretender abrir uma discussão acesa sobre o tema, deixo apenas o alerta.

João Monteiro
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 02, 2009 4:46 pm

Olá João!

Bom tópico :wink:
Cai por terra a teoria de que o papel de cozinha é o mais seguro... Será que o mais seguro é não ter nada? Nem papel nem substrato?...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

quarta dez 02, 2009 4:51 pm

EXELENTE POST !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:o

Fiquei pasmado...também pensei que o papel de cozinha era 100% seguro (apesar de não usar nos meus terrários).

:wink:
JoaoMM
Membro

quarta dez 02, 2009 4:52 pm

Olá,

Eu sei que estou (quase) isolado mas continuo a preferir substrato natural. Papel só para quarentenas.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta dez 02, 2009 4:54 pm

Bem, ele para ingerir essa quantidade de papel, não sei não, mas o dono devia estar bastante desatento :S

Os meus geckos já comeram algumas vezes papel, e felizmente acaba por sair. Mas se engolissem metade do seu peso em papel, o caso era diferente!

Se é 100% seguro, provavelmente não, se é o substrato mais seguro, certamente que sim..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

quarta dez 02, 2009 4:57 pm

epa desculpem lá mas isso é caso raro, as cobras ingerem substrato solto quando comem, ´
agora pergunto, como e porquê engoliu essa quantidade de papel? que eu saiba elas nao são saurios que passam o dia a lamber o solo
<p><a href="http://www.google.com"><strong>www.google.com</strong></a></p>
<p>-------------------------------------------------------------------</p>
<p>tenho o livro da popota, e depois?</p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quarta dez 02, 2009 4:59 pm

Deduso que tenha sido ao atacar o rato, ou falhou e apanhou o papel mesmo em cheio ou apanhou o rato e um bocado do papel... o dono devia ter mais atenção, não estou a ver a cobra a comer o papel só porque lá achou que era bom, quase de certeza que foi durante a alimentação.
O problema do substracto solto sente-se mais nos saurios, porque nas cobras a unica vantagem que o papel tem em relaçao a outros substractos é ser mais facil de limpar e controlar, mas fica o alerta, eu cá gosto muito do lado prático do papel.
JoaoMM
Membro

quarta dez 02, 2009 5:00 pm

Neste outro exemplo, a Boa constrictor em causa sobreviveu á regurgitação, mas não tenho informação do que se passou posteriormente (isto é, se sobreviveu à mais que provável desidratação grave consequente)

Imagem

Em ambos os casos os donos estavam a dormir ("desatentos"..) uma vez que os incidentes ocorreram durante a noite.

Não tenho informação adicional, mas admito que tenha sido na noite que se seguiu a uma alimentação, quando o papel ainda teria "cheiro de roedor"
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta dez 02, 2009 5:12 pm

Todos os substratos acarretam riscos, todos mesmo, sejam em repteis, em roedores ou qq que seja o animal. A nossa função é escolher os que acarretam menos riscos.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta dez 02, 2009 6:13 pm

Tambem ja vi fotos de uma boa que teve de recorrer a cirurgia, para retirar um cobertor electrico que tinha comido...tambem ja vi cobras a comer a propria cauda, nada é 100% seguro, é nosso dever assistir á refeição para evitar estes problemas.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta dez 02, 2009 6:23 pm

Vocês vão-me desculpar, mas este fenómeno do entroncamento parece-me ridículo. Eu não sou apologista do papel, por diversas razões, mas uma viridis comer papel? será que ninguém acha estranho uma cobra arborícola ter comido papel que está na base do terrário, quando os seus instintos de caça não se coadunam com o mesmo? E mesmo que engolisse parte dele...engoliu aquilo tudo e ninguém viu?

Uma cobra comer papel por engano, terrestre, ainda acredito, mas uma viridis? :| será que a cobra não tinha nenhum distúrbio comportamental?

:roll:
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
JoaoMM
Membro

quarta dez 02, 2009 6:23 pm

Como referi na primeira mensagem, queria apenas deixar o alerta, e não iniciar uma discussão.

Não deixo de referir, porém, e apenas para que isso fique claro, que de acordo com a informação disponível, ambos os eventos ocorreram durante a noite e não durante a refeição.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta dez 02, 2009 6:27 pm

JoaoMM Escreveu:Como referi na primeira mensagem, queria apenas deixar o alerta, e não iniciar uma discussão.

Não deixo de referir, porém, e apenas para que isso fique claro, que de acordo com a informação disponível, ambos os eventos ocorreram durante a noite e não durante a refeição.
Eu não estou a dizer que isto é inventado, estou apenas a dizer que é demasiado insólito para eu considerar um aviso, quando o papel traz outras desvantagens bem mais credíveis a cobras...
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta dez 02, 2009 6:27 pm

Mas que é estranho é João. As minhas neste momento têm aspen, também já não tenho babys, mas enquanto babys só uso papel de cozinha e nunca sequer ligaram ao papel.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
JoaoMM
Membro

quarta dez 02, 2009 6:28 pm

Psynapse Escreveu:Vocês vão-me desculpar, mas este fenómeno do entroncamento parece-me ridículo. Eu não sou apologista do papel, por diversas razões, mas uma viridis comer papel? será que ninguém acha estranho uma cobra arborícola ter comido papel que está na base do terrário, quando os seus instintos de caça não se coadunam com o mesmo? E mesmo que engolisse parte dele...engoliu aquilo tudo e ninguém viu?

Uma cobra comer papel por engano, terrestre, ainda acredito, mas uma viridis? :| será que a cobra não tinha nenhum distúrbio comportamental?

:roll:
Atenção que as viridis, sendo arborícolas, descem ao solo durante a noite. Isso acontece não apenas nos terrários (naturalmente), mas no estado selvagem em que, especialmente os machos, se chegam a deslocar largas dezenas (há quem fale em centenas) de metros, no solo, durante a noite. Está documentado
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”