Aquaterrário novo = trabalho da faculdade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

martaisf
Membro Júnior
Registado: domingo set 06, 2009 8:37 pm

segunda mar 15, 2010 12:35 am

Boa noite!
para quem não se lembra, eu tenho uma tartaruga Hieroglífica há uns meses... na altura da compra pesquisei pelo fórum e com ajuda de muitos membros montei um aquaterrário para a Baguete.
Acontece que na faculdade, na disciplina de Design, foi nos proposto para design de produto uma habitação para um animal doméstico pequeno... (hamsters, pássaros...) eu escolhi a necessidade que tenho, uma casa nova para a baguete.
Estou neste momento na fase da pesquisa
- Características do animal
- Necessidades do animal
- O que existe no mercado
- Problemas do que já existe
Estou a criar uma apresentação powerpoint para sintetizar estes tópicos...
gostaria de pedir a vossa ajuda... dos tópicos que tenho até ao momento (os que escrevi em cima) estou com alguma dificuldade na questão dos problemas que existe nos aquaterrários à venda no mercado... de momento tenho:
. A tartaruga cresce e tem pouco espaço
. Falta de espaço para colocar um filtro e termóstato
. Falta da lâmpada UV
. Falta de um espaço que a tartaruga esteja dentro de água com a cabeça de fora

Alguém encontra mais algum problema nos aquaterrários existentes no mercado?

Para ser sincera ainda estou um pouco perdida no que diz respeito á construção do aquaterrário... :( principalmente, por se tratar de um trabalho para a disciplina de design

espero encontrar por aqui alguma ajuda e vou actualizando os passos do meu trabalho...

cumprimentos e obrigada desde já
Marta

(existe alguma hipótese de colocar aqui o documento powerpoint para alguém entendido dar uma vista de olhos?)
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda mar 15, 2010 12:42 am

Normalmente têm pouca altura, as tartarugas precisam de espaço para nadar e não é com 10cm de água que isso vai acontecer! :wink:

Sem falar nos "rins" e afins... Julgo que nem é preciso dizer nada em relação a esses!
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

segunda mar 15, 2010 6:38 pm

a uns que teem uma plataforma de vidro forrada de espuma espandida que as taratarugas podem ingerir e morrer de impactaçao
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

segunda mar 15, 2010 6:51 pm

Plataformas de má qualidade e inúteis.
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
VanesIsa
Membro Veterano

segunda mar 15, 2010 6:54 pm

Para não falar que algumas estão presas, o que não dá jeito nenhum... :?
alvesmiguel
Membro Veterano

segunda mar 15, 2010 7:09 pm

quando ja vendem com filtro normalmente nao sao nada de jeito para tartarugas, que sujam muito
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda mar 15, 2010 7:13 pm

nem sempre as lâmpadas são as adequadas.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
VanesIsa
Membro Veterano

segunda mar 15, 2010 7:47 pm

As plataformas deviam ter uma forma mais segura para serem presas, pois as ventosas acabam por se estragar e acabam por não aguentar o peso das tartarugas!
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça mar 16, 2010 2:44 am

As plataformas deviam ser de uma substância a imitar rocha e presas COMO DEVE DE SER (nada de ventosas!) às laterais do aquário ou ao rebordo (estilo cabide, sei lá) e deviam ter um comprimento de 20 ou 25 cm. Por cima dessa plataforma, a uns 20 cms, devia estar uma cobertura de rede larga, apenas para impedir que as tartarugas trepassem e fugissem com suportes pra lampada de UVB e cerâmica.
O comprimento devia ser no minimo 70 ou 80 cm e a altura uns 40 ou 50 cm, podia ser feita uma versão maior com 1,20m por 60 cm de altura talvez.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
martaisf
Membro Júnior
Registado: domingo set 06, 2009 8:37 pm

domingo mar 21, 2010 7:26 pm

obrigada a todos pelas dicas que tem dado :)
já consegui completar a parte dos "problemas" dos aquaterrários existentes...
agora começam as dúvidas para a construção do meu :S

começo logo pelo principal...
vidro ou acrílico?
o acrílico é mais leve, mas também mais caro...
eu sei que pessoas constroem de raiz aquários logo não deve ser nenhum bicho de 7 cabeças, ou será?

para mandar fazer a estrutura de fora será melhor arranjar um profissional que entenda do assunto? alguém tem ideia se fica caro?

cumprimentos
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

segunda mar 22, 2010 2:14 am

O acrilico tb pode ficar baço (com esfregadelas frequentes ao limpar o aquário) e arranhado enquanto o vidro permanece relativamente cristalino. É mais resistente...
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda mar 22, 2010 1:43 pm

Armindo77 Escreveu:O acrilico tb pode ficar baço (com esfregadelas frequentes ao limpar o aquário) e arranhado enquanto o vidro permanece relativamente cristalino. É mais resistente...
x2

O acrilico tem tendencia a ficar amarelado, riscado e baço com o tempo.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda mar 22, 2010 7:18 pm

E por experiência própria, como nunca é perfeitamente liso ou tem tendência para ficar riscado, as bactérias têm tendência a espalharem-se mais. Acrílico só é bom se o teu aquário se espetar no chão depois dum terramoto, tirando isso, vai sem dúvida para o vidro, tanto pela estética como pela higiene.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça mar 23, 2010 4:12 pm

x 3, o vidro é muito melhor.

Quanto ao fazer o aquário, desconheço por quanto ficará num profissional, contudo, cuidado com as "silicones" utilizadas.
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
alvesmiguel
Membro Veterano

terça mar 23, 2010 7:15 pm

epa ja vi videos de gajos a montar aquarios e aquilo nao parece muito dificil mas se nao tens muito jeito com bricolage esquece uma vez fiz um orçamento de anaquario de 80 por 40 por 40 e ficavame em 65 so o aquario
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”