Informaçao sobre geckos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm
Ora andava eu a fazer limpeza ao meu pc e dei com este documento, e resolvi partilhar afim de alertar para alguns problemas de saúde dos geckos.
Doenças
As doenças são raras em indivíduos mantidos em boas condições.
Mas aqui está a lista das principais doenças.
problemas gastrointestinais:
O gastro enterite são principalmente devido a parasitas internos. Elas afectam principalmente os animais importados (aqueles que não compram), mas pode se desenvolver em exemplares de animais mantidos em condições insalubres. Estes resultam em fezes líquidas, sem cor e cheiro. Temos de tratar o animal com desparasitante (c) por via oral e estimula o apetite do paciente.
Íleo:
Geckos tendem a engolir o substrato deliberadamente, algumas em uso, de modo que ela pode causar uma obstrução intestinal fatal. Para evitar isso, use a casca, em vez de areia e de fornecer a quantidade adequada de vitaminas e cálcio.
Perda da cauda
A cauda funciona como um órgão de armazenamento. Uma lagartixa sem cauda perde as suas reservas de gordura. Portanto, tenha cuidado ao manusear, e se isso acontecer, use o Betadine (c) para desinfectar e colocar o indivíduo em questão com alimentação à vontade até o rabo é regenerada.
Osteomalacia.
Osteodistrofia Nutricional:
Sintomas: os ossos deformados (pernas, mandíbula, coluna vertebral), retardo de crescimento, fracturas, distúrbios reprodutivos
As principais causas: a falta de minerais / vidas. D3
Problemas muda:
Sintomas: restos de muda nos dedos na ponta da cauda ... (Maio de causar necrose)
Causa: humidade muito baixa
Infecção da gengiva (estomatite):
Sintomas: apatia, recusa alimentar, a boca aberta, pus, salivação excessiva
Causas: trauma, stresse, ingestão de vitamina C do substrato
Em caso de queimaduras por U.V. (Descamação da pele):
[Editado pela moderação - Procure um veterinário em caso de doença do animal]
Chamo atenção, eu com este tópico não quero incentivar ninguém a tratar um gecko doente sem os conhecimentos técnicos adequados, ou seja vet, mas sim alertar para os possíveis problemas de saúde que
possam surgir..
Fonte:net....não me lembro da fonte, isto já tenho a anos.
Doenças
As doenças são raras em indivíduos mantidos em boas condições.
Mas aqui está a lista das principais doenças.
problemas gastrointestinais:
O gastro enterite são principalmente devido a parasitas internos. Elas afectam principalmente os animais importados (aqueles que não compram), mas pode se desenvolver em exemplares de animais mantidos em condições insalubres. Estes resultam em fezes líquidas, sem cor e cheiro. Temos de tratar o animal com desparasitante (c) por via oral e estimula o apetite do paciente.
Íleo:
Geckos tendem a engolir o substrato deliberadamente, algumas em uso, de modo que ela pode causar uma obstrução intestinal fatal. Para evitar isso, use a casca, em vez de areia e de fornecer a quantidade adequada de vitaminas e cálcio.
Perda da cauda
A cauda funciona como um órgão de armazenamento. Uma lagartixa sem cauda perde as suas reservas de gordura. Portanto, tenha cuidado ao manusear, e se isso acontecer, use o Betadine (c) para desinfectar e colocar o indivíduo em questão com alimentação à vontade até o rabo é regenerada.
Osteomalacia.
Osteodistrofia Nutricional:
Sintomas: os ossos deformados (pernas, mandíbula, coluna vertebral), retardo de crescimento, fracturas, distúrbios reprodutivos
As principais causas: a falta de minerais / vidas. D3
Problemas muda:
Sintomas: restos de muda nos dedos na ponta da cauda ... (Maio de causar necrose)
Causa: humidade muito baixa
Infecção da gengiva (estomatite):
Sintomas: apatia, recusa alimentar, a boca aberta, pus, salivação excessiva
Causas: trauma, stresse, ingestão de vitamina C do substrato
Em caso de queimaduras por U.V. (Descamação da pele):
[Editado pela moderação - Procure um veterinário em caso de doença do animal]
Chamo atenção, eu com este tópico não quero incentivar ninguém a tratar um gecko doente sem os conhecimentos técnicos adequados, ou seja vet, mas sim alertar para os possíveis problemas de saúde que
possam surgir..
