Duvida Iluminação e aquecimento para DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
DOOM
Registado: segunda jun 28, 2010 9:02 pm

segunda jun 28, 2010 9:36 pm

Ora Boas, é o seguinte já há uns tempos pa cá que me tenho vindo a apaixonar por este magnífico réptil que é o Dragão Barbudo

Como tal aos pocos e pocos tenho vindo a preparar um lar para um futuro bixaroco :lol:
mas depois de uns bons care sheets e alguma pesquisa em forums tenho umas dúvidazinhas :?

Bem aqui vai :oops:

1-tendo eu um terrário em Contraplacado de 100-50-50(C-A-L) poderia usar como iluminalção uma compacta EXO TERRA REPTI GLO 10.0 24W ?
1.2-E para Aquecimento uma EXO TERRA REPTI GLO 10.0 de 50W ou 75W ?

2-É viável a criação de alimento para o Dragão barbudo? grilos ou tenébrios?
Voçês fazem? como o fazem?

PS:As dúvidas podem parecer um bocado absurdas :? mas sou ainda mtu verde e há coisas que ainda não entendi :(

Comprimentos :wink:
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jun 28, 2010 9:40 pm

1-sim
1.2-repiglo 10.0 so serve para iluminaçao uvb nao aquece, aposta numa tigh beam de 100W ou assim, nao esquecendo lampada de ceramica para aquecimento nocturno
2-tenebrio sim,grilos nao compensa, pesquisa nas dicas e conselhos uteis
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda jun 28, 2010 9:46 pm

DOOM Escreveu:Ora Boas, é o seguinte já há uns tempos pa cá que me tenho vindo a apaixonar por este magnífico réptil que é o Dragão Barbudo

Como tal aos pocos e pocos tenho vindo a preparar um lar para um futuro bixaroco :lol:
mas depois de uns bons care sheets e alguma pesquisa em forums tenho umas dúvidazinhas :?

Bem aqui vai :oops:

1-tendo eu um terrário em Contraplacado de 100-50-50(C-A-L) poderia usar como iluminalção uma compacta EXO TERRA REPTI GLO 10.0 24W ?
1.2-E para Aquecimento uma EXO TERRA REPTI GLO 10.0 de 50W ou 75W ?
Atenção: As ReptiGlo são lâmpadas emissoras de luz UVB, essencial aos animais para fixarem cálcio, assim como outros processos ainda não muito bem esclarecidos. Para iluminação (ciclo dia/noite) podes usar uma Sun Glo, por exemplo. (Podes manter estas ligadas cerca de 8-10h diárias)

Para aquecimento podes usar uma lâmpada de cerâmica ou uma de infravermelhos, mas aconselho a primeira (atenção que deves controlar a temperatura com um termostato, que ligará e desligará a lâmpada de forma a manter uma temperatura constante).
DOOM Escreveu: 2-É viável a criação de alimento para o Dragão barbudo? grilos ou tenébrios?
Voçês fazem? como o fazem?
A criação de alimento além de viável, é aconselhável.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
DOOM

segunda jun 28, 2010 11:22 pm

peço desculpa enganeime no ponto 1.2
emenda:

1.2-para aquecimento uma EXO TERRA HEAT GLO 50W ou 75W? :roll:

e já agora e aproveitando o embalo quanto deverei isto é arredondamente dar (€) por um DB juvenil sandfire?

Muito Obrigado pelas respostas rápidas e extremamente úteis :wink:
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jun 28, 2010 11:44 pm

mete 75W.
pode ficar entre 50 a 100 euros um bebé
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

terça jun 29, 2010 10:36 am

Boas, para a iluminaçao estás esclarecido.

Para o aquecimento:
usa-se uma lâmpada de cerâmica de 150 a 250 W.
algo deste género:
Imagem

esta lâmpada deve estar ligada a um termostato pode ser um destes:
Imagem

O termostato é um aparelho que é programado para desligar as lâmpadas de aquecimento quando esta excedem uma temperatura muito elevada, para alem daquela que desejamos. Os termostatos (analógicos) que são os mais simples de montar, tem normalmente um volante com varias temperaturas marcadas, colocamos o volante na temperatura que queremos que seja máxima, e sabemos que quando no interior do terrário estiver essa temperatura, as lâmpadas vão desligar.

Os dragões bebés podem variar em preço, normalmente pelo que tenho visto de criadores nacionais os preços variam entre os 40 euros até aos 120. No entanto ninguém te garante que seja um Sandfire, o meu conselho vai para não dares muita importância á fase pela qual o dragão está a ser vendido, procura conhecer os pais e saber se gostas, as crias vão adquirir padrões de coloração próximos dos progenitores.
Brake
DOOM

terça jun 29, 2010 7:25 pm

Brake em relaçao ao aquecimento não pode ser a EXO TERRA HEAT GLO 50W ou 75W?

e já agora só mais uma coisinha :?
quanto gastam em alimento para os vossos DB's mensalmente?

e já que falamos de custos, qual o reptil que saí mais barato em termos de cuidados,alimentaçao,condiçoes?
cutxis
Membro Veterano
Registado: quarta fev 17, 2010 6:12 pm

terça jun 29, 2010 7:36 pm

cris17 Escreveu:1-sim
1.2-repiglo 10.0 so serve para iluminaçao uvb nao aquece, aposta numa tigh beam de 100W ou assim, nao esquecendo lampada de ceramica para aquecimento nocturno
2-tenebrio sim,grilos nao compensa, pesquisa nas dicas e conselhos uteis
não compensa ? eu que so tenho um reptil insectívoro consigo criar grilos e compensa me e muito

porque cada vez que ia compra los era 3 euros e so me durava para uma semana ..
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

terça jun 29, 2010 10:30 pm

DOOM Escreveu:Brake em relaçao ao aquecimento não pode ser a EXO TERRA HEAT GLO 50W ou 75W?

e já agora só mais uma coisinha :?
quanto gastam em alimento para os vossos DB's mensalmente?

e já que falamos de custos, qual o reptil que saí mais barato em termos de cuidados,alimentaçao,condiçoes?
Pode ser como a Heat Glo mas mesmo 75 W é muito pouco, nao sei se no inverno consegue compensar a diferença de temperatura que existe no exterior.
As lâmpadas de infravermelho são utilizadas para aquecimento porque dis-se que teoricamente os repteis não vêem a luz vermelha, mas é uma teoria. Na pratica já tive conhecimento de alguns casos em que os dragoes não conseguem descansar durante a noite e tudo indica que seja devido ao espectro luminoso dessas lâmpadas
Como não há certeza, pelo sim pelo não utilizo lâmpadas de cerâmica porque não emitem luz nenhuma.
Em relação aos custos de alimentação depende muito da loja onde compras da zona onde vives, da idade do teu dragão etc, e até do dragão o meu é pouco comilão. O meu problema é sempre a falta de apetite dele e nao o contrario.

Penso que 20 euros mensais é um numero aceitável embora subjectivo para contabilizar os gastos alimentares dele.

Ultima questão:

Os repteis que saem mais baratos em termos gerais e na minha opinião são as cobras, comem pouco, comem relativamente barato, e só de vez aquando.
Brake
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”