Tartaruga corcunda do mississipi

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
xinobi
Registado: domingo jan 03, 2010 3:08 am

domingo jan 24, 2010 1:08 pm

Boas

entao é assim eu adquiri uma turtle desta especie com 9 anos que desde sempre comeu camaroes apenas, ja comprei a raçao em sticks mas ela nao come....nem camaroes, acho que ainda se esteja a habituar, a mudança deu-se ontem...

ela cabe-me na palma da mao, com 9 anos acho que teve um crescimento muito lento devido a so comer camaroes...

a turtle foi-me dada ja que o dono nao a cria e deixou-a ao abandono na casa dos pais que tmb nao se lembravam dela...

estava tudo muito sujo, foi tudo limpo e desinfectado...

contudo ela esta sempre a escavar nas pedrinhas, penso que seja da temperatura baixa e queira hibernar....

ela sempre teve esta condiçoes:
agua com muito pouca altura ate chegar a tapa-la, uma pedra para ter um sitio fora de agua mas com muitos declives e nao me parece que ela vá pa lá, a agua á temperatua ambiente e um aquario com 52cm de comprimento, 26cm de profundidade e 29cm de altura.

agora pergunto.me como posso melhorar a temperatura de modo a estimular o apetite e a que ela pare de escavar ?

posso aumentar a altura da agua para ela nadar? é que assim só anda debaixo de agua...

algo flutuante para por na agua é bom ?para o sitio onde ela se ponha a secar em ves de pedras que pesam bastante...

tmb se deve por uma bomba de agua, para a agua nao ficar parada ?

ela tem calcio na agua, um solido em forma de tartaruga por isso penso ser proprio para a carapaça...

ja li que tmb se deve ter uma lampada uvb...e a quantos centimetros a punha da agua ?

o aquario é fexado mas tem bastante repiraçao e nao cria humidade nas paredes por isso penso estar bom assim...

da.me pena ver a turtle sem comer e sem estar "bem" relativamente a temperatura etc...

e penso que só irá ficar melhor com agua mais quente...

desdeja agradeço a todos os que participarem :D
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

domingo jan 24, 2010 3:53 pm

Ela com essa idade já não deve crescer mais coitadita :x

A temperatura da àgua tem que subir até aos 25º e para isso usa-se um termostato que deverá ser de 1w por litro de água. Ela precisa de uma zona seca para que se possa secar e expor-se à luz que deverá ser UVB. Não precisa de bomba mas sim de um filtro que derá fazer circular 10x a quantidade de água que terá dentro do aqua isto porque as tartarugas sujam muito. Agora quanto à altura da água deverás assisti-la de modo a que ela comece a nadar terá de ter a certeza que ela começa a desembaraçar-se bem senão ela afogar-se-á mesmo. Quanto à alimentação dê uma olhada neste tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74976
Quanto mede a tartaruga? É que elas também precisam de mais água conforme o seu tamanho. Espero ter ajudado :wink:

EDIT: Já agora cuidado com as pedras que tem porque se forem pequenas corre o risco de a tartaruga as engolir.
xinobi

domingo jan 24, 2010 4:05 pm

boas

obrigado

vou fazer isso mesmo....

foi em consequencia desse topico que depois criei este...

vou comprando aos poucos isto que ela precisa e depois posto uma foto do resultado final

:wink:
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

domingo jan 24, 2010 10:27 pm

Allistor Escreveu:Ela com essa idade já não deve crescer mais coitadita :x

A temperatura da àgua tem que subir até aos 25º e para isso usa-se um termostato que deverá ser de 1w por litro de água. Ela precisa de uma zona seca para que se possa secar e expor-se à luz que deverá ser UVB. Não precisa de bomba mas sim de um filtro que derá fazer circular 10x a quantidade de água que terá dentro do aqua isto porque as tartarugas sujam muito. Agora quanto à altura da água deverás assisti-la de modo a que ela comece a nadar terá de ter a certeza que ela começa a desembaraçar-se bem senão ela afogar-se-á mesmo. Quanto à alimentação dê uma olhada neste tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74976
Quanto mede a tartaruga? É que elas também precisam de mais água conforme o seu tamanho. Espero ter ajudado :wink:

