Papel de cozinha como substrato - um alerta (DUW)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

quarta dez 02, 2009 7:37 pm

Oceaniis Escreveu:aí comem os lençóis 8)
ou a ela :twisted:
<p><a href="http://www.google.com"><strong>www.google.com</strong></a></p>
<p>-------------------------------------------------------------------</p>
<p>tenho o livro da popota, e depois?</p>
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

quarta dez 02, 2009 7:54 pm

deadmmmannn Escreveu:
tinham que comer rolos e rolos de renova....
:twisted: :twisted:
<p>"ficavas mesmo bem era numa f&oacute;gueira"</p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta dez 02, 2009 9:17 pm

deadmmmannn Escreveu:
Posso por os meus na lista?????
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta dez 02, 2009 9:38 pm

texuga Escreveu:

Cai por terra a teoria de que o papel de cozinha é o mais seguro...

Nem de perto, nem de longe.

Claro que por vezes se exagera quando se diz que o papel de cozinha é 100% seguro. Por vezes este exagero tem apenas como objectivo, passar a mensagem aos mais "novos" para os perigos de outros substratos, e não propriamente de afirmar que é realmente 100% seguro, até porque essa segurança nunca pode ser dada, seja com que substrato for.

Uma coisa é certa, basta uma busca na net e em meros 10 minutos, ficamos perfeitamente elucidados sobre a segurança do papel de cozinha em relação a qualquer outro substrato.

O tópico é interessante, mas longe de poder ser considerado um aviso a tomar em conta.

E em relação ao que disseste, a teoria (ou a prática, se assim quiseres), para mim, mantêm-se, o papel de cozinha é o mais seguro, o que não equivale a dizer que é totalmente seguro.

PS: O autor do tópico que não me leve a mal, porque tenho a certeza que a sua intenção foi a melhor, mas até acho este tópico ou pelo menos a forma como está apresentado, algo "perigoso"
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta dez 02, 2009 9:53 pm

Eu diria antes que , embora o papel não seja 100% seguro, é talvez o menos perigoso dos substratos.
E tambem acho estranho uma cobra conseguir engolir aquela quantidade de papel, assim ... do nada.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta dez 02, 2009 10:09 pm

Cobra? Eu vi fotos de uma trituradora de arquivos e papel higiénico 8) 8)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta dez 02, 2009 10:27 pm

PedroC10 Escreveu:Cobra? Eu vi fotos de uma trituradora de arquivos e papel higiénico 8) 8)
Não, ela tava era a fazer construções de papel cuspido para pôr no museu berardo :twisted:

Dei-me ao trabalho de pesquisar mais situações em que cobras ingerem papel e não encontrei nem no google, nem nos foruns UK que costumo seguir. Ou pesquisei mal, ou penso ter sido um caso isolado. Já pedi ao autor para possibilitar um link para poder ler melhor e compreender.

O papel tem, a meu ver, o conveniente de ser barato e prático, possibilitando uma visibilidade óptima para fezes de uma cobra jovem ou doente. De resto, oferece uma aspereza artificial que dificulta o movimento, não permite escavar, é feio, não aguenta muito tempo a humidade (pelo menos quando usei) e em termos térmicos, parece-me, que dissipa mais o calor. Eu não o uso, adaptando a segurança à alimentação.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 02, 2009 10:31 pm

PaulloSantos Escreveu:
texuga Escreveu:

Claro que por vezes se exagera quando se diz que o papel de cozinha é 100% seguro. Por vezes este exagero tem apenas como objectivo, passar a mensagem aos mais "novos" para os perigos de outros substratos, e não propriamente de afirmar que é realmente 100% seguro, até porque essa segurança nunca pode ser dada, seja com que substrato for.

Uma coisa é certa, basta uma busca na net e em meros 10 minutos, ficamos perfeitamente elucidados sobre a segurança do papel de cozinha em relação a qualquer outro substrato.

O tópico é interessante, mas longe de poder ser considerado um aviso a tomar em conta.

E em relação ao que disseste, a teoria (ou a prática, se assim quiseres), para mim, mantêm-se, o papel de cozinha é o mais seguro, o que não equivale a dizer que é totalmente seguro.

PS: O autor do tópico que não me leve a mal, porque tenho a certeza que a sua intenção foi a melhor, mas até acho este tópico ou pelo menos a forma como está apresentado, algo "perigoso"
Eu só disse isso porque nunca ninguém apontou os defeitos do papel de cozinha, apontando apenas qualidades e vantagens :wink:

Atenção que eu uso papel de cozinha em várias cobras :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta dez 03, 2009 11:06 am

O aviso do João faz todo o sentido... é tudo uma questão de perspectiva. Muitos são os que apontam como causa da ingestão do papel um possivel disturbio comportamental. Pois bem, de facto não é de todo normal uma cobra ingerir papel naquelas quantidades, ainda para mais uma arboricola, como também não é normal uma cobra ingerir substrato solto em quantidade, que possa colocar, de alguma forma, a sua saúde. Podemos dizer que viridis teria um problema de saúde, pois bem, o meu se pode aplicar ao substrato solto. Um exemplar de plena saúde, ainda que ingira uma pequena quantidade (e partindo do pressuposto que um exemplar saudavel e normal não ingere substrato de forma anormal) consegue expelir o material pela via normal.

Como muitos já disseram não há substratos 100% seguros. A ponderação que devemos fazer, face aos hábitos dos exemplares em causa, as suas necessidades e especificidades, é uma ponderação de custo/beneficio. Claramente, a meu ver, na maioria dos casos a utilização de substrato solto é plenamente seguro, embora não ponha de parte a utilização de de papel em caso de exemplares de tenra idade (ainda que mesmo aqui, com alguns cuidados, não me parece complicado).

Em relação às viridis, e tal como o João mencionou, no habitat natural é por vezes mais fácil localizar viridis no solo do que nas árvores. Ser arborícola não quer dizer que apenas se desloquem/vivam nas árvores ou vegetação arbórea, assim como possivel ver espécies terrestres em localização por vezes mais altas do que seria de esperar. Em cativeiro esse comportamento é bem fácil de verificar, especialmente num terrário complexo, com vários elementos, que seja atrativo e potencie a exploração por parte dos exemplares.

A utilização de substrato solto, tipo húmus, turfa ou mesmo terra (segura) em ambiente húmidos tem beneficios óbvios, embora por vezes seja necessário proceder a uma "limpeza" forçada dos animais, para evitar riscos desnecessários, quando decidem entrar em modo de "chafurdar". Nada que uma limpeza das zonas mais sensiveis da cabeça não corriga.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta dez 03, 2009 11:21 am

texuga Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
texuga Escreveu:

Eu só disse isso porque nunca ninguém apontou os defeitos do papel de cozinha, apontando apenas qualidades e vantagens :wink:

Marisa vais-me desculpar mas já me referi a essa temática algumas vezes, nomeadamente aquando de um incidente de um gecko com papel. É positivo no entanto ver que a pouco e pouco alguns dogmas defendidos (papel = 100% seguro), por vezes de forma exacerbada, vão sendo postos em causa.
JoaoMM
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

quinta dez 03, 2009 12:18 pm

Já agora acrescento que jornal é considerado mais seguro (por quem defende este tipo de substrato) que papel de cozinha.

Idealmente, papel de jornal não impresso (embora o "jornal do dia" seja muito utilizado e, que eu saiba, sem qualquer tipo de incidentes registados)

p.s.: refiro-me apenas a serpentes; não tenho conhecimentos sobre manutenção de saurios, artrópodes, etc., pelo que não sei se o mesmo lhes é aplicável.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta dez 03, 2009 1:08 pm

JoaoMM Escreveu:Já agora acrescento que jornal é considerado mais seguro (por quem defende este tipo de substrato) que papel de cozinha.

Idealmente, papel de jornal não impresso (embora o "jornal do dia" seja muito utilizado e, que eu saiba, sem qualquer tipo de incidentes registados)
Também me parece mais adequado e até já usei.

Quando criava aves, comprava em conjunto com um amigo, restos de rolos de papel não impresso, numa gráfica.

Regra geral, estes restos de rolos, ainda traziam cerca de 10 a 15 mts (às vezes até mais) de papel, que era o ideal para a função.

Tendo em conta a sua textura, parece-me bem mais seguro para os repteis do que o papel de cozinha.

Quanto a papel impresso, pese embora o facto do nivel de toxicidade das tintas actuais ser bastante mais reduzido do que há alguns anos atrás, ainda assim fico com algumas reservas.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Shiz
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2008 1:43 pm

quinta dez 03, 2009 3:30 pm

Eu penso que o mais seguro ainda são os tapetes plastificados, eu uso é prático para limpar e não há a possibilidade de o animal ingerir.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 03, 2009 3:55 pm

Thorgarth Escreveu:
texuga Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
texuga Escreveu:

Marisa vais-me desculpar mas já me referi a essa temática algumas vezes, nomeadamente aquando de um incidente de um gecko com papel. É positivo no entanto ver que a pouco e pouco alguns dogmas defendidos (papel = 100% seguro), por vezes de forma exacerbada, vão sendo postos em causa.
Não li, por isso disse que nunca tinha ouvido "contra-indicações" relativamente ao uso do papel de cozinha :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pOwned
Membro
Registado: terça dez 23, 2008 6:55 pm

quinta dez 03, 2009 5:30 pm

Este tópico era digno de um Insólito da YORN :D

Eu não sei como é que vocês dispõem o papel de cozinha nos vossos terrarios, mas certamente não será como esses que estão ai nas fotos. O que "esses donos" fizeram foi por 30metros de papel todo agarrado, dobrado, no terrario. Se por acaso cai umas gotas de sangue no papel e a bixa ainda tem fome, dá uma dentada no papel e só para quando tá todo lá dentro. Portanto, na minha opinião, foi uma péssima aplicação do papel POR parte do dono. Coisa que eu faço é meter o papel aos bocadinhos. Caso o bixo coma uma folha, passa mal a noite, mas não mete 40g de papel no buxo :o
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”