2 tartarugas mortas em poucos dias... :(

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Sacamano
Membro Júnior
Registado: terça dez 22, 2009 2:48 pm

terça dez 22, 2009 2:59 pm

Olá a todos. É a minha primeira participação neste fórum e peço a vossa ajuda.

Ora bem, ofereci recentemente uma tartaruga que morreu passados 3 dias... como pensei que já vinha doente da loja, fui comprar outra, que veio a morrer hoje, passados 4 ou 5 dias... :(

Sobretudo a segunda, quando a comprei vinha super enérgica e depois parece que foi "adormecendo" aos poucos... :(

Ambas eram pequeninas e foram instaladas num daqueles aquários típicos em forma oval e com uma palmeira. Eram alimentadas com camarões secos e umas barrinhas que comprei. Para além disso, comprei uma barra de cálcio para colocar na água e um acondicionador para tirar o cloro.

No fundo, segui a instruções da vendedora que me disse que elas aguentariam bem em água fria, embora pudessem hibernar. Contudo, o facto é que vieram ambas a morrer rapidamente. Será da água fria? Cometi aqui algum erro básico?

Neste momento, pretendo comprar outra para voltar a oferecer à mesma pessoa e por isso peço a vossa ajuda para me darem conselhos para que isto não volte a acontecer, pois já percebi que devemos ter cometido algum erro fatal das duas vezes, só não sei qual. Só me ocorre que possa ser da temperatura da água...

Obrigado.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 22, 2009 3:15 pm

Sacamano Escreveu:Olá a todos. É a minha primeira participação neste fórum e peço a vossa ajuda.

Ora bem, ofereci recentemente uma tartaruga que morreu passados 3 dias... como pensei que já vinha doente da loja, fui comprar outra, que veio a morrer hoje, passados 4 ou 5 dias... :(

Sobretudo a segunda, quando a comprei vinha super enérgica e depois parece que foi "adormecendo" aos poucos... :(

Ambas eram pequeninas e foram instaladas num daqueles aquários típicos em forma oval e com uma palmeira. Eram alimentadas com camarões secos e umas barrinhas que comprei. Para além disso, comprei uma barra de cálcio para colocar na água e um acondicionador para tirar o cloro.

No fundo, segui a instruções da vendedora que me disse que elas aguentariam bem em água fria, embora pudessem hibernar. Contudo, o facto é que vieram ambas a morrer rapidamente. Será da água fria? Cometi aqui algum erro básico?

Neste momento, pretendo comprar outra para voltar a oferecer à mesma pessoa e por isso peço a vossa ajuda para me darem conselhos para que isto não volte a acontecer, pois já percebi que devemos ter cometido algum erro fatal das duas vezes, só não sei qual. Só me ocorre que possa ser da temperatura da água...

Obrigado.
A causa mais provável é já virem doentes da loja, estando juntas isso é mesmo altamente provavel.

De qq modo o que eu coloquei a bold é precisamente como NÃO se deve manter uma tartaruga.

Leia um pouco mais sobre qa manutenção de tartarugas, sendo que um aquário, um filtro, uma superfície seca de fácil acesso, sticks como alimentação, são o básico fundamental. Nunca ouvi falar em condicionadores para a água das tartas :?
Tartarugas bebés não podem hibernar, morrem :?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Sacamano
Membro Júnior

terça dez 22, 2009 3:24 pm

Obrigado.

Elas não estavam juntas na loja nem no aquário, e inclusivamente foram compradas em lojas diferentes. Por isso, agora não acredito que viessem doentes da loja.

Em termos de alimentação ela comia os sticks e camarões.
O acondicionador foi recomendado pela vendedora, 1 gota por cada litro para tirar o cloro...
Tenho noção que esses aquários ovais não são o ideal e no futuro era para lhes dar um lar melhor... mas conheço quem as tenha lá e nunca tiveram problemas. Estas duas morreram em poucos dias...

Na loja também estavam num aquário sem termostato e a mulher garantiu que aguentariam bem, que só tinha que evitar oscilações bruscas de temperatura.

Tinha superfície seca, a água era mudada frequentemente, só não tinha água aquecida...

