[Problema] Ajuda com Cobra do Milho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ReHen
Membro Júnior
Registado: quinta out 15, 2009 7:08 pm

terça jan 12, 2010 8:02 pm

Olá,
Estou algo apreensivo com o que se passa com a minha cobra. A situação é a seguinte:

Tive de me deslocar a Portugal neste mês de Dezembro e levei a cobra comigo. Já a tenho desde Outubro e nunca haveria tido problemas de tipo algum.
Acomodei a cobra e tentei fazer com que a sua viagem fosse o menos stressante possível, tanto para ir como para voltar.
Quando cheguei a Portugal, levava os Pinkis (tem uns 30 centímetros logo ainda só come Pinkis) numa coisa própria para não descongelarem mas acontece que quando cheguei, um dos meus cães saltou e bateu-me na mão e o recipiente onde estes estavam caiu, bateu numa pedra e abriu-se fazendo com que os ratos se espalhassem pelo chão. Vi-me num dilema, apanhar os pinkis ou deita-los fora.
Optei por deita-los fora pensando que encontraria alguma loja que os vendesse.. ingenuidade minha talvez.
A cobra ficou assim 1 mês sem comer. No entanto sempre ficou no mesmo habitat (terrario) onde costuma estar com as comodidades que sempre teve (aquecimento apenas de uma lado, agua nova todos os dias, como estrato uso papel de cozinha).
Quando regressei, optei por alimentar-lhe após umas horas de ela estar no terrario para "se livrar do stress da viagem" (viajei com o terrario atrás logo é sempre o mesmo ambiente).
Aqueci um pinky, tentei dar-lhe de maneira habitual, não resultou. Experimentei deixa-lo no meio do terrario com a cobra fora do esconderijo e coberto de escuridão. Mas ela não o comeu (esperei a volta de 20 minutos).
Hoje tentei de novo, fiz exactamente o mesmo mas ela não se interessa simplesmente pelo rato, passa ao lado dele o que a meu ver não seria de esperar uma vez que ela estava habituada a comer de 5 em 5 dias e após tamanho jejum pensei eu que estive-se (e passo a redundância) esfomeada.

A minha pergunta é .. o que fazer ?
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

terça jan 12, 2010 8:57 pm

Pouco percebo de snakes e não tenho experiência, mas pelo que costumo ler e isso, diz aí uma coisa:

Como é que costumas descongelar os pinkies?

Quando lhe davas os pinkies, a cobra costumava ataca-lo logo?

Durante a viagem como manteste as temperaturas dentro do terrário?
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
ReHen
Membro Júnior

terça jan 12, 2010 9:58 pm

Levei a cobra numa coisa "especial" que comprei aqui na loja de animais. Nao foi dentro do terrario.

Como disse, dou os pinkis quentes e descongelo com agua.

A cobra não era muito de atacar, mas ia "atrás" do ratos se eu os movesse.

Espero que o pessoal mais experiente me possa dar umas dicas.
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

terça jan 12, 2010 10:15 pm

ReHen Escreveu:Levei a cobra numa coisa "especial" que comprei aqui na loja de animais. Nao foi dentro do terrario.

Como disse, dou os pinkis quentes e descongelo com agua.

A cobra não era muito de atacar, mas ia "atrás" do ratos se eu os movesse.

Espero que o pessoal mais experiente me possa dar umas dicas.
Deixa ver se percebi bem, alimetas-te a cobra logo no dia em que chegas-te?
<p><strong>
</strong></p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jan 12, 2010 11:01 pm

ReHen Escreveu:Levei a cobra numa coisa "especial" que comprei aqui na loja de animais. Nao foi dentro do terrario.

(...)
Esclarece-me essa coisa especial que compraste na loja de animais...só por curiosidade minha ;)
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta jan 13, 2010 12:06 am

Com tanta viagem eu ainda não percebi se a cobra passou sempre com a mesma temperatura ou não. Uma mudança drástica na temperatura pode ser pior para uma recusa alimentar do que simplesmente «mudar de terrário». Tentar alimentar no dia da viagem também é um «no no». A minha sugestão passa por acomodá-la numa semana num local sossegado e quente (talvez um grau mais quente do que está agora - assente de que terá um gradiente térmico correcto) e tentar daqui a uns dias. Se não funcionar, avaliar se a cobra não tem sinais de doença ou de estar na muda...

Se não resultar, não vale a pena desesperar, há mais soluções.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
ReHen
Membro Júnior

quarta jan 13, 2010 12:39 am

A coisa "especial" (dai estar entre " "), é uma caixinha de plástico k se leva la a cobra.

Para facilitar, ela comeu algures no meio de Dezembro, depois eu fiz a viagem para Portugal, voltei e até agora ainda não voltou a comer.

