Um pequeno update

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

domingo fev 28, 2010 4:45 pm

Para quem não se lembra (ou não viu) o terrário do meu dragão de água por volta de setembro de 2009 era assim:

Imagem

entretanto deixei de utilizar a cortiça que me começou a dar alguns problemas e pus um papel autocolante no vidro só para eliminar os reflexos enquanto não compro fibra de côco (que não encontro nas lojas) para utilizar como background.
As plantas cresceram. especialmente as duas Pothos. E colocei mais uns troncos.
Substituí tambem o topo do terrário. retirei o vidro e a grelha que servia como entrada de ar e coloquei uma placa de madeira. Desta forma consigo manter temperaturas mais altas no inverno sem ter que fazer tanto uso das lampadas de aquecimento (o que sempre é bom para mim).

e com essas diversas alterações, o terrário ficou assim:

Imagem

Imagem

Aquele emaranhado de pothos é um dos seus locais favoritos:
Imagem

e tenho também um video. nada de interessante, mas serve para mostrar os cantos á casa:
http://www.youtube.com/watch?v=z8ougmEjsfE

e quanto ao habitante, posso dizer que tem crescido consideravelmente. Principalmente em volume. este mês nao o pesei, mas no final de janeiro tinha 56 cm (mais ou menos. é dificl medir) e sensivelmente 205 gramas.
quanto á idade certa não sei, mas deve faltar pouco para fazer um ano e meio pois pouco a pouco vão-se dando sinais de estar a chegar á puberdade :D
O Vermelho da zona do pescoço começou a ficar mais carregado, os seus picos começaram a crescer e ganhou uma acentuada linha negra a percorrer desde os olhos á parte de trás da cabeça.

Imagem

Imagem

Nos primeiros dias deste mês, como ele tem ganho um volume consideravel, achei que estava na hora de lhe introduzir na dieta um ocasional pinkie. Quando lhe dei o primeiro, só tive tempo de me virar para o lado durante um segundo que quando voltei a olhar para o terrário...o more pinkie. 8)
Hoje vou-lhe dar o segundo, e vou começar a dar-lhe um pinkie por mês, ja que deve ser mais nutritivo que grilos e tenébrio e acho que será um bom suplemento. Já agora gostaria de ouvir opiniões acerca disto. tou a fazer bem ou devo esperar mais um bocado até lhe introduzir ratos na alimentação? O bicho parece gostar, e em duas acentadas consegue engolir bem um rato sem pelo portanto.. nao sei. penso que estou a fazer bem.

E sendo assim por agora é tudo. Quando aqui o/a pequeno/a estiver já com as caracteristicas fisicas de um Dragão de Agua adulto eu volto a actualizar.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo fev 28, 2010 5:33 pm

Não me canso de dizer isto... Sejam bem vindos os terrários naturalistas ao nosso hobby. A faze seguinte é a introdução e criação de um micro-habitat com um terrário bio-activo!!! :twisted:

Está bem porreiro. Desde que os parâmetros estejam garantidos este tipo de terrário é para mim uma mais valia, quer para o animal quer para quem dele desfruta. Parabéns.
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

domingo fev 28, 2010 6:21 pm

Thorgarth Escreveu:Não me canso de dizer isto... Sejam bem vindos os terrários naturalistas ao nosso hobby. A faze seguinte é a introdução e criação de um micro-habitat com um terrário bio-activo!!! :twisted:

Está bem porreiro. Desde que os parâmetros estejam garantidos este tipo de terrário é para mim uma mais valia, quer para o animal quer para quem dele desfruta. Parabéns.

concordo plenamente
nao admira ele gostar desse emaranhado, pois e o seu habitat natural
contin ua o bom trabalho
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo fev 28, 2010 7:01 pm

Na altura achei, e continuo a achar, que a escolha de flora não é a mais acertada. Essas plantas oferecem pouca sustentabilidade, têm caules que são quebrados facilmente e podem ( e devem) ser substituídas por plantas mais arbustivas. Uma coisa é usar pothos para dendros e animais pequenos, outra é usar em lagartos como os DA. Não é que faça mal, mas há coisas muito mais apropriadas.

Como substituiu a grelha por madeira, não existe o risco de não haver a circulação de ar desejada? (não sei, não conheço o resto do set up em ventilação).
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
thaurer
Membro

domingo fev 28, 2010 7:22 pm

Psynapse Escreveu:Na altura achei, e continuo a achar, que a escolha de flora não é a mais acertada. Essas plantas oferecem pouca sustentabilidade, têm caules que são quebrados facilmente e podem ( e devem) ser substituídas por plantas mais arbustivas. Uma coisa é usar pothos para dendros e animais pequenos, outra é usar em lagartos como os DA. Não é que faça mal, mas há coisas muito mais apropriadas.

