Bredli - um metabolismo à parte

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda fev 22, 2010 11:22 pm

Querendo confirmar os relatos do Jorge sobre o metabolismo destas meninas, hoje, passados apenas 2 dias após ter chegado a casa e ter ingerido uma presa de 10g (cfr. foto 1, que correspondeu grosso modo a cerca de 28% do seu peso), tomei a liberdade de a analisar:

- primeiro dentro do seu terrário, verificando que não apresentava já qualquer indicio físico de ter ingerido uma presa ( aliás de porte consideravel), tal como confirmam as fotos que se juntam (cfr fotos 2 e 3);

- No interior do terrário encontrei (e removi) dejectos sólidos;

- Numa segunda linda e já na mão, apresentou-se atenta, alerta, e perfeitamente calma, sem sinal de agitação ou agressividade, tendo acusado na balança o peso de 41g, face aos 35g que acusou no dia da chegada.

- Tendo por base os dados anteriores resulta que, para uma presa de peso significativo, houve, no espaço de 2 dias, e após ter defecado, um ganho corporal de 6g, que corresponde a 60% da presa ingerida.

Devo confessar que estou surpreendido com tamanha eficácia...

Fotos:

Foto n.º 1
Imagem

Foto n.º 2
Imagem

Foton.º3
Imagem
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda fev 22, 2010 11:54 pm

Thor só te esqueceste duma cena.
As fezes podem ser provenientes duma alimentação anterior.

No entanto e apesar de serem de complexos diferentes tenho a dizer-te que o meu Jag faz exactamente o mesmo. Ao fim de praticamente 2 dias, já não se nota nada e está como está.

Posso pesá-lo amanhã, para ver o peso e o tamanho aproximado da presa que comeu (variação de 2 ou 3gr).
Thorgarth
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 12:12 am

jpmf Escreveu:Thor só te esqueceste duma cena.

Como é óbvio eu pesei esse facto, no entanto todas as evidências, tendo em conta o metabolismo delas, apontam para as fezes sejam de facto desta alimentação. A ver:

a) A digestão completa da presa ingerida no sábado, não sendo possivel observar qualquer volume "extra" no exemplar.

b) ela apresenta um peso relativamente baixo para a especie face à idade que tem, o que leva a crer que a alimentação não tem sido muito abundante;

c) como consequência da alínea anterior, e tendo em conta que de facto o metabolismo delas é elevado, a que se junta o facto de, ela ter sido enviada, na primeira parte do precurso, por serviço de transporte, não crendo eu que o criador tivesse-lhe dado qualquer presa nos 5 ou 6 dias anteriores,

creio que terá chegado a minha casa completamente em vazio (ou seja, tendo já defecado o resultado da sua última refeição.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 23, 2010 12:28 am

Thorgarth Escreveu:
jpmf Escreveu:Thor só te esqueceste duma cena.

Como é óbvio eu pesei esse facto, no entanto todas as evidências, tendo em conta o metabolismo delas, apontam para as fezes sejam de facto desta alimentação. A ver:

a) A digestão completa da presa ingerida no sábado, não sendo possivel observar qualquer volume "extra" no exemplar.

b) ela apresenta um peso relativamente baixo para a especie face à idade que tem, o que leva a crer que a alimentação não tem sido muito abundante;

c) como consequência da alínea anterior, e tendo em conta que de facto o metabolismo delas é elevado, a que se junta o facto de, ela ter sido enviada, na primeira parte do precurso, por serviço de transporte, não crendo eu que o criador tivesse-lhe dado qualquer presa nos 5 ou 6 dias anteriores,

creio que terá chegado a minha casa completamente em vazio (ou seja, tendo já defecado o resultado da sua última refeição.
Também não podes pensar que por ter deitado fora a absorção do alimento é total ao fim de 2 dias. O que sai na outra ponta são "restos" não aproveitáveis da digestão.
Não podes fazer essa comparação asism, muito menos ao fim de uma alimentação já que tu mesmo disseste que além da presa ser muito superior ao que deverias ter dado, foi a 1ª.
queres fazer uma comparação e um estudo mais coerente?
Alimenta-a em intervalos regulares, com presas basicamente do mesmo peso. Pesa-a entre refeições, rejeita o valor mais alto e o mais beixo e faz uma média dos outros.
Aí terás realmente uma ideia.