Psynapse ela durante a viagem nao estava com temperatura regulada, estava à ambiente. Quando cheguei a Portugal é que a meti no terrario dela com o aquecimento ligado (tenho um daqueles tapetes de aquecimento que se colam do lado de fora (na base) do terrário. Depois para voltar voltou a ver da mesma maneira que foi.

Acomoda-la 1 semana não fica demasiado tempo sem comer ? Daqui a uma semana fará 1 mês e 1 semana que não come nada.
jamerico
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

quarta jan 13, 2010 12:59 am

boa noite

eu já tive um problema parecido que foi quando a minha cobra do milho veio k não comia !
mas a concelho da criadora eu pus a cobra dentro de um recipiente com o rato aquecido, e deixava a cobra entrar em contacto com o rato e depois de algum tempo ela acabou por comer o rato.
é normal ela deixar de comer pois andou a mudar muito de ambientes e diferentes temperaturas !
se mesmo assim ela não comer se calhar vais ter de a obrigar a comer !!

experimenta ! e depois diz se resultou ou não !

mas isto é só a minha opinião nada mais !
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jan 13, 2010 1:36 am

jamerico Escreveu:boa noite

eu já tive um problema parecido que foi quando a minha cobra do milho veio k não comia !
mas a concelho da criadora eu pus a cobra dentro de um recipiente com o rato aquecido, e deixava a cobra entrar em contacto com o rato e depois de algum tempo ela acabou por comer o rato.
é normal ela deixar de comer pois andou a mudar muito de ambientes e diferentes temperaturas !
se mesmo assim ela não comer se calhar vais ter de a obrigar a comer !!

experimenta ! e depois diz se resultou ou não !

mas isto é só a minha opinião nada mais !
Ai vai????
Hmmmm...

Realmente...
Se o animal andou a passear de país para país é normal que o stress eja algo elevado, logo não se alimente com a mesma facilidade.
1 mês sem comer numa cobra que era alimentada a cada 5 dias, não é a meu ver nada problemático, desde que não haja perda de peso.

Tenho alguns casos bem mais "gritantes" que 1 mês (mias exactamente 7 meses e 11 meses o mais recente).

Não sou a favor de se forçar a cobra a comer, a não ser que a cobra esteja a perder peso e mesmo assim...

Pese o animal e durante 1 semaninha ou 2 mantenha um registo do peso que o animal tem. Não precisa de a pesar diariamente mas em 10 dias faça algumas pesagens, umas 3, e veja se há alteração do peso significativa.

Outra coisa importante é saber a idade aproximada do animal.
se estamos a falar dum baby recém nascido 1 mês pode ser problemático, se estamos a falar dum animal juvenil/semi-adulto, 1 mês não é nada.

Antes de se aventurarem a fazer "force-feeding", porque há para aí umas personagens que ao fim de 2 falhas no regime alimentar já querem forçar o animal, vejam bem se realmente vale a pena sujeitar o animal a mais stress que advém do forçar a comer.
jamerico
Membro Veterano
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

quarta jan 13, 2010 1:51 am

Ele diz acima que a cobra tem perto de 30 cm !
e já ta a mais de mês e uma semana sem comer !
Eu não disse para ele forçar a cobra a neste momento só afirmei que se ela continua-se sem comer poderia ter que ser obrigado a fazer isso !
Eu também conheço casos de uma cobra que tiveram 8 meses sem comer e esta bem viva e de boa saúde só que não tinham 30 cm .
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 13, 2010 1:59 am

jamerico Escreveu:Ele diz acima que a cobra tem perto de 30 cm !
Eu não disse para ele forçar a cobra a neste momento só afirmei que se ela continua-se sem comer poderia ter que ser obrigado a fazer isso !
Eu também conheço casos de uma cobra que tiveram 8 meses sem comer e esta bem viva e de boa saúde só que não tinham 30 cm .
A cobra que dei ao Nazgul esteve 7 meses sem se alimentar e agora está como está.

Não entendo sinceramente a "necessidade" que têm em ter de forçar os animais a comerem.

Na minha opinião não querem não comem, simples.
A ultima que comeu no domingo esteve 11 meses para comer, mas comeu.
Se perdeu peso? Perdeu e por isso foi acompanhada pelo vet, para não atingir níveis perigosos.
Se tentei de tudo? Sim, inclusivamente empurrar-lhe a comida pela goela, que ela fez o favor de por cá fora assim que a soltei. Valeu-me de alguma coisa? Não.

Assim, ficou à mercê dela, a água e a próbióticos, até que no Domingo passado se lembrou que o jejum já era grandote e comeu.