Por isso nao percebo qual o erro que cometemos...
Última edição por Sacamano em terça dez 22, 2009 3:25 pm, editado 1 vez no total.
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

terça dez 22, 2009 3:24 pm

O primeiro erro fatal: ter acreditado no logista mas isso acontece com quase toda a gente, infelizmente.
As tartarugas têm de ser alojadas em aquarios com um bom espaço e com agua aquecida e filtrada. Quem merecia comer só camarões foi o logista que lhe deu essas indicações. Agora não compre mais tartarugas e pesquise e bastante. Basta andar aqui pela arca e verá muitas indicações sobre os cuidados a ter. Essa tartarugueira que comprou sabe para que é bom? Para um bom... vazo de plantinhas! Esqueça esse recipiente simplesmente!

Vou dar-lhe alguns links que lhe poderão ser muito uteis:

http://www.austinsturtlepage.com/Care/caresheets.htm (aqui encontra provavelmente a espécie que comprou e que cuidados a ter com a mesma)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74209 (o meu começo quase tão infeliz quanto o seu)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=72804 (mais um caso de um user que se iniciou nestas andanças)

E de resto é ir pesquisando. No google basta escrever o nome comum da espécie que possui seguido de "care sheet". No meu caso que tenho duas corcundas do mississipi pesquiso assim "map turtle care sheet". Map turtle é o nome comum desta espécie em inglês. Agora vai ter mesmo de pesquisar e se não se sentir apto para cuidar de tartarugas: desista agora.
São animais que crescem bastante e que exigem alguns bons investimentos e dedicação.

Pena ter vindo aqui tão tarde. Deveria mesmo ter se informado mais. Mas como os logistas sabem bem o que fazer para convencer as pessoas quem acaba projudicado são os animais :evil:

Agora a palavra de ordem no seu caso é mesmo: pesquisa!

Cumps
Sacamano
Membro Júnior

terça dez 22, 2009 3:33 pm

Obrigado pela ajuda.

Na alimentação sei que não falhei: era-lhe dado camarão e sticks apropriados e elas iam comendo.

O tamanho do aquário era suficiente para o tamanho actual delas, quando as lá colocávamos nadavam bastante. Tinha uma área seca. E como já disse, pretendia-se mudá-las para um espaço maior quando fosse possível.

E nunca chegaram a começar a hibernar, eram activas... até que de repente...

A única coisa que não tinha era termostato. Mas será que foi disto apenas? É que há imensas pessoas que não têm e não lhes acontece isto.. Aliás, quando ofereci a primeira um colega comprou outra, tem-na nas mesmas condições e ela está perfeita...

Por isso a minha surpresa por ambas terem morrido...
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

terça dez 22, 2009 3:42 pm

Infelizmente são azares da vida mas se fosse a si agora tratava de arranjar as condições certas para elas. Também acho essas mortes um pouco rápidas mas está nas suas mãos evitar isso da proxima vez e concerteza que o fará. Na sua próxima compra veja qual a tartaruga mais activa e se for preciso diga ao logista para lhes dar de comer. Pois poderá ser um bom sinal que as primeiras a comer ou mesmo disputarem a comida sejam mesmo as mais saudáveis. Estamos aqui para o ajudar :wink:

Edit:

Este video também o deverá ajudar:
http://www.youtube.com/watch?v=oY0R8J-xhp4
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 22, 2009 3:54 pm

O erro fatal é este:
e foram instaladas num daqueles aquários típicos em forma oval e com uma palmeira.
Isso não são aquários, são tupperwares...

As tartas precisam de água aquecida, de luz UV e de um aquário com água que lhes permita nadar com uma plataforma seca... Se não consegue arranjar estas condições básicas, é melhor não adquirir mais nenhuma tartaruga, com este frio e com a pouca idade com que são vendidas nas lojas o mais certo é não sobreviverem...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sacamano
Membro Júnior

terça dez 22, 2009 4:02 pm

dinodane Escreveu:O erro fatal é este:
e foram instaladas num daqueles aquários típicos em forma oval e com uma palmeira.
Isso não são aquários, são tupperwares...

