Boas pessoal,
encontrei isto aí pela net e gostava que voces me dissessem se isto é mesmo verdade(parte a vermelho)...
"Aqui fica o nome de todas es espécies de cobras do nosso pais, aviso desde ja que todas estas espécies sao especies protegidas, segundo o ICN!
Nao estou com muita paciencia para disponibilizar "care sheets" de todas elas, mas a probabilidade de morreres ou ficares com danos graves pelo ataque de qualquer uma cobra destas é quase nulo. De facto, so as 2 ultimas são de facto venenosas, mas mais uma vez, a probabilidade de te fazerem mal é muito reduzida e o seu veneno so é potencialmente mortifero se fores alergico... tal como se fores alergico a abelhas...
Enfm, na realidade nao ha razao para as pessoas terem assim tanto medo das nossas cobras, são fininhas, NAO vos conseguem engolir, e dificilmente se aproximam de voces, se derem de caras com uma e tiverem medo, vao-se embora... elas têm mais medo de voces que voces delas, lol.
Sejam curiosos e saibam mais sobre os animais que temos por cá, são lindos!
Para verem fotos basta irem a este site do ICN e clicar na especie que desejam explorar (nao é um site muito bom mas para o que é serve bem) http://darwin.icn.pt/sipnat/wgetent?use ... _classe=96
Nome cientifico - nome comum
Chalcides bedriagai - Cobra-de-pernas-pentadáctila
Chalcides striatus - Cobra-de-pernas-tridáctila
Coluber hippocrepis - Cobra-de-ferradura
Coronella austriaca - Cobra-lisa-austríaca
Coronella girondica - Cobra-bordalesa
Elaphe scalaris - Cobra-de-escada
Macroprotodon cucullatus - Cobra-de-capuz
Malpolon monspessulanus - Cobra-rateira
Natrix maura - Cobra-de-água-viperina
Natrix natrix - Cobra-de-água-de-colar
Vipera latastei - Víbora-***
Vipera seoanei - Víbora de Seoane"
Local da pesquisa: https://forum.fct.unl.pt/cgi-bin/topic_show.pl?tid=1273
Abrç
Verdade?(Cobras portuguesas)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
As que citei a verde tambem são venenosasneusub Escreveu:Boas pessoal,
encontrei isto aí pela net e gostava que voces me dissessem se isto é mesmo verdade(parte a vermelho)...
"Aqui fica o nome de todas es espécies de cobras do nosso pais, aviso desde ja que todas estas espécies sao especies protegidas, segundo o ICN!
Nao estou com muita paciencia para disponibilizar "care sheets" de todas elas, mas a probabilidade de morreres ou ficares com danos graves pelo ataque de qualquer uma cobra destas é quase nulo. De facto, so as 2 ultimas são de facto venenosas, mas mais uma vez, a probabilidade de te fazerem mal é muito reduzida e o seu veneno so é potencialmente mortifero se fores alergico... tal como se fores alergico a abelhas...
Enfm, na realidade nao ha razao para as pessoas terem assim tanto medo das nossas cobras, são fininhas, NAO vos conseguem engolir, e dificilmente se aproximam de voces, se derem de caras com uma e tiverem medo, vao-se embora... elas têm mais medo de voces que voces delas, lol.
Sejam curiosos e saibam mais sobre os animais que temos por cá, são lindos!
Para verem fotos basta irem a este site do ICN e clicar na especie que desejam explorar (nao é um site muito bom mas para o que é serve bem) http://darwin.icn.pt/sipnat/wgetent?use ... _classe=96
Nome cientifico - nome comum
Chalcides bedriagai - Cobra-de-pernas-pentadáctila
Chalcides striatus - Cobra-de-pernas-tridáctila
Coluber hippocrepis - Cobra-de-ferradura
Coronella austriaca - Cobra-lisa-austríaca
Coronella girondica - Cobra-bordalesa
Elaphe scalaris - Cobra-de-escada
Macroprotodon cucullatus - Cobra-de-capuz
Malpolon monspessulanus - Cobra-rateira
Natrix maura - Cobra-de-água-viperina
Natrix natrix - Cobra-de-água-de-colar
Vipera latastei - Víbora-***
Vipera seoanei - Víbora de Seoane"
Local da pesquisa: https://forum.fct.unl.pt/cgi-bin/topic_show.pl?tid=1273
Abrç
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Não, mas esclareço-te já...
Dessa listagem tens 4 cobras venenosas: as duas espécies de víbora assinaladas a vermelho e as espécies Macroprotodon cucullatus e Malpolon monspessulanus .
Estas últimas são opistóglifas, ou seja, têm os dentes inoculadores na zona mais posterior do maxilar (recuadas) e por isso é dificilimo que numa mordida nos injectem veneno.
Dessa listagem tens 4 cobras venenosas: as duas espécies de víbora assinaladas a vermelho e as espécies Macroprotodon cucullatus e Malpolon monspessulanus .
Estas últimas são opistóglifas, ou seja, têm os dentes inoculadores na zona mais posterior do maxilar (recuadas) e por isso é dificilimo que numa mordida nos injectem veneno.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
Sim sim, eu sei que são venenosas... o que estou a por em questão é se o veneno delas nos causam danos significativos ou mesmo morte??
ou se após uma mordida uma ida ao hospital, com uma injecção, resolve o problema?
obrigado!
abrço
ou se após uma mordida uma ida ao hospital, com uma injecção, resolve o problema?
obrigado!
abrço
-
- Membro Veterano
Teoricamente não, não são suficientemente fortes para um adulto, isto da Malpolon e da Macroprotodon. Quanto às víboras, apenas aconselho a que não se arrisquem!neusub Escreveu:Sim sim, eu sei que são venenosas... o que estou a por em questão é se o veneno delas nos causam danos significativos ou mesmo morte??
obrigado!
abrço
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
Pois, eu tinha a ideia de que era perigosa a mordida destas ultimas e quando li o que dizia no site fiquei assim um pouco confuso e decidi perguntar.
Obrigado pelas respostas
(ja agora es aluno de bio ond? eu estou em peniche, bio marinha.)
Abraço
Obrigado pelas respostas

Abraço
-
- Membro Veterano
De nada.neusub Escreveu:Pois, eu tinha a ideia de que era perigosa a mordida destas ultimas e quando li o que dizia no site fiquei assim um pouco confuso e decidi perguntar.
Obrigado pelas respostas![]()
Abraço
Eu? Sou pseudo-biólogo

Já sou formado em Biologia-Geologia desde 2008. Estou agora a fazer Mestrado em Ecologia na Universidade do Minho

E que tal corre isso?;) Espero que bem...
Abraço