como já te disse o meu Jag comporta-se exactamente a mesma maneira. Ao fim de 48horas de ter sido alimentado, já não há nada dentro dele (so it seems).
Thorgarth
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 12:45 am

jpmf Escreveu: Também não podes pensar que por ter deitado fora a absorção do alimento é total ao fim de 2 dias. O que sai na outra ponta são "restos" não aproveitáveis da digestão.
Não podes fazer essa comparação asism, muito menos ao fim de uma alimentação já que tu mesmo disseste que além da presa ser muito superior ao que deverias ter dado, foi a 1ª.
queres fazer uma comparação e um estudo mais coerente?
Alimenta-a em intervalos regulares, com presas basicamente do mesmo peso. Pesa-a entre refeições, rejeita o valor mais alto e o mais beixo e faz uma média dos outros.
Aí terás realmente uma ideia.
Em momento algum disse que a presa foi "(...) muito superior ao que(...)" deveria ter dado, o que até pelo exemplo em questão manifestamente não o foi, tendo em conta o resultado passados 2 dias apenas.
O que disse foi que a presa era de facto uma presa de porte consideravel... em qualquer caso volto a frisar que se trata de um pythonideo!!!

Por outro lado acho que não deves ter lido o inicio do meu primeiro post.
"Isto" não pretende ser um estudo exaustivo, apenas um relato e confirmação ( afirmação minha) dos dados que me tinham sido relatados por um outro keeper que mantem Bredlis, à um periodo significativamente maior que o meu (o que não seria dificil), e que por acaso são da mesma posta que a minha Melissa.

EM qualquer caso, e citando uma frase de um posta anterior "(...)resulta que, para uma presa de peso significativo, houve, no espaço de 2 dias, e após ter defecado, um ganho corporal de 6g, que corresponde a 60% da presa ingerida."

Irei estar atento no sentido de verificar se ela irá defecar novamente nos próximos dias, ou se pelo contrario, se confirma o ganho corporal face ao peso verificado antes da ingestão da presa.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 23, 2010 9:40 am

Alex antes de mais que fique claro que não estou a comprar bulha nenhuma contigo, estou só a tentar esclarecer algo que a meu ver está um pouco dubio.

Mas se normalmente se diz que as presas de pythonideos não devem exceder os 10-15% do peso do animal e tu deste uma de 28%, é claramente muito superior ao normal ou não é?
Thorgarth Escreveu:(...)uma presa de 10g (cfr. foto 1, que correspondeu grosso modo a cerca de 28% do seu peso) (...)
Tal como te disse é uma "análise atípica" da tua parte.
Foi o que eu te tentei explicar e pelos vistos não fui bem sucedido.

Teria alguma coerência essa afirmação ter sido feita com uma presa considerada "normal" dentro dos parâmetros que são considerados "normais" para o tamanho das presas, ou seja 10 a 15% do peso do animal.
Mas isto é o meu ponto de vista, atenção (e vale aquilo que vale).
Thorgarth
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 11:34 am

jpmf Escreveu:Alex antes de mais que fique claro que não estou a comprar bulha nenhuma contigo, estou só a tentar esclarecer algo que a meu ver está um pouco dubio.

Mas se normalmente se diz que as presas de pythonideos não devem exceder os 10-15% do peso do animal e tu deste uma de 28%, é claramente muito superior ao normal ou não é?
Thorgarth Escreveu:(...)uma presa de 10g (cfr. foto 1, que correspondeu grosso modo a cerca de 28% do seu peso) (...)
Tal como te disse é uma "análise atípica" da tua parte.
Foi o que eu te tentei explicar e pelos vistos não fui bem sucedido.

Teria alguma coerência essa afirmação ter sido feita com uma presa considerada "normal" dentro dos parâmetros que são considerados "normais" para o tamanho das presas, ou seja 10 a 15% do peso do animal.
Mas isto é o meu ponto de vista, atenção (e vale aquilo que vale).
Não se trata de briga alguma, aliás seria interessante uma discussão sobre presas e a sua dimensão, analisadas â luz de vários factores.

Pegando na primeira afirmação a bold, não posso de todo concordar com ela. Em primeiro lugar 10% a 12%, e por vezes 15% em alguns casos, pode ser o peso indicado para colubrideos, devendo atender-se a vários factores, incluíndo as preferências das espécies, e um conjunto de factores internos e externos, do qual saliento a condição fisica do exemplar, a sua idade, a época do ano em questão, a periodicidade da alimentação, a temperatura do terrário nomeadamente a presença ou não de basking spots, etc...