Fonte:net....não me lembro da fonte, isto já tenho a anos.
Última edição por geckomorphs em sexta jun 04, 2010 7:18 pm, editado 1 vez no total.
Excelente post!!!
Inamoviveis já...!
PS: Eu como leigo... Não será mais correcto colocar "Osteomalacia" no lugar de "Osteodistrofia Nutricional", uma vez que assim fica o nome do problema e nao o da causa do problema?
Abraço

Inamoviveis já...!
PS: Eu como leigo... Não será mais correcto colocar "Osteomalacia" no lugar de "Osteodistrofia Nutricional", uma vez que assim fica o nome do problema e nao o da causa do problema?
Abraço

<strong>Nazgul____Homo Libero 1.0.0</strong><strong> </strong><u><strong></strong></u>
-
- Membro Veterano
adicionei o nome Osteomalacia..

-
- Membro Veterano
È verdade, eu não sei nada...para saber alguma coisa ainda tenho muito que caminhar...
O problema é que muita gente pensa que quem cria em grande escala e tem muitos geckos tem mais conhecimento do que quem tem poucos geckos e cria com cabeça!geckomorphs Escreveu:È verdade, eu não sei nada...para saber alguma coisa ainda tenho muito que caminhar...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Obrigado pela partilha 

<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
Não tem de agradecer, o fórum é para troca de informações e experiências para conseguirmos dar o melhor aos nosso animais..
geckomorphs Escreveu:adicionei o nome Osteomalacia..
![]()

x2gekkos Escreveu:O problema é que muita gente pensa que quem cria em grande escala e tem muitos geckos tem mais conhecimento do que quem tem poucos geckos e cria com cabeça!geckomorphs Escreveu:È verdade, eu não sei nada...para saber alguma coisa ainda tenho muito que caminhar...
Nao generalizando nem criando ideias pre-concebidas...
Concordo, muitos percebem maioritariamente é de morphs e economia...

Muitos anonimos que fazem uma ou outra postura, ou até que só mantêm, têm mais conhecimento.
<strong>Nazgul____Homo Libero 1.0.0</strong><strong> </strong><u><strong></strong></u>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
É verdade pessoal, é a vidinha.gekkos Escreveu:O problema é que muita gente pensa que quem cria em grande escala e tem muitos geckos tem mais conhecimento do que quem tem poucos geckos e cria com cabeça!geckomorphs Escreveu:È verdade, eu não sei nada...para saber alguma coisa ainda tenho muito que caminhar...
Tá porreiro o tópico.
Nem tudo é um mar de rosas.
Em relação à Infecção da gengiva (estomatite) , nunca vi, nem li ou ouvi falar. Sabes adiantar mais alguma coisa sobre isso?
Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
-
- Membro Veterano
Em relação Infecção da gengiva (estomatite), existe um caso a relativamente a pouco tempo em Espanha, em que um gecko ao apanhar um grilo bateu com a boca na beira da caixa de plástico e segundo relatos do dono " dizia que o gecko ficou sem dentes", e no final o que se verificou foi uma Infecção da gengiva.
Ora este problema deve ser tratado com uso de antibióticos, tal como nos humanos, por isso é aconselhável quando se detectar uma problema idêntico levar o animal ao vet afim de ser administrado os antibióticos.
