piton regius

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

nferreira
Membro
Registado: terça out 16, 2007 9:15 am

quarta dez 30, 2009 12:09 am

Embora já tenha lido diversos "care-sheets", gostava que alguem (de preferência proprietário e não um teórico) me elucidasse relativamente às seguintes questões:

- Na zona quente do terrário e de dia (com lampadas acesas) qual a temperatura máxima a colocar no termostato? 30º?

- Aquela "regra" de dar 10 a 14º% do peso do animal em alimento é confiável?

- É preferivel alimeentá-la após o apagar das luzes no proprio terrário (por ex num pires que não deixe o rato cair para o substrato) ou tirá-la ainda com luz e alimentá-la numa caixa para o efeito?

- Existe algum problema com a profundidade do bebedouro/banheira?

- à semelhança das doenças das "Boas" que podem ser transmitidas às pitons, as doenças das californianas, corais e milho podem passar-se?

Alimento em pequenas? Mus ou ratz?

Cumprimentos
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 30, 2009 12:37 pm

nferreira Escreveu:Embora já tenha lido diversos "care-sheets", gostava que alguem (de preferência proprietário e não um teórico) me elucidasse relativamente às seguintes questões:

- Na zona quente do terrário e de dia (com lampadas acesas) qual a temperatura máxima a colocar no termostato? 30º? - pode ir até aos 32º sem qualquer problema.

- Aquela "regra" de dar 10 a 14º% do peso do animal em alimento é confiável? - sim é.

- É preferivel alimeentá-la após o apagar das luzes no proprio terrário (por ex num pires que não deixe o rato cair para o substrato) ou tirá-la ainda com luz e alimentá-la numa caixa para o efeito? - É perfeitamente indiferente. A minha, ou melhor, as minhas, tanto comem de dia como de noite, e estando o rato com o pêlo seco, e sendo ela adulta, não há perigo por aí além de ir um ou outro bocadinho de substrato. Em bebés, mais vale colocar um pedaço de papel de cozinha por cima do substrato e colocar lá o rato.

- Existe algum problema com a profundidade do bebedouro/banheira? - Não

- à semelhança das doenças das "Boas" que podem ser transmitidas às pitons, as doenças das californianas, corais e milho podem passar-se? - Não sei, isso é melhor perguntar a um vet, também dependo do que é que se está a falar. Se for ácaros por exemplo, é indiferente a espécie.

Alimento em pequenas? Mus ou ratz? - eu comecei com mus e passei rapidamente para ratz, mas isso tudo depende da disponibilidade no mercado e da preferência do dono.

Cumprimentos
respondido
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta dez 30, 2009 1:24 pm

Que lâmpadas acesas? As de cerâmica? No spot vou até aos 33º

Quanto à percentagem, dou de 15 a 20%, vou alternando. (até parar de comer há 1 mês).

Só alimento durante a noite. Durante o dia so sai da toca se tiver com muita fome. Como não é muito boa para comer, alimento-a apenas no escuro com uma pinça.

Uso uma piscina XXL no meu Rack, porque uso cabo e lâmpada e aquilo tira a humidade toda, para além das borrifadelas.

Que doenças estamos a falar? Há sempre bactérias que polulam em ambas as espécies, especialmente animais vindos de fora. Se a ideia era misturar espécies, é muito má.

Em pequena a minha só comia através de assist feeding, pelo que só comia mus. Depois comecei a introduzir ratz alternando com mus de forma a aumentar o peso, sempre com pesos apropriados.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
nferreira
Membro

quarta dez 30, 2009 2:01 pm

Ok.. Mais ou menos já estou esclarecido quanto à temperatura na zona mais quente, bem como quanto à alimentação...

A história das doenças, tem a ver com um artigo que li algures em que as "boas" têm uma doença (para elas normal) e que se se passar para uma piton é morte certa. (Pelo menos foi o que na altura entendi da tradução)

Daí a minha dúvida, porque embora possua outras especies (todas isoladas e a solo) há sempre a hipoteses de contágio via aerea (mesma divisão) ou através do uso dos mesmos instrumentos (colheres par recolha de fezes, pinças para manuseio dos alimentos, esfregoes para bebedouros etc.)