As tartas precisam de água aquecida, de luz UV e de um aquário com água que lhes permita nadar com uma plataforma seca... Se não consegue arranjar estas condições básicas, é melhor não adquirir mais nenhuma tartaruga, com este frio e com a pouca idade com que são vendidas nas lojas o mais certo é não sobreviverem...
Tenho perfeita noção que as "tupperwares" nao sao indicadas... mas ela tinha espaço à vontade para nadar, dado que tinha uma profundidade de água cerca de 4 vezes o tamanho dela. Tinha também uma plataforma seca. E reiteiro que a ideia era mudar para algo melhor no futuro, mas não fomos a tempo. Nunca pensei que morressem em 3/4 dias...

É verdade que faltava o termostato e a lampada UV, que parece que vou ter que adquirir da próxima vez.

Mas na loja tb estavam e água fria... e conheço pessoas que as têm assim sem qualquer problema durante anos e anos...

Mas claro que perante isto que acontenceu nao pretendo colocar mais tartarugas em água fria...

Obrigado. Mais ajudas, não hesitem :)
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

terça dez 22, 2009 4:09 pm

Sacamano Escreveu:Obrigado pela ajuda.

Na alimentação sei que não falhei: era-lhe dado camarão e sticks apropriados e elas iam comendo.

O tamanho do aquário era suficiente para o tamanho actual delas, quando as lá colocávamos nadavam bastante. Tinha uma área seca. E como já disse, pretendia-se mudá-las para um espaço maior quando fosse possível.

E nunca chegaram a começar a hibernar, eram activas... até que de repente...

A única coisa que não tinha era termostato. Mas será que foi disto apenas? É que há imensas pessoas que não têm e não lhes acontece isto.. Aliás, quando ofereci a primeira um colega comprou outra, tem-na nas mesmas condições e ela está perfeita...

Por isso a minha surpresa por ambas terem morrido...
Tudo o que tenho a sombreado tá errado.

Os camarões como já lhe disseram não é comida de tartaruga.
Mesmo sendo pequenas, precisam de grandes litragens para nadar à vontade, para uma tertaruga das pequenas uns 20litros no minimo, coisa que nem 10 bexigas (a que chama de "aquário típico") levavam.

Por outro lado, tem a certeza que elas morreram mesmo? Ou simplesmente começaram a hibernar? Não era a primeira história que eu tinha conhecimento de que as tartarugas hibernavam e eram deitadas para o lixo.

Por outro lado, pense bem se a prenda que está a oferecer vai ter todas as condições de vida quando tiver 30cm de carapaça e precisar de uns 100 litros para cima de água, com uma lampada UVB de 6 em 6 meses ou um lago exterior onde possa apanhar sol.

Eu próprio tive uma tartaruga 5 anos sem aquecimento e luz uvb, grande parte do tempo comia camarões. Como estava o aquário dentro de casa, raramente baixava a temperatura da água dos 20º. Não fosse isso e em vez de durar 5 anos tinha durado uns meses.

Mas claro que também conheço pessoas com outra sorte (as tartarugas ér que nem por isso). Tenho um amigo com uma tartaruga de 15 anos adulta, a comer camarões e num aquário de 10 litros. Agora o que dámos aos animais é que já vem de cada um.

Para mim,, para morrerem em tão pouco tempo, é doença certamente. Ou temperaturas hiper baixas.. Ou alguma pedra do substrato que engoliram e foram desta para melhor.

Agora vou-me embora que de tartarugas não percebo nada :oops:
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 22, 2009 5:01 pm

Se o user Sacamano tem tantas certezas, não sei o que quer ver aqui esclarecido :roll:

Já lhe disseram os erros que cometeu, já lhe disseram como manter esses animais em bom estado de modo a não "sobreviverem" mas a "viverem", mas insiste que o vizinho tem uma assim e assado e não morre, e que muita gente as tem em água fria e duram anos, epá eu também sei que há muitos bandidos que o são há muitos anos, e não vão para a cadeia por isso... alguns até chegam a altos cargos da Nação :lol: Eu não tenho essa sorte, mas tb não sou bandida, deve ser esse o erro... 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Sacamano
Membro Júnior

terça dez 22, 2009 5:52 pm

Se eu tivesse certeza de tudo, nao tinha aqui vindo perguntar... :roll:

Apenas constatei evidências: as tartarugas vivem nas lojas em água fria, muitas pessoas têm-nas anos em água fria, se calhar a maioria... não estou a dizer que isto é correcto ou que é o melhor, nem que vou insistir nisso no futuro, porque se quisesse insistir não vinha pedir-vos ajuda.