Ora este problema deve ser tratado com uso de antibióticos, tal como nos humanos, por isso é aconselhável quando se detectar uma problema idêntico levar o animal ao vet afim de ser administrado os antibióticos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
mas começa a inchar e a ser bem visível? Imagina que o dono não está ao pé do gecko quando uma situação dessas acontece. Dá para identificar facilmente o problema ou é big deal?
Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
-
- Membro Veterano
Dá.... Logo se é um gecko activo e de um momento para o outro fica apático algum coisa de errado aconteceu.
Se um gecko de um momento para outro começa anda de boca aberta alguma coisa se passa e por conseguinte dará para a infecção no interior da boca, isto já para não falar no pus que sairá da boca, quanto a salivação excessiva, todos aqueles que mantem geckos sabem que não salivam, usam simplesmente a língua molhada para limpar olhos, narinas e amolecem as peles nas partes mais difíceis de mudar como é o caso de entre os dedos e pontas dos mesmos...
Como podes verificar os sintomas são por de mais evidentes e fáceis de detectar...
Se um gecko de um momento para outro começa anda de boca aberta alguma coisa se passa e por conseguinte dará para a infecção no interior da boca, isto já para não falar no pus que sairá da boca, quanto a salivação excessiva, todos aqueles que mantem geckos sabem que não salivam, usam simplesmente a língua molhada para limpar olhos, narinas e amolecem as peles nas partes mais difíceis de mudar como é o caso de entre os dedos e pontas dos mesmos...
Como podes verificar os sintomas são por de mais evidentes e fáceis de detectar...
-
- Membro Veterano
E já que estamos numa época de criação, e visto que está muito na moda, vou deixar aqui mais alguma informação relativa a um problema muito grave e ao qual existe pouca informação....
Pós-ovulatória distocia ou retenção de ovos
A retenção de ovos pode resultar em consequências muito graves e até morte. Quando as fêmeas carregam os ovos é fácil perceber que a barriga está inchada. Fêmeas grávidas, muitas vezes perdem o apetite de alguns dias antes da postura. Elas ficam muito agitadas e começam a escavar o substrato, procurando o lugar certo para depositar ovos. Se, após cerca de 5 dias ela tomar esta atitude, a fêmea ainda não fez a postura, você pode estar enfrentando uma retenção de ovos.
Algumas das causas que levam à retenção de ovos são os seguintes:
a) Não é encontrar o lugar certo para começar.
b) As condições ambientais inadequadas.
c) A obesidade ou emagrecimento, fraqueza, tamanho pequeno, todo o tipo de stress e falta de cálcio vitaminas e minerais
d) Má formação ou posição do ovo no útero. A ruptura do ovo (muito ruim).
Algumas pessoas afirmam que a retenção de ovos é mais provável em fêmeas que carregam ovos ou inférteis.
Para evitar que uma coisa má a fazer é:
a) Para garantir que a fêmea está em perfeita saúde, tamanho e peso antes de atravessar.
b) Proporcionar um recipiente com substrato húmido, com musgo sphagnum, turfa ou vermiculita, com uma profundidade suficiente e tamanho, a fêmea deposita seus ovos em conforto.
c) Proporcionando condições ideais de temperatura e humidade, e uma alimentação adequada (com um suplemento extra durante a gravidez).
Em caso de retenção, deve ser levado imediatamente a um veterinário de exóticos. A primeira tentativa, nestes casos, é geralmente injectada oxitocina, apesar de esta substância não se mostrou muito eficaz em répteis. Nós podemos tentar ajudar com banhos com água morna. Se ela não ejectar os ovos, desta forma, recorre-se a cirurgia para remover os ovos (alguns veterinários também optar por retirar o sistema reprodutor).