Existe algum problema se tentar logo começar a dar ratz (apropriado para o tamanho - pinkies)?

A dúvida quanto à "piscina" tem a ver com o facto de ter lido também noutra lingua, qualquer coisa sobre estes animais serem um pouco "atrapalhados" dentro de agua e por tal só debvermos ter uma altura em que a "bicha" facilmente levante a cabeça e não se afogue.

Estranhei porque as outras especies que tenho, para alêm de até ficarem longos periodos dentro de agua, também submergem a cabeça, durante algum tempo, vindo a cima calmamente para respirar.

De qualquer modo, agradeço o cuidado dado pelos users que me responderam, desejando desde já um optimo 2010 aos mesmos, bem como a todos os leitores do presente forum.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta dez 30, 2009 3:54 pm

nferreira Escreveu:Ok.. Mais ou menos já estou esclarecido quanto à temperatura na zona mais quente, bem como quanto à alimentação...

A história das doenças, tem a ver com um artigo que li algures em que as "boas" têm uma doença (para elas normal) e que se se passar para uma piton é morte certa. (Pelo menos foi o que na altura entendi da tradução)

Daí a minha dúvida, porque embora possua outras especies (todas isoladas e a solo) há sempre a hipoteses de contágio via aerea (mesma divisão) ou através do uso dos mesmos instrumentos (colheres par recolha de fezes, pinças para manuseio dos alimentos, esfregoes para bebedouros etc.)

Existe algum problema se tentar logo começar a dar ratz (apropriado para o tamanho - pinkies)?

A dúvida quanto à "piscina" tem a ver com o facto de ter lido também noutra lingua, qualquer coisa sobre estes animais serem um pouco "atrapalhados" dentro de agua e por tal só debvermos ter uma altura em que a "bicha" facilmente levante a cabeça e não se afogue.

Estranhei porque as outras especies que tenho, para alêm de até ficarem longos periodos dentro de agua, também submergem a cabeça, durante algum tempo, vindo a cima calmamente para respirar.

De qualquer modo, agradeço o cuidado dado pelos users que me responderam, desejando desde já um optimo 2010 aos mesmos, bem como a todos os leitores do presente forum.
Em relação à doença que presumo te estejas a referir deverá ser a IBD (Iinclusion Body Diseased), e é fatal em qualquer das espécie... O que te poderás estar a referir é que no caso das regius a progressão é bem mais acentuada.

Faz uma pesquisa no google., mas deixo aqui um pequeno link http://www.boa-constrictors.com/com/Haltung/IBDEng.htm .

O IBD aliás afecta também outras espécies que não só boas ou pythons...

Em relação a dares ratz quanto mais depressa fizeres a transição para ratz melhor, já que mutias se fixam num só tipo de presa, e em alguns casa nunca aceitam outros, especialmente ratz. A minha foge de ratz a bem dizer... embora esteja já um pouco melhor (por vezes chega mesmo a examina-las de perto :twisted: ).
nferreira
Membro

sexta jan 01, 2010 2:12 pm

Bem, à partida já encontrei a "pequena".
É gorda, cabeçuda, alimenta-se de "mortos" (credo) e está a preparar uma muda...
Falta confirmar a documentação, e a seguir ir buscá-la...
Estou contente!
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta jan 06, 2010 12:53 am

nferreira Escreveu:Bem, à partida já encontrei a "pequena".
É gorda, cabeçuda, alimenta-se de "mortos" (credo) e está a preparar uma muda...
Falta confirmar a documentação, e a seguir ir buscá-la...
Estou contente!
Já temos rapariga?...
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
nferreira
Membro

quinta jan 07, 2010 8:37 pm

Já temos rapariga?...[/quote]

Ainda não... O Cites estava errado....
Foi corrigido e estou à espera de resposta do ICNB para saber se agora já está válido...(em vez de 1 era I e noutra parte em vez de 1 era /)
Vamos a ver
nferreira
Membro

sábado jan 16, 2010 6:22 pm

nferreira Escreveu:Já temos rapariga?...

