Psynapse Escreveu:IMO, a questão prende-se mais com o tipo de dentiçao possuida, tamanho da mesma/crânio, comportamento passivo-agressivo ou simplesmente defensivo e o principal, o tipo de bactérias que polulam na região oral de cada cobra, para além dos factores da própria pessoa mordida, como questões patológicas de cicatrização, estado geral, alergias, etc. Duas feridas não são iguais por serem da mesma cobra.
Portanto, fotos de mordeduras de cobras, sempre foram e para mim continuam a ser, uma simples comparação de «feridas de guerra», com muito pouco de objectividade e com um carácter simplesmente exemplificativo.
Claro que sim, mas também o resultado de um atropelamento com um carro igual pode ser completamente diferente, o que não quer dizer que não se possa estabelecer níveis de perigosidade.
Eu estava aqui a ver se encontrava umas fotos que vi à pouco tempo, resultado do ataque de uma espécie de grande porte. Digamos que os braços e mãos foram todos estraçalhados, com um número consideravel de pontos... Por outro lado podia mostrar uma foto de um ataque de uma cobra da mesma espécie, com cerca de 5m, que resultou nuns pequenos cortes (muito sangue mas com feridas muito pouco significativas)
Dito isto a verdade é que não obstante o resultado de um ataque poder ser variavel o potencial de risco ou dano é bem diferente de espécie para espécie.