Distocia pré-ovulatório ou folicular:
Os folículos são as estruturas que contêm ovos que depois crescem em ovos. Quando maduros, podemos apreciar através da barriga da mulher, se não tiver uma grande quantidade de gordura (algumas áreas são pontos-de-rosa transparente). Se os folículos não são fertilizados, a fêmea normalmente reabsorve, e passa para o próximo par de folículos. Excepcionalmente, os folículos não pode ser reabsorvido e os ovos são inférteis , então, a
fêmea deposita , como se fosse uma postura normal. Em alguns casos raros, os folículos podem ser reabsorvidos, e não serem expulso. A fêmea continuará a produzir os folículos, e estes ficaram presos também e ser capaz de ver vários pares de folículos na barriga da femea, para ser removido antes de começar a apodrecer ou endurecer dentro do corpo do animal. O tratamento é o mesmo que para a retenção de ovos (ocitocina ou cirurgia).
Eu aconselho se algum sintoma destes for detectado leve o gecko ao vet, isto pode fazer a diferenca entre ficar com o gecko vivo ou morto.
Fonte: net... como já disse tenho esta informação a anos e não me recordo dos links...
Pós-ovulatória distocia ou retenção de ovos
A retenção de ovos pode resultar em consequências muito graves e até morte. Quando as fêmeas carregam os ovos é fácil perceber que a barriga está inchada. Fêmeas grávidas, muitas vezes perdem o apetite de alguns dias antes da postura. Elas ficam muito agitadas e começam a escavar o substrato, procurando o lugar certo para depositar ovos. Se, após cerca de 5 dias ela tomar esta atitude, a fêmea ainda não fez a postura, você pode estar enfrentando uma retenção de ovos.
Algumas das causas que levam à retenção de ovos são os seguintes:
a) Não é encontrar o lugar certo para começar.
b) As condições ambientais inadequadas.
c) A obesidade ou emagrecimento, fraqueza, tamanho pequeno, todo o tipo de stress e falta de cálcio vitaminas e minerais
d) Má formação ou posição do ovo no útero. A ruptura do ovo (muito ruim).
Algumas pessoas afirmam que a retenção de ovos é mais provável em fêmeas que carregam ovos ou inférteis.
Para evitar que uma coisa má a fazer é:
a) Para garantir que a fêmea está em perfeita saúde, tamanho e peso antes de atravessar.
b) Proporcionar um recipiente com substrato húmido, com musgo sphagnum, turfa ou vermiculita, com uma profundidade suficiente e tamanho, a fêmea deposita seus ovos em conforto.
c) Proporcionando condições ideais de temperatura e humidade, e uma alimentação adequada (com um suplemento extra durante a gravidez).
Em caso de retenção, deve ser levado imediatamente a um veterinário de exóticos. A primeira tentativa, nestes casos, é geralmente injectada oxitocina, apesar de esta substância não se mostrou muito eficaz em répteis. Nós podemos tentar ajudar com banhos com água morna. Se ela não ejectar os ovos, desta forma, recorre-se a cirurgia para remover os ovos (alguns veterinários também optar por retirar o sistema reprodutor).
Distocia pré-ovulatório ou folicular:
Os folículos são as estruturas que contêm ovos que depois crescem em ovos. Quando maduros, podemos apreciar através da barriga da mulher, se não tiver uma grande quantidade de gordura (algumas áreas são pontos-de-rosa transparente). Se os folículos não são fertilizados, a fêmea normalmente reabsorve, e passa para o próximo par de folículos. Excepcionalmente, os folículos não pode ser reabsorvido e os ovos são inférteis , então, a
fêmea deposita , como se fosse uma postura normal. Em alguns casos raros, os folículos podem ser reabsorvidos, e não serem expulso. A fêmea continuará a produzir os folículos, e estes ficaram presos também e ser capaz de ver vários pares de folículos na barriga da femea, para ser removido antes de começar a apodrecer ou endurecer dentro do corpo do animal. O tratamento é o mesmo que para a retenção de ovos (ocitocina ou cirurgia).
Eu aconselho se algum sintoma destes for detectado leve o gecko ao vet, isto pode fazer a diferenca entre ficar com o gecko vivo ou morto.
Fonte: net... como já disse tenho esta informação a anos e não me recordo dos links...