Como substituiu a grelha por madeira, não existe o risco de não haver a circulação de ar desejada? (não sei, não conheço o resto do set up em ventilação).

quanto ás pothos, existem ali caulas que o dragão usa para subir e pelo menos até hoje não tive problemas. de qualquer das formas as plantas tem crescido bem e tem fixado raizes suficientemente duras para dar sustentabilididade. Pelo menos para já, nao noto problema nenhum.

quanto á ventilação, as portas do terrário tem um espaçamento largo suficiente para entrar e sair ár, quer entre elas quer nas dobradiças, mas apertado o suficiente para que o animal não tenha hipotese de sair. mas claro, tenho tido em atenção o possivel surgimento de fungos, mesmo nos troncos que estão em contacto com o substrato, e não tive ainda problemas. mas sim, agora que falas vou tomar ainda mais atenção a isso. :wink:
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo fev 28, 2010 7:38 pm

thaurer Escreveu:
quanto ás pothos, existem ali caulas que o dragão usa para subir e pelo menos até hoje não tive problemas. de qualquer das formas as plantas tem crescido bem e tem fixado raizes suficientemente duras para dar sustentabilididade. Pelo menos para já, nao noto problema nenhum.

quanto á ventilação, as portas do terrário tem um espaçamento largo suficiente para entrar e sair ár, quer entre elas quer nas dobradiças, mas apertado o suficiente para que o animal não tenha hipotese de sair. mas claro, tenho tido em atenção o possivel surgimento de fungos, mesmo nos troncos que estão em contacto com o substrato, e não tive ainda problemas. mas sim, agora que falas vou tomar ainda mais atenção a isso. :wink:
Vamos lá ver uma coisa, os caules de pothos não têm a espessura suficiente para aguentar um bicho de 200g. Podem aguentar umas escaladas partilhadas com um tronco ou outro, mas pothos não são lianas nem pretendem ser. Como o seu DA, em princípio irá crescer e tornar-se mais pesado ainda, mais razão tem o argumento de afirmar que pothos (e essa palmeira, parece-me), não são apropriados à força e ao peso de um lagarto de 200g (por agora). Mas obviamente, é apenas uma sugestão, se lhe parece que são apropriados, deixe-os estar.

No filme realmente não consegui observar locais de ventilação (mas também não vi o tecto, nem cada recanto do terrário). Todo o cuidado é pouco quando se fala de terrários de vidro, que pouca ventilação oferecem, e quando o tecto não é de rede, pior ainda. É que antes de aparecerem fungos, tem o bicho com uma infecção respiratória.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
thaurer
Membro

domingo fev 28, 2010 8:08 pm

Psynapse Escreveu:
thaurer Escreveu:

Vamos lá ver uma coisa, os caules de pothos não têm a espessura suficiente para aguentar um bicho de 200g. Podem aguentar umas escaladas partilhadas com um tronco ou outro, mas pothos não são lianas nem pretendem ser. Como o seu DA, em princípio irá crescer e tornar-se mais pesado ainda, mais razão tem o argumento de afirmar que pothos (e essa palmeira, parece-me), não são apropriados à força e ao peso de um lagarto de 200g (por agora). Mas obviamente, é apenas uma sugestão, se lhe parece que são apropriados, deixe-os estar.

No filme realmente não consegui observar locais de ventilação (mas também não vi o tecto, nem cada recanto do terrário). Todo o cuidado é pouco quando se fala de terrários de vidro, que pouca ventilação oferecem, e quando o tecto não é de rede, pior ainda. É que antes de aparecerem fungos, tem o bicho com uma infecção respiratória.

certo, mas ele tambem não está sempre pendurado nas plantas. é verdade que gosta de passar sempre algum tempo do dia naquele emaranhado de caules de pothos, mas não está completamento apoiado nas plantas, até porque ele usa-as para se esconder por detrás delas, e não pa estar em cima delas. Não digo que no futuro essas plantas não sejam suficientes para lhe dar apoio nas escaladas, mas está nos meus planos ir agora na primavera/verão até algum horto e fazer mais algumas aquicições.

quanto á circulação de ar, sim, é algo a rever, mas nao me parece algo sério. Noto até pelo nevoeiro do fogger. se nao houvesse circulação de ar, o nevoeiro ao chegar ao fundo do terrário ficava sempre no mesmo sitio, mais cerrado até, mas pelo que vejo, a "nuvem" está sempre em constante movimento. certamente será por ser empurrada pelo ar em circulação.
ze96
Membro Júnior
Registado: quarta fev 17, 2010 1:20 pm

sábado mar 06, 2010 7:50 pm

n é que tenha alguma coisa prejudicial mas eu para dar um aspecto mais natural punha as plantas rasteiras na terra em vez de num vaso
thaurer
Membro

sábado mar 06, 2010 10:04 pm

ze96 Escreveu:n é que tenha alguma coisa prejudicial mas eu para dar um aspecto mais natural punha as plantas rasteiras na terra em vez de num vaso
pois, eu isso tambem achava preferivel, mas depois no caso de ser necessário tirar esse substacto ia ter o triplo do trabalho. já no vaso as pothos criaram raizes por tudo o que é sitio...
HvitrFenrir
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm

domingo mar 07, 2010 8:42 am

Lindo :D
Fizeste me ainda querer mais um rapazote destes.
Acho que ele se deve mesmo sentir em casa e se conseguisses tirar os vasos, por alguma vegetação suspensa e disfarçar a piscina no substrato ficava perfeito!

ps.: será que não dá só para enterrar os vasos no substrato?

Já agora, no vídeo que aí tinhas ouvi um passarinho, não me digas que lhe puseste uma banda sonora ambiente :lol:

Cumprimentos;
Hvitr Fenrir
thaurer
Membro

domingo mar 07, 2010 3:59 pm

nao é banda sonora. tenho um canário em casa ao qual tenho uma relação de amor ódio (já tentaste dormir ao fim de semana até tarde com o canto dum canário a entoar pela casa toda?) :D

a piscina dava pa disfarçar melhor, mas como eu a tiro para trocar a água todos os dias... assim fica mais pratico.
e sim, os vassos podiam ficar totalmente tapados pelo substracto, eu é que não o fiz... ainda. talvez pondo mais meio bloco de humus consiga cobrir completamente. mas tirar os vassos por completo não o devo fazer. pelo menos para já. senão depois quando quiser trocar de substrato fica mais dificl.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”