Thorgarth, a agressividade que diz está a imaginar. Simplesmente não tenho nenhuma razão para ser simpático consigo. Estou apenas a ser neutro. Se quisesse ser agressivo tinha comentado o que escreveu sobre UV e plantas. Pode parar de fazer juízos pessoais e publicá-los aqui? Isso é que é ser agressivo! O mundo não gira ao seu redor e tal como o membro percebeu, as minhas mensagens foram para o ajudar. Acredite que eu não me dava ao trabalho de dar aquela informação a pensar em si.
Mortinho. A maior parte das plantas que vejo aqui em terrários, se não em todos, fora as que foram plantadas recentemente, não estão em boas condições. Para uma pessoa que percebe algo dessas coisas, basta olhar e ver as proporções das plantas, para ver que têm pouca luz e/ou com pouca qualidade, na proporção de cores da luz dada. A maior parte estão estioladas, com poucas folhas, etc...
Sem querer abrir nenhuma discussão sobre o assunto. O que pensava se eu lhe dissesse que alimentava um lagarto só com larvas da cera e que estava óptimo, cresceu e até se reproduziu, por isso essa alimentação era óptima e não precisava de mais mariquices?
Eu compreendo quem não queira ter o trabalho e vá comprando e mudando as plantas à medida que ficam feias ou morrem. Até há quem as deixe em vaso e tudo. Não tem mal nenhum. Mas uma luz de qualidade não é só um desses tubos.
Então mostre-me as suas plantas iluminadas com esse tubo e sem luz suplementar (já que se recebem luz de uma janela podem ter mais luz de qualidade), se ainda tiver, que eu exemplifico.
ah, esqueci-me de dizer que também conheço pessoas que tentaram fazer crescer orquídeas/plantas só com essa 2.0 e que rapidamente chegaram à conclusão que não era o melhor. Como tem muito azul, as plantas ficam atarracadas, demasiado compactas (há quem goste disso e até é usado em algumas alturas).