No caso do pythonideos a variação pode ser MUITO maior. 12 a 15% é uma percentagem normal para algumas espécies euqnto os 15% a 20% para outras é perfeitamente usual.

Por outro lado tens espécies em que é natural, repito, perfeitamente natural, a ingestão pontual de presas de porte algo superior, chegando a atingir percentagens na casa dos +50%. Esta situação verifica-se principalemente no meio natural já que em cativeiro a opção, regra geral, é diminuir o peso e aumentar a periodicidade, O que não quer dizer que elas não tenham a capacida para tal e estejam adaptadas para o efeito. Mesmo em cativeiro tens algumas espécies que habitualmente se alimentam com presas de percentagem superior "ao normal", por vezes BEM superior...

No caso em questão, tendo em conta o background/set up natural da espécie, não é de estranhar de facto ter o metabolismo mais acelerado que outras espécies do género em questão.

Em qualquer caso 28% é deve ser considerado uma presa de volume, o que a meu ver, e ao contrario do que dizes, apenas reforça o que relatei.
Com esta dimensão relativa uma outra espécie de metabolismo mais lento demoraria mais, ou bastante mais, a digerir. Não foi o caso, e esse é o ponto que quiz salientar, confirmando os relatos que me tinham sido feitos.

Como disse, vou continuar atento à sua evolução, vou variando na dimensão da presa, como aliás faço com todas as minhas meninas, e vou seguindo também a evolução de outras bredlis, que me parece importante para uma análise mais consubstanciada.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 23, 2010 11:42 am

Thor, então no próximo fim de semana quando for alimentar o meu Jag, eu peso-o antes, peso a presa e 2 dias depois volto a pesar, uma vez que aquilo que referenciaste se passa na mesma com o meu Jag, embora tenho uns mesitos de avanço (creio que 1 ano) em relação à tua Bredli.
Thorgarth
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 1:08 pm

jpmf Escreveu:Thor, então no próximo fim de semana quando for alimentar o meu Jag, eu peso-o antes, peso a presa e 2 dias depois volto a pesar, uma vez que aquilo que referenciaste se passa na mesma com o meu Jag, embora tenho uns mesitos de avanço (creio que 1 ano) em relação à tua Bredli.
Estás a falar em relação ao teu Jag algum exemplar que tenha mistura de sangue Bredli?

Passados dois dias tira fotos ao exemplar, em qualquer caso pesa DEPOIS de defecar, obviamente... se passados 2 dias ele não tiver defecado obviamente o resultado está comprometido.

MAS a questão aqui não é, para mim, do género a minha é mais rápida que a tua, que pessoalmente não é propriamente a minha onda. Estava APENAS a constantar um FACTO que me tinha sido relatado, tendo em conta que na minha modesta opinião não tenho paralelo em termos de metabolismo semelhante lá em casa, nem em outras que conheço.

Se o teu Jag o faz, é mais um dado interessante na análise dos metabolismos das morelias, nada mais nada menos. Aqui não se ganham bicicletas.... :D
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 23, 2010 1:24 pm

Thorgarth Escreveu:
jpmf Escreveu:Thor, então no próximo fim de semana quando for alimentar o meu Jag, eu peso-o antes, peso a presa e 2 dias depois volto a pesar, uma vez que aquilo que referenciaste se passa na mesma com o meu Jag, embora tenho uns mesitos de avanço (creio que 1 ano) em relação à tua Bredli.
Estás a falar em relação ao teu Jag algum exemplar que tenha mistura de sangue Bredli?

Passados dois dias tira fotos ao exemplar, em qualquer caso pesa DEPOIS de defecar, obviamente... se passados 2 dias ele não tiver defecado obviamente o resultado está comprometido.

MAS a questão aqui não é, para mim, do género a minha é mais rápida que a tua, que pessoalmente não é propriamente a minha onda. Estava APENAS a constantar um FACTO que me tinha sido relatado, tendo em conta que na minha modesta opinião não tenho paralelo em termos de metabolismo semelhante lá em casa, nem em outras que conheço.

Se o teu Jag o faz, é mais um dado interessante na análise dos metabolismos das morelias, nada mais nada menos. Aqui não se ganham bicicletas.... :D
Nem andamos aqui à disputa a ver qual das cobras faz a digestão mais rápida.

É tudo pelo bem do hobby.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”