Bem... a rapariga já cá mora...
Já foi alimentada por 2 vezes, sempre problemas (Uma fera)
Tem cerca de 50 cm mas só pesa 118gr.. Está magra
O Cites é válido e ela veio do Gana
É dócil mas envergonhada.
Para a semana vai ao vet para colocar o chip e depois vai ser legalizada..
Vou dando noticias
nferreira
Membro

segunda fev 15, 2010 10:55 am

Bem, e as noticias são as seguintes:

1- Chip só para o Verão, pois ainda é muito pequena;
2- Foi desparasitada (foi um filme de terror fazê-la abrir a boca)
3- Esta semana dei a primeira RAtz (1º pêlo - Morto). Após cheirar muito, e virar a cabeça para o lado quando deixei cair... PIMBA - agarrou-se a ele e acabou por comer..
4- Está a ganhar peso a olhos vistos
nferreira
Membro

terça fev 23, 2010 1:36 pm

Olá a todos..
Mais novidades:

- Este domingo rejeitou o ratz. Até virava a cabeça e fugia dele.

Curiosidade:
- Ao contrário do anterior (que era branco) este era escuro! Segundo pesquisei, estas raparigas por vezes são Xenofobas... Não pensei que tivessem visão a cores..

Solução:
- Passadas duas horas, dei-lhe um ratz branco e já comeu.

Destino do ratz preto:
Embora com dificuldade (devido ao tamanho) a minha californiana despachou-o.

Como alguêm dizia: Na natureza nada se perde.... tudo se transforma
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça fev 23, 2010 1:50 pm

nferreira Escreveu:Olá a todos..
Mais novidades:

- Este domingo rejeitou o ratz. Até virava a cabeça e fugia dele.

Curiosidade:
- Ao contrário do anterior (que era branco) este era escuro! Segundo pesquisei, estas raparigas por vezes são Xenofobas... Não pensei que tivessem visão a cores..

Solução:
- Passadas duas horas, dei-lhe um ratz branco e já comeu.

Destino do ratz preto:
Embora com dificuldade (devido ao tamanho) a minha californiana despachou-o.

Como alguêm dizia: Na natureza nada se perde.... tudo se transforma
Estranhamente reparei tambem que uma das minhas só comia ratos gerbos escuros;)
nferreira
Membro

terça fev 23, 2010 1:56 pm

Estranhamente reparei tambem que uma das minhas só comia ratos gerbos escuros;)[/quote]

Como é que são os gerbos, onde compras e preços? Tem vantagens em relação às ratz?
Obrigado
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça fev 23, 2010 6:34 pm

nferreira Escreveu:Estranhamente reparei tambem que uma das minhas só comia ratos gerbos escuros;)
Como é que são os gerbos, onde compras e preços? Tem vantagens em relação às ratz?
Obrigado[/quote]

Eu nao compro...eu crio gerbos em grande quantidade...por isso é que é o roedor com que mais frequentemente alimento as cobras
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

quinta fev 25, 2010 11:23 am

Boas malta

Vejo que a busca das Regius esta a crescer a olhos vistos!!

A minha esteve mais de 1 mes sem comer, durante esse periodo cada 2 ou 3 dias tentava com ratz descongeladas...por isso foram algumas mortas para nada...but life goes on!

Como o meu cunhado tem 2 hamster russos...lembrei-me:
E se coloco um hamster russo so para ver a reacção da Regius??
:o :o Nem teve tempo de explorar o terrario o pobre Hamster! :o :o
Atacou-o de imediato!!

Depois disso estou a alimentar com presas vivas mas tem sido MUS (5 no total e uma das vezes comeu 2 seguidos por serem small), ando a varios dias a tentar com ratz vivas mas ela nao esta virada para esses lados...e tenho 3 ratz a crescer que dentro de nada acabam por ser demasiado grandes para a minha Regius!

Aos novos proprietarios de Regius, muita paciencia porque elas para comer...por vezes é um sacrilegio!

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”