Tartarugas // RIP Shelli

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça mar 23, 2010 11:39 pm

Quanto ao "acasalamento" que o teu namorado viu, não creio que tivesse sido acasalamento. Parece-me que ambas as tartarugas são pequenas demais pra isso. Apenas apartir dos 15/16cm de carapaça (normalmente uns 5/6 anos de idade, depende da alimentação e da espécie) é que as tartarugas dessa espécie atingem a maturidade sexual.
O macho talvez estivesse apenas a mostrar dominância perante o intruso, não sei,... mas parece corroborar a teoria da mordidela.

Já agora, tens a certeza que a tartaruga é fêmea? E a outra macho?
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

terça mar 23, 2010 11:41 pm

Não sei como funciona nas outras espécies, mas nas faces rosadas o macho é mais pequeno, maiores unhas, cauda mais fina e comprida e parte de baixo da carapaça é um pouco côncava.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Armindo77
Membro Veterano

terça mar 23, 2010 11:48 pm

StealthSnake Escreveu:N�o sei como funciona nas outras esp�cies, mas nas faces rosadas o macho � mais pequeno, maiores unhas, cauda mais fina e comprida e parte de baixo da carapa�a � um pouco c�ncava.
Em grande parte das espécies é assim, mas fiquei com a impressão que a tartaruga era pequena demais pra se ter a certeza... só vendo.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quarta mar 24, 2010 12:07 am

Armindo77 Escreveu:
StealthSnake Escreveu:N�o sei como funciona nas outras esp�cies, mas nas faces rosadas o macho � mais pequeno, maiores unhas, cauda mais fina e comprida e parte de baixo da carapa�a � um pouco c�ncava.
Em grande parte das espécies é assim, mas fiquei com a impressão que a tartaruga era pequena demais pra se ter a certeza... só vendo.
Eu também não consigo ver. Mas se forem machos, mais tarde pode tornar-se problemático.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quarta mar 24, 2010 1:55 pm

Eu tambem achei estranhissimo mas o ache apesar de ainda ser novo tem exactamente a concavidade de um macho, e não é amassado é mesmo a ligeira concavidade normal que os distingue como machos e creio que a cauda (longa) e unhas tambem estão de acordo. Devo ter mais certezas quanto ao sexo dele do que da minha tartaruga mais velha.
A do meu namorado não tenho tanta certeza apesar de ser maior. Mas de qualquer forma, ele vai voltar cá para casa na duvida.

Neste caso o intruso seria o ache, macho, e era ele que estava a 'monta-la' mas da maneira que ele é tambem não sei se seria mesmo dominancia.

Já agora, essa forma de distinguir pelas unhas sabem se estende as nelsoni? É que devido ao mau estado em que vinha, pela cauda e pelo plastrão não dará para distinguir. E visto ser a unica nelsoni que tenho comparação de tamanhos tambem não vai ser possivel.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
FeelingNerD
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 8:53 am

Bom dia, hoje de manhã quando me estava a preparar para ir para a escola fui ao aquário para alimenta-las vi a shelli no fundo de olhos fechados e boca aberta, morta. Ainda não consegui parar de chorar, ela já estava comigo á 7 anos e era muito importante para mim.
A haruki e o peixe que estavam com ela no aquário estão bem creio, mas ontem a shelli tambem parecia bem, comeu, tinha os olhos abertos, não estava ferida, estava normal enfim, o unico motivo que vejo poderia ter sido seria talvez corrente de ar já que nos ultimos dias a minha mãe abriu a janela do quarto num dia frio e elas estão próximas da janela. Mas não sei se chegaria...
De qualquer forma vou manter me atenta ao haruki.

Obrigada a todos pela ajuda que me deram até agora com elas, infelizmente parece que estive preocupada com certos problemas com o ache e o haruki e afinal estava com um problema muito mais grave na shelli.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quinta mar 25, 2010 12:23 pm

:( Sinto muito, FeelingNerD!
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quinta mar 25, 2010 12:25 pm

Às vezes as coisas acontecem depressa e passam despercebidas. E se for preciso nem sabemos o porquê. Sei perfeitamente que custa, mas agora o que há para ser feito é tomar conta das outras. Duvido é que tenha sido da corrente de ar sem teres notado sintomas antes. Mas também é como dizes, não há outra possibilidade.

Boa sorte. :wink:
Armindo77
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 12:28 pm

:( :( :(

Infelizmente estas cenas acontecem... já me aconteceu a mim tb. Um dia estão bem, no seguinte mortas. Nem se sabe bem o que se passou...
Neste caso duvido que tenha sido IR, só se estivesse a nadar de lado e com dificuldade a respirar. Às vezes simplesmente morrem.
FeelingNerD
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 12:51 pm

Suspeitava das correntes de ar porque ela tem estado muito na parte seca.
E eu achava que ela nao tinha feridas so a bocado tive coragem de observar o corpo dela e vi uma especie de alto circular, tipo crosta (acastanhada mas que parecia ter o padrão dela) na pata traseira na parte de baixo.

Ela teve vários anos em más condições mas agora estava nas condições praticamente ideiais e eu estava a esforçar me por lhe dar as melhores condições.

Na dúvida pus o haruki noutro aquario e lavei bem o filtro e aquecedor antes de os colocar nesse. Só espero que o haruki esteja bem, porque a shelli parecia estar bem e depois..

Foi o primeiro animal que era realmente muito proximo de mim que morreu, mas acabarei por aprender a lidar com isto.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”