Boas pessoal, eu adquiri uma iguana verde a alguns dias numa loja de animais. Eu já tinha o terrario e tudo mais para ele ficar agora tenho um problema (ou duvida de novato como quiserem chamar) que é o seguinte:
Eu dou lhe couve, maça, banana, meloa, cenoura e espargos tudo bem picado junto com alguma ração que me deram na loja mas a meu ver ela não come muito e ate agora (já la vão 3 dias) ainda não observei nenhumas fezes no terrario. Ela pode estar doente?
Outra duvida mas ai penso que seja mais uma questão de paciência. Eu tenho na lâmpada de cerâmica uma rede a proteger e no dia que ela chegou e assim que foi para o terrario (sim ela não deixou que eu lhe tocasse fugiu da caixa directo para o terrario) começou logo a tentar trepar a rede e conseguiu enfiando-se por cima da luz fluorescente então retirei a protecção da lâmpada ao que ontem a noite e hoje ela tem tentado pular para ela (chegando a tocar) para voltar ao mesmo local. Tenho medo que ela se queime ou fique ferida mas uma pessoa conhecida disse me que era apenas stress ate porque ate hoje nao me deixou lhe tocar ou foje ou da chicotada. Alguém pode aconselhar o que fazer?
Obrigado desde já
Spike (Iguana Verde) Ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Se é na lampada de UVB que ela se coloca...não fará queimaduras, a de cerâmica sim, é perigosa. Durante uma ou duas semanas tenta que ela se habitue á tua presença, mas não lhe toques até ela se sentir mais segura no novo ambiente, é natural que tambem tenha medo de ir comer, mas em principio quando não tiver ninguém por perto vai procurar a comida...
Quanto á alimentação tens aqui dois guias bons...convem que tenha na maior parte da salada folhas verdes, dois tipos de legumes e fruta podes dar de vez em quando e pouco
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
http://www.iguanaden.org/diet/grocery.htm
http://www.iguanaden.org/diet/gallery.htm
Quanto á alimentação tens aqui dois guias bons...convem que tenha na maior parte da salada folhas verdes, dois tipos de legumes e fruta podes dar de vez em quando e pouco
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
http://www.iguanaden.org/diet/grocery.htm
http://www.iguanaden.org/diet/gallery.htm
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado dez 26, 2009 9:28 am
O terrario esta no meu quarto..como faço para ela se habituar sem lhe tocar? Só estar ali perto a tirar e por a comida (já agora boa dica a da dietaBondage2010 Escreveu:Se é na lampada de UVB que ela se coloca...não fará queimaduras, a de cerâmica sim, é perigosa. Durante uma ou duas semanas tenta que ela se habitue á tua presença, mas não lhe toques até ela se sentir mais segura no novo ambiente, é natural que tambem tenha medo de ir comer, mas em principio quando não tiver ninguém por perto vai procurar a comida...

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
a humidade para a iguana pode ser mantida de 2 formas.
A primeira é dar banhos todos os dias ou de 3 em 3 dias, mas mantendo especial atenção no início da muda de pele em que deverá dar banhos diáriamente.
A segunda forma é manter o terrário sempre humido, borrifando-o diariamente. Este segundo método evita ter de dar banho tão regularmente à iguana numa fase inicial. O que acontece quando a iguana começar a crescer, é que o terrário também terá de crescer, e quando chegar a um ponto em que o terrário deixa de ser facilmente alterado/movido, começa a fase em que a humidade da iguana terá de ser mantida através de banhos diários.
Esses banhos de água morna facilitaram a caída da pele dos locais mais complicados como por exemplo os espinhos das costas.
O que acontece frequentemente com a minha iguana é alguns espinhos ficarem presos em vez de saírem e a água morna junto com umas puxadelas delicadas ajudam a remover essas cascas, as vezes demora uns dias a conseguir remover os mais críticos.
A primeira é dar banhos todos os dias ou de 3 em 3 dias, mas mantendo especial atenção no início da muda de pele em que deverá dar banhos diáriamente.
A segunda forma é manter o terrário sempre humido, borrifando-o diariamente. Este segundo método evita ter de dar banho tão regularmente à iguana numa fase inicial. O que acontece quando a iguana começar a crescer, é que o terrário também terá de crescer, e quando chegar a um ponto em que o terrário deixa de ser facilmente alterado/movido, começa a fase em que a humidade da iguana terá de ser mantida através de banhos diários.
Esses banhos de água morna facilitaram a caída da pele dos locais mais complicados como por exemplo os espinhos das costas.
O que acontece frequentemente com a minha iguana é alguns espinhos ficarem presos em vez de saírem e a água morna junto com umas puxadelas delicadas ajudam a remover essas cascas, as vezes demora uns dias a conseguir remover os mais críticos.
Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado dez 26, 2009 9:28 am
Obrigado pela dica mas eu nem lhe consigo tocar ainda..o que tenho feito é mesmo borrifar o terrario e a pele dela..trustz Escreveu:a humidade para a iguana pode ser mantida de 2 formas.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO
Ainda nao se habituou a ti.. o que nao deixa de ser normal... em quanto nao lhe conseguires tocar...e borrifar o terrario todos os dias... pa que nao lhe falte humidade!...( que pelo que percebi e o que tens feito) por isso e so continuar... mais dia menos dia vai-se habituar a ti, e ai começam os banhos diarios....BorgasNight Escreveu:Obrigado pela dica mas eu nem lhe consigo tocar ainda..o que tenho feito é mesmo borrifar o terrario e a pele dela..trustz Escreveu:a humidade para a iguana pode ser mantida de 2 formas.