Skined Escreveu:ok e já agr como ek se faz isso ? fico todo o dia a burrifar o terrario XD na brinca.
Para simular a estação das chuvas normalmente utiliza-se um terrário, criado exactamente para esse fim. A chamada "Rain Chamber".
Basicamente é um terrário com um deposito grande de água (pode ocupar todo o fundo do terrário), nesse mesmo deposito está uma bomba que irá bombear a água para o topo, de onde cairá por uns aspersores (por exemplo) em forma de "chuva".
Essa bomba será ligada x minutos por dia, para simular o pretendido.
As rãs só ficam na "Rain Chamber" por algumas semanas, se não houver ovos, voltam à casa habitual e recomeça-se o ciclo.
Normalmente antes de ir para a "Rain Chamber" as rãs passam por um período onde a humidade será baixa, assim como a temperatura e a abundância de alimento. (esta fase demorará também curtas semanas)
Depois de colocadas na "Rain Chamber" todas estas condições são invertidas (+ humidade , + temperatura, + alimento).
Essa alteração deverá (em animais adultos/ maturados sexualmente) estimulá-los a reproduzir...
Tudo isto de forma muito geral, e não especificando a espécie em questão, mas falando nos anfíbios que necessitam deste terrário "auxiliar" para se reproduzir.
A Rain Chamber pode obviamente ser feita de muitas maneiras, dependendo de quem a faz, mas o objectivo é sempre o mesmo, simular a estação das chuvas, pelo que terá sempre uma espécie de uma sistema "mist".
EDIT: Sim João, também já li sobre isso algures. Mas como não sei onde li, não sei até que ponto é fiável distingui-los dessa forma.
Em fenótipo normal, é mais fácil, os ornata têm cores mais vivas e uns tons avermelhados. Agora no fenótipo albino não sei ao certo. Mas como já disse mais que uma vez, ver ornatas albinos é bastante raro... E como calculo que tenha sido comprado numa loja algures, é quase certo ser cranwelli, porque é a espécie que se encontra bem disseminada no hobbie e que é frequentemente reproduzida em cativeiro.