Para mim uma cobra de 30 cms não me diz nada.
Pode ter 2 anos e ser desse tamanho. Pode ser bem novinha e ser desse tamanho.
Além do mais sou péssimo em tamanhos, sem ver o animal à minha frente.

Se puderes, põe umas fotos para podermos ver o estado do animal.
jamerico
Membro Veterano

quarta jan 13, 2010 2:10 am

jpmf Escreveu:
jamerico Escreveu:Ele diz acima que a cobra tem perto de 30 cm !
A cobra que dei ao Nazgul esteve 7 meses sem se alimentar e agora está como está.

Não entendo sinceramente a "necessidade" que têm em ter de forçar os animais a comerem.

Na minha opinião não querem não comem, simples.
A ultima que comeu no domingo esteve 11 meses para comer, mas comeu.
Se perdeu peso? Perdeu e por isso foi acompanhada pelo vet, para não atingir níveis perigosos.
Se tentei de tudo? Sim, inclusivamente empurrar-lhe a comida pela goela, que ela fez o favor de por cá fora assim que a soltei. Valeu-me de alguma coisa? Não.

Assim, ficou à mercê dela, a água e a próbióticos, até que no Domingo passado se lembrou que o jejum já era grandote e comeu.

Para mim uma cobra de 30 cms não me diz nada.
Pode ter 2 anos e ser desse tamanho. Pode ser bem novinha e ser desse tamanho.
Além do mais sou péssimo em tamanhos, sem ver o animal à minha frente.

Se puderes, põe umas fotos para podermos ver o estado do animal.
segundo http://www.granjaguttatus.com/cuidados.htm

Tamaño y peso de Panterophis guttatus guttatus de diferentes edades.

MEDIDA
1 dia
3/5 gramos
22/27 cm
1 mes
10/14 gramos
35/38 cm
6 meses
30/35 gramos
46/50 cm
1 año
65/70 gramos
70/74 cm
2 años
240/280 gramos
90/110 cm
3 años
350/400 gramos
115/118 cm
Adulto (Talla máxima)
450/520 gramos
120/135 cm

como é lógico isto são valores medios para as guttatas

2 Anos com 30 cm só ser for anã !
Duvido muito que conheças alguma cobra com 30 cm que tenha estado os tais 7 meses sem comer !
Não vou discutir o forçar a comer ou não !
Só afirmei e continuo a afirmar que caso a cobra não coma nos próximos tempos isso pode ter de acontecer !!
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta jan 13, 2010 8:25 am

jamerico:
como é lógico isto são valores medios para as guttatas
Ai sim?? Olha, eu sou um zerinho em cobras, mas do que já li e vi, o crescimento depende de que regularidade lhe dás alimento, se deres de em 2 ou 3 em 3 dias por exemplo e se a cobra aceitar, acelera o metabolismo e a cobra cresce rápidamente, o que não é aconselhável, digo eu, porque ao aumentar o metabolismo e o crescimento rápido vai tirar alguns anos à esperança média de vida da cobra [alguém que me corrija por favor], digo isto, porque existem factores e factores, essa lista é certamente standart. Um caso é um caso. Já vi uma cobra com idade muito superior ao tamanho exactamente pelo grande espaçamento entre as refeições.
E ainda mais...ainda em relação ao metabolismo, as cobras são animais resistentes que aguentam algum tempo sem comer, como o Jota referiu, desde que não perca exponencialmente peso e não esteja debilidada, não acho que seja aconselhável forçar a comer.
Tendo em conta a viagem, o modo como foi transportada a situação parece-me normal devido ao stress, variações de temperatura.

Agora penso que o importante é verificar se existe perda de peso, ver as temperaturas e vá tentado nos dias em que é suposto comer, que ela coma. Ah e atenção à muda, se estiver na muda, deixe fazer o processo e só depois voltar a tentar.

Acho que deveria ter cuidado quando sugere coisas que devem ser tentadas em último caso, ainda mais num espaço público onde qualquer um pode ler e à primeira falha na alimentação lembra-se e "ah e tal o outro diz que a criadora o aconselhou, então vou fazer".

Se disse algo incorrecto agradecia que os entendidos, visto que eu sou um 0 em cobras, me corrijam :roll:
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 13, 2010 9:54 am

Ó jamerico...

Isto de não se ler como deve ser o que as pessoas escrevem, dá nestas coisas.
A cobra do Nazgul, nasceu em minha casa.
Esteve 7 meses sem comer e media muito menos que 30cms. Aliás media aproximadamente 15.
Duvidas?
Se duvidas é problema que é teu e eu vlto a dizer que forçar os animais a comer não é nem de longe nem de perto boa política e não deve ser feito nunca de ânimo leve.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quarta jan 13, 2010 9:58 am

Soltem as codornizes...(peço desculpa mas não resisti :oops: )
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”