Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss
Moderador: mcerqueira
-
Cris2323
- Membro Júnior
- Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm
segunda dez 21, 2009 9:59 pm
Estão todos a ser uma ajuda muito preciosa

muitoooo obrigada. Já esclareci a maior parte das duvidas mas resta-me mais uma

se eu puser filtro já não terei de limpar o aquário tantas vezes não é verdade? E quantas vezes terei de o limpar? Obrigada

-
chenri
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm
segunda dez 21, 2009 10:03 pm
Isso vai depender da capacidade do filtro. Quanto mais eficaz, mais caro.
Boa sorte

-
FeelingNerD
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm
segunda dez 21, 2009 10:12 pm
Não, não teras que limpar tantas vezes.
Terás que limpar o filtro de vez em quando e aproveita para fazer trocas parciais de água, o que com um aquario grande é mais pratico do que mudar toda a agua e fazer a limpeza total, algo que raramente terás que fazer.
Se utilizares areão cuidado com o tamanho para que nao o possam meter a boca, e teras que tirar o areao para limpa lo ou nao o tiras mas tens que comprar um aspirador de areao.
Sinceramente, aconselho a nao pores nada no fundo.
PS. Para saberes que filtro comprar: se tiveres 40 litros de agua no aquário deves ter um filtro que faça 400l/h.
-
Cris2323
- Membro Júnior
- Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm
segunda dez 21, 2009 10:37 pm
O aquário do tópico atrás deve de ter aproximadamente 8 litros (digo eu

). Qual é o filtro adequado então? Obrigada.
-
FeelingNerD
- Membro Veterano
segunda dez 21, 2009 11:51 pm
Com 27cm de raio são aproximadamente 6,87l se a altura da água for 3 cm. E até os filtros mais pequenos que vi até hoje sao para 14 litros.
A altura da água deve ser no minimo o comprimento da carapaça da tartaruga, mas o melhor é o dobro ou mais.
-
element
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
terça dez 22, 2009 12:35 am
Para a tarta passar minimamente bem o inverno, arranja uma caixa de arrumação de uns 40/50 litros, improvisa uma plataforma de forma a ser possivel ter uns 10 a 15 litros de água, termostato de 25watts e lampada uvb.
Vais ter de mudar a água praí de 3 em 3 dias, mas ao menos tens tempo para ir juntando uns trocos para um aqua decente com um bom filtro.
O suporte/reflector para a lampada também é possivel improvisar de forma barata.
-
dinodane
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm
terça dez 22, 2009 10:16 am
Se colocar térmostato ela irá crescer muito rápido?? (informação fornecida pela vendedora da loja de animais)
Isto é atroz... se der ao animal as condições exigidas para o seu bem estar ela vai crescer ao ritmo expectável num membro da sua espécie, de forma natural... o que não é nem natural nem decente é tartas com 1 ano do tamanho de tartas de dois meses como já tivemos aqui casos... animais raquíticos sobrevivendo de qualquer maneira em tinas de plástico sem aquecimento nem luz solar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
Allistor
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm
terça dez 22, 2009 12:54 pm
Aconcelho-te sinceramente a conhecer o meu caso
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74209
Neste momento so faço mudanças parciais de agua e aspiro o fundo com uma mangueira praí de 4 em quatro dias. Acho mais prático ter muita água num aqua pois as limpezas por completo podem levar a que a tartaruga esteja sujeita a algumas mudanças de temperatura que não são nada boas para a mesma. Neste momento tehno uns 80 litros no meu aqua o que faz com que a agua esteja mais limpa mais tempo mesmo com um filtro provisório. A caixa de arrumações também vai dar conta do recado mas arranje uma com um bom espaço. Ainda ontem vi no M*d*l* uma de 50 l por 3.89€ e essa já deveria ajudar bastante

-
Allistor
- Membro Veterano
terça dez 22, 2009 1:13 pm
O meu foram 15€ mas de 150w. Nas grandes superficies consegue por uns 10€ (ou se calhar menos) um de 50w que será suficiente para o seu projecto inicial
-
Allistor
- Membro Veterano
terça dez 22, 2009 2:11 pm
Aconcelhava mesmo a pesquisar aqui na arca e LER o link que já lhe tinha mandado anteriormente. Essa coisa que você tem é muito pequena. Também comecei assim portanto dê uma vista de olhos no tópico que lhe indiquei e aqui está ele de novo para ter a certeza que vai mesmo ler:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74209
Nem vale a pena pensar em investir nesse aqua. Compre a tal caixa de arrumações e aí sim poderá colocar um filtro e um termostato. Para uma caixa tão pequena não precisará de muito. Aconcelho que compre (apenas para agora enquanto a mantiver na caixa) um filtro 150 l/h e um termostato de 50w. É o mais barato e a melhor solução provisória a meu ver.
Cumps
-
FeelingNerD
- Membro Veterano
terça dez 22, 2009 2:27 pm
Mesmo como uma solução provisória aconselhava já um filtro mais potente, até porque se ele comprar uma caixa de arrumações de 40 litros por exemplo se quiser pode mante la durante um bom tempo visto que ainda sao pequeninas. E mesmo que troque nao vale a pena comprar um aquario de 15 litros que seria equivalente a um filtro que faça 150l/h.
Mas isto é a minha opinião, ja vi aconselharem a comprar um filtro nao tao bom e dps melhoram o desempenho com carvao activo e assim.
-
Allistor
- Membro Veterano
terça dez 22, 2009 2:42 pm
O meu de 150 l/h por acaso até já trouxe carvão activado

quando dizia para ir para um tão baixo estava a dar uma solução provisória pois o melhor mesmo é o user em questão começar a pensar num aquario a "sério" e o devido material mais indicado para ele.

-
jorginho11
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
- Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.
domingo dez 27, 2009 10:18 am
Cris, entre topicos e respostas uteis que te deram já tens muita e boa info sobre aquaterrarios, segue-a e mete umas fotos p/ comentar-mos e corrigir-mos, boa sorte.

<p>Sejam vós proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>