EDIT: Já agora cuidado com as pedras que tem porque se forem pequenas corre o risco de a tartaruga as engolir.
elas crescem até morrer, só que fica no seu auge mais tarde em relação as tartarugas que sempre tiveram uma alimentação equilibrada

agora nao se dá comida, mete aquecedor para os 26/27 graus, e daqui a umas 2 semanas começa a dar apenas granulado, a fome acaba por vencer
um filtro potente
um aquario grande
luz uvb 5.0 de radiação
xinobi

segunda jan 25, 2010 12:48 am

o aquario é pequeno pra ela ?

ela tem 10 cm de carapaça...

só me falta o filtro e a lampada :wink:

a temperatura ja esta regulada, agr ja nao escava :)

a lampada ao meio ou nos lados ?

o aquecedor ta ao meio mas aquece uniforme mente a agua, com o filtro melhor ficará....
Última edição por xinobi em segunda jan 25, 2010 12:52 am, editado 1 vez no total.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda jan 25, 2010 12:52 am

xinobi Escreveu:o aquario é pequeno pra ela ?

ela tem 10 cm de carapaça...

só me falta o filtro e a lampada :wink:

a temperatura ja esta regulada, agr ja nao escava :)
É melhor tirar o areão do fundo...facilita a limpeza e se tiver um tamanho que faça com que ela o consiga engolir pode ser perigoso :wink:
xinobi

segunda jan 25, 2010 12:55 am

Boas ela desde sempre teve estas pedritas, ja tem 9 anos...acho que nao os vais comer agora...

á alguma soluçao em vez de pedras ?é que ela esta habituada...
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda jan 25, 2010 12:56 am

Acho que se não puser nada ela não vai estranhar :wink:
xinobi

segunda jan 25, 2010 12:59 am

ja agora ela tem uma lampada tubular onde o aquario se abre e fexa...ela luz mantem.se com a uvb ou é substituida e fika só a uvb ?
Mortinho
Membro Veterano

segunda jan 25, 2010 1:26 am

a lampada de uvb tem de estar no maximo a 30 cm da zona seca
nao pode ter nenhum vidro ou platico entre a lampada e o animal
existem lampadas tobulares e compactas
a tartaruga com uma boa alimentação, muita agua e aquecimento num ano cresce uns 10 cm ou mais
xinobi

segunda jan 25, 2010 1:33 am

ja estive a ver xD

posso meter uma tubular no lugar desta aqui fluorescente ?

tenho de tirar o vidro e plastico que cobre essa tubular...

o aquario agr faz vapor/humidade...a questao é a tubular aquece muito ?

a lampada recebendo humidade nao funde ?
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

segunda jan 25, 2010 5:47 am

A minha tobular de 90 cm não aquece muito nem tive problemas com ela até agora. Já me tinham alertado na loja de que a humidade afectaria as conecções por causa da humidade. É que a minha água evapora cerca de 2 cm por semana isto num aquario de 120l mas com apenas uns 80l lá dentro. Também a minha experiência é relativamente curta mas de qualquer forma ainda não vi ninguém a queixar-se disso. Agora o tempo o dirá.

Mortinho obrigado, aprendemos coisas novas todos os dias aqui :)
Uma das minhas que comprei à um mês e meio já mede 5 cm de carapaça. Elas crescem a olhos vistos. Já não têm nada haver com o tamanho das que vejo nas lojas à venda :lol: também como são comilonas a comida tem que ir para algum lado :lol:
Mortinho
Membro Veterano

segunda jan 25, 2010 10:52 am

off topic;: uma das nelsonis que estiveram presentes na avisan tinha apenas um ano de idade
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”