Contudo, esses factos apenas me colocaram mais dúvidas sobre as razões que levaram à morte das 2 tartarugas que comprei... porque seria muita coincidência virem ambas doentes, tendo sido compradas em lojas diferentes e não tendo estado uma em contacto com a outra. Morreram em 3/4 dias. Parece-me estranho, só isso, dado que que a alimentação fornecida era correcta, não foram mudadas para água com temperatura diferente daquela onde estavam, tinham zona seca. Isto embora não fossem as condições ideais, reconheço.

As tartarugas bebés não podem hibernar. E isso só se consegue com água a determinada temperatura, certo? Então como é que nas lojas evitam que elas hibernem se as mantêm em água fria?

Pretendo efectivamente comprar um aquaterrário (penso que é esse o nome), com filtro, termostato e lâmpada UV. E para tanto, ando por aí a ler umas coisas para me informar.

Obrigado pelas dicas entretanto dadas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 22, 2009 6:39 pm

Nas lojas geralmente há ar condicionado a bombar o dia inteiro e uma temperatura mais ou menos constante. Nas nossas casas é diferente, há divisões mais quentes que outras...

O facto dos animais serem resistentes e muitas aguentarem anos a fio assim não significa que estejam "felizes", passo a expressão, ou saudáveis. Eu também sei de tartas que viveram muito tempo em tupperwares sem UV ou aquecimento, so que apresentavam carapaças deformadas, nunca chegaram ao tamanho adulto para a espécie e viveram 4 ou 5 anos ao invés de 20...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

terça dez 22, 2009 6:46 pm

Com esta descida de temperatura a minha marquise chegou aos 13ºC, as minhas tartas são todas adultas e aguentam bem mas se fossem recém nascidas não tinham a mínima hipótese.
Aquecimento é essencial mas não vejo como se podem aquecer esses penicos de plástico, sempre é melhor arranjar uma caixa de arrumação na loja do chinês por isso é melhor ir pensando primeiro no material que foi referido acima. Boa sorte.
Sacamano
Membro Júnior

terça dez 22, 2009 8:25 pm

A "tupperware" vai à vida, disso não tenho dúvidas. Já tinha noção de que não seria o alojamento ideal mas depois desta dupla má experiência... :(

Ando a ver umas coisas pela net e quero ver se passo numas lojas ver materiais e preços.

A minha lista de compras para já está assim:

- Aquário de vidro (quantos litros recomendam?)
- Termostato adequado (1 kw por litro?)
- Filtro
- Lâmpada UV (A ou B)?
- Material para construir superfície seca (há aquários que têm um kit com isto incluído, que tal?)

Falta alguma coisa essencial? Isto tudo é coisa para custar quanto?

Obrigado.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

terça dez 22, 2009 8:35 pm

Sacamano Escreveu:A "tupperware" vai à vida, disso não tenho dúvidas. Já tinha noção de que não seria o alojamento ideal mas depois desta dupla má experiência... :(

Ando a ver umas coisas pela net e quero ver se passo numas lojas ver materiais e preços.

A minha lista de compras para já está assim:

- Aquário de vidro (quantos litros recomendam?)
- Termostato adequado (1 kw por litro?)
- Filtro
- Lâmpada UV (A ou B)?
- Material para construir superfície seca (há aquários que têm um kit com isto incluído, que tal?)

Falta alguma coisa essencial?

Obrigado.
Se já sabia que o Rim não era o ideal porque foi arriscar?!

Quanto ao material:
Compre/monte o aquario maior que poder, para não andar de ano a ano a mudar de aquario
Termostato e filtro, compre ja a pensar na litragem do aquario definitivo, para não ter de andar a comprar cada vez que muda o aquario
Lampada UVB 5.0
A parte seca pode ser feito com vários tipos de materiais, só tem de ter atenção quanto ao perigo/risco que pode apresentar
Uma lampada de ceramica ou uma de spot não era nada mau comprado para meter por cima da parte seca, pelo menos pa ser usada no inverno (dependendo da temperatura da zona onde o aquario vai ficar)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”