Minha Jaboti não quer comer, socorro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Jucita
Membro Júnior
Registado: domingo abr 27, 2008 2:53 pm

domingo dez 13, 2009 7:04 pm

Ola, preciso urgentemente de uma ajuda.
Tenho uma Jaboti , minha menininha, ela não quer comer nadinha, não sei o que fazer. Moro em Portugal, e aqui está mto frio.
Sei que elas costumam ibernar, más me disserem que não é bom ela ficar sem comer tanto tempo, já tem quase dois meses que ela parou de comer.
Eu coloco ela dentro do terrário junto com minha iguana pra aquecer um pouco, elas até se dão bem. Ai quando ela já tá bem quentinha, e começa a escarafunchar tudo la dentro, eu tiro ela, e lhe ofereço várias coisas que ela gosta, más nada, fica andandoa, andando, e nada de querer comer.
nem água ela quer. Então tenho deixado ela dormir, pra não gastar mto energia. Aqui onde moro não tem veterinário de répteis, já perguntei alguns de animais normais, más eles não sabem me dizer o que fazer para ela comer. Não consigo abrira a boquinha dela e forçá-la, é impossivel. Ela é pequena.
Por favor me dêem alguma ajuda, alguma idéia do que posso fazer.
Obrigada
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

domingo dez 13, 2009 7:14 pm

quanto ao comer nao sei, mas acho que era preferivel ou deixa-la sempre num terrário com aquecimento ou então deixa-la sempre com a temperatura ambiente . porque andar sempre a saltea-la de um lado para o outro penso que só vai estar sempre a alterar-lhe o metabolismo e só piora a situação.
Jucita
Membro Júnior

domingo dez 13, 2009 7:28 pm

Obrigada por tentar me ajudar.
Já pensei nisto também, más fico com medo de deixá-la muito tempo parada. Não sei o mesmo o que fazer.
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo dez 13, 2009 7:32 pm

Jucita Escreveu:Ola, preciso urgentemente de uma ajuda.
Tenho uma Jaboti , minha menininha, ela não quer comer nadinha, não sei o que fazer. Moro em Portugal, e aqui está mto frio.
Sei que elas costumam ibernar, más me disserem que não é bom ela ficar sem comer tanto tempo, já tem quase dois meses que ela parou de comer.
Eu coloco ela dentro do terrário junto com minha iguana pra aquecer um pouco, elas até se dão bem. Ai quando ela já tá bem quentinha, e começa a escarafunchar tudo la dentro, eu tiro ela, e lhe ofereço várias coisas que ela gosta, más nada, fica andandoa, andando, e nada de querer comer.
nem água ela quer. Então tenho deixado ela dormir, pra não gastar mto energia. Aqui onde moro não tem veterinário de répteis, já perguntei alguns de animais normais, más eles não sabem me dizer o que fazer para ela comer. Não consigo abrira a boquinha dela e forçá-la, é impossivel. Ela é pequena.
Por favor me dêem alguma ajuda, alguma idéia do que posso fazer.
Obrigada
1º Não deve juntar espécies diferentes, 2º Se ela começa a ficar activa quando está no "quentinho" está aí a resposta ;)
<p><strong>
</strong></p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo dez 13, 2009 8:13 pm

Que idade tem ela? tamanho?

Não a deves juntar com a iguana.
Jucita
Membro Júnior

domingo dez 13, 2009 8:18 pm

Ela tem 2 aninhos, e comia de tudo....

Pensei que não fazia mal, coloca-las, juntas, já que ambas estão desparasitadas, são répteis e ainda por cima se dão bem.
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo dez 13, 2009 8:20 pm

Jucita Escreveu:Ela tem 2 aninhos, e comia de tudo....

Pensei que não fazia mal, coloca-las, juntas, já que ambas estão desparasitadas, são répteis e ainda por cima se dão bem.
O que entende por darem-se bem? Não "andarem à porrada"?
<p><strong>
</strong></p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo dez 13, 2009 8:49 pm

Elas podem não se sentir bem sem o manifestar... Quer dizer, manifestam-no, mas não apenas com agressões.

Nunca tentaste alimentá-la quando está quente e activa?
E há quanto tempo está sem comer?

Eu arranjava-lhe um local aquecido (fora do dominio de outros animais), e tentava alimentá-la...

Se vires que continua sem comer, o melhor será mesmo um veterinário pois as causas podem ser mais que muitas...

EDIT: Quando te referes a jabuti, calculo que te estejas a referir a algo deste género ---» Geochelone carbonaria. (pesquisa imagens no google e diz-me se estou certo.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo dez 13, 2009 9:58 pm

Que especie é a "Jaboti"?? Em que condições a costuma manter?? Solta pela casa, sem aquecimento nem lampadas de uvb?? Informou-se alguma coisa sobre a especie e os cuidados a ter com ela??
ovelhassassi
Membro
Registado: terça fev 06, 2007 1:14 am

segunda dez 14, 2009 4:36 am

Geochelone carbonaria.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda dez 14, 2009 9:00 am

ovelhassassi Escreveu:Geochelone carbonaria.
http://www.chelonia.org/Articles/redfootcare.htm
In one corner of the environment a 100W spot lamp should be positioned to provide artificial basking facilities. This should be positioned to provide a basking spot of 90 degrees F (32 degrees C) or so in that section of the habitat. The habitat should also be equipped with a full spectrum fluorescent light to provide for UVB. A UVB source is necessary for Vitamin D3 syntheses (needed in calcium metabolism) If preferred to this lighting arrangement a Mercury vapor bulb may be used that fulfills all requirements. There should be a hide box located in the corner away from the basking spot to allow the animal a cool dim retreat.

(...)This species does not hibernate in nature. Facilities must be provided for the continued health and well being of the tortoise indoors in cooler (non tropical) climates.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

terça dez 15, 2009 2:39 pm

Experimenta esmagar fruta e colocar na boca mas pensa ir já a um vet para lhe ser dado o alimento forçado. Alguns dão papa vegetal para bebé.

Tenho um macho já com 2,5kg e fiz uma caixa em roofmate com uma entrada à medida dela e lá dentro um tapete de aquecimento ligado a um termóstato. Quase todos os dias sai desde que esteja sol mas ao fim da tarde volta sempre lá para dentro para dormir.

